A meteorologia não esteve de feição neste 7º e último fim-de-semana de corridas do Troféu Kawasaki ZCUP PT, onde o titulo de vencedor se jogava entre 4 possíveis candidatos, após 12 corridas menos uma.  De tal forma choveu, que a Direcção resolveu e bem cancelar, no Domingo, a última corrida da época, tendo o vencedor sido definido na corrida de Sábado, a 12ª ao terem sido anuladas 2 de entre as 14 previstas.

Mas se no Domingo a meteorologia não ajudou, no Sábado também não facilitou a vida a ninguém, tendo a Qualificação sido regada com um verdadeiro dilúvio, que esteve na origem da queda de Mário Pestana (Z24) e obrigou à interrupção da sessão.

Felizmente o piloto saiu ileso da forte queda e, “pronto para outra”, como o próprio referiu. Infelizmente os danos na moto impediram-no de participar na corrida somando-se às desistências de Luis Soares (Z53) e Miguel Sousa (Z57), que optaram por não alinhar devido às condições difíceis do dia.

Qualificação

Foi a 1ª vez que os pilotos rodaram no novo asfalto molhado e  ninguém sabia muito bem o que esperar, apesar da boa memória das 3Horas do Estoril onde pilotos, motos e pneus demonstraram forte andamento.

Com a pista alagada pela forte chuvada, a Qualificação foi encarada por todos, num misto entre a obrigação de assegurar “um lugar na grelha”, e a “sobrevivência”. João Trancoso, das SBK/TLC, regista a pole, tendo os dois principais candidatos ao titulo da ZCUP PT conseguido, sem surpresa, os melhores tempos de entre as Zs. M. Vilares (Z55) qualificou na 1ª linha, à frente de F. Bottoglieri (Z11), este a meio da 2ª linha.

Na 3ª linha, P. Vicente (Z01) superava A. Vilardebó (Z12) que conseguiu a sua melhor qualificação da época, surpreendendo todos sobretudo, nestas condições! A meio da 5ª linha, posicionava-se D. Amaral (Z10), com N. Farias (Z21) a liderar a 6ª linha (um dos candidatos ao título e outra vez lá atrás?!?) à frente de J. Loger (Z28). R. Pires (Z14), sempre muito pouco confortável com as condições da pista, liderava a 7ª e última linha da geral.

Corrida 1

Com a meteorologia a melhorar, mas com a pista ainda encharcada, dá-se início da 1ª Corrida onde Vicente salta de 8º para 2º, logo atrás de Ricardo Almeida (SBK/TLC) que faz o holeshot!

Para Vicente a corrida foi “sem histórias”, se assim se pode dizer, pois liderou, entre as Zs, da 1ª à última volta, sem nunca ter sido ameaçado. Terminou em 3º “à geral”, depois de deixar os protagonistas das SBK/TLC resolverem o titulo entre si. Mas atrás de si a história não foi tão pacífica!!

À 2ª volta, Vilares sobrevive inacreditavelmente a um enorme highside, quando ia na peugada de Vicente, tendo optado por acalmar os ânimos e reduzir o ritmo. Ao fazê-lo, deixou Bottoglieri aproximar-se e, a partir da 4ª volta, inicia um duelo sem tréguas com Vilares, chegando estes dois a tocarem-se em algumas ocasiões!

De tal forma que Bottoglieri chegou mesmo a sair de pista no final, quando tentava superar Vilares na curva 3! Os duelos na travagem no final da recta principal e na recta interior, ora davam vantagem a um, ora a outro!  Não se podia desejar melhor final e luta para o titulo!  Agressividade com fair-play!!

Mais atrás, o “falcão” Farias salta de 16º para 9º na 1ª volta e entra em luta com Vilardebó e Amaral, mas a confiança não estava lá e acaba em 5º das Zs (9º da geral) deixando Vicente ameaçar seriamente o seu 3º lugar final no Troféu!!

Entretanto Vilardebó, que estava num dia “sim”, depois de se livrar de Farias e Amaral à 3ª volta, faz a sua melhor corrida da época e termina num excelente 4º lugar, mostrando que recuperou bem, da aparatosa queda sofrida nas 3H do Estoril em condições meteo semelhantes. Parabéns!!

Amaral ainda se juntou a estes dois, mas com a viseira a embaciar permanentemente, nunca ganhou confiança para se chegar à frente e, a partir da 4ª volta, passou a contar as voltas até ao final.  Já Loger e Pires, andaram animados até à 3ª volta, tendo Pires abrandado o ritmo a partir daí, concentrado em terminar esta difícil corrida, deixando Loger entretido com Eduardo Cabreira das Sport/TLC.

A Corrida 2 não se realizou porque a Organização optou por cancelar, e bem, a corrida devido às difíceis condições meteorológicas que tornaram a pista impraticável.

Como é habitual, o promotor com o apoio da NF Cork, de Nuno Farias, celebrou com o já habitual troféu personalizado feito em cortiça, a polivalência de Ricardo “PIRES” (Z14) que, nesta época, já bateu todos os seus recordes pessoais nas 3 pistas utilizadas (Estoril, Portimão e Jerez).

 

Neste fim de época, a FMP promoveu uma cerimónia de entrega de prémios aos vários vencedores de campeonatos e troféus, que a ZCUP PT aproveitou, para entregar os magníficos troféus design, gentilmente oferecidos pela NF Cork aos 3 primeiros classificados, complementando os lindos troféus oferecidos pela FMP. Com os troféus, foram também entregues os prémios CONTINENTAL aos 3 primeiros celebrando assim uma época histórica da (ainda) curta vida da ZCUP PT.

Parabéns aos vencedores, com destaque a Miguel Vilares e a Frédèric Bottoglieri que mostraram que estavam um degrau acima de todo o pelotão, sobretudo em seco. De realçar também as vitórias de António Maximiano que, se não tivesse abandonado o troféu, teria sido com certeza um candidato ao pódio final.

Uma nota para a evolução de todos os participantes e sobretudo pelo ambiente que em conjunto criaram, proporcionando muitas e boas histórias colectivas e individuais para mais tarde recordar.

Terminada a época de 2018, fica o registo do troféu ZCUP PT ter sido uma das principais revelações da época do CNV Moto, ao ser aquele que mais surpreendeu pelo seu crescimento, tendo os seus participantes começado a “dar nas vistas” logo na pré-época, ao fazerem história nas 3Horas do Estoril com um pódio “à geral”.

Mas a evolução conjunta de todo o pelotão, também levou as Zs a liderarem “à geral” a maioria das corridas feitas em conjunto com o Troféu ENI/TLC, o que não deixou ninguém indiferente. A ZCUP PT conseguiu reunir 23 participantes de 4 nacionalidades diferentes, ao longo das 14 corridas do calendário, realizadas entre Portugal e Espanha.

O crescimento da visibilidade e de adesão de novos fans, conseguida através das publicações da MotoSport e a crescente presença nas redes sociais, é também algo de realçar, criando legitimas expectativas sobre o que se irá passar em 2019.

Uma coisa é certa, o promotor pretende aumentar o interesse do Troféu que leve ao aumento das adesões, sem perder os princípios que lhe estão subjacentes, procurando manter o excelente ambiente que o tem caracterizado e continuando a proporcionar a todos, fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!

Grelha de Saída

 

Classificação da Corrida 1

Fotos de Vic Schwantz e da Hellofoto