Neste fim-de-semana de 20 e 21 de Maio, iniciou-se no AIA em Portimão, a época de 2017 do CNV Moto com presença reforçada da ZCUPPT e estreando as Z900 com o seu Kit Copa específico.

Tal como na época anterior, a ZCUPPT integra-se no Troféu TLC ENI fazendo assim 2 mangas e 1 treino de qualificação.  Em 2016 estiveram presentes 2 pilotos (usufruindo da modalidade Moto-Partilhada), mas este ano marcaram presença 6 pilotos em 5 motos (quatro Z900 e uma Z800) que logo demonstraram o potencial das novas motos posicionando-se nas 3 primeiras linhas da grelha.

Na Corrida 1, as 2 melhores “Zs” quase conseguem o holeshot, tendo a Z11 (Frédèric Bottoglieri) lutado pela vitória á geral até ao final. A Z01 (Paulo Vicente) cruzou a meta em 5º da geral, seguida das Z57 (Miguel Sousa), Z07 (Pavel Bogdanov) e Z83 (Tiago Ferreira). De realçar a pequena diferença nas velocidades máximas alcançadas. A mais elevada na TLC foi de 250,0 registada pela Yamaha R1 de Rui Felisberto e nas “Zs” de 246,0 registada pela Z01.

Na corrida 2, apesar da partida menos boa, as “Zs” mantiveram-se no grupo da frente e mais uma vez a Z11 voltou a lutar pela vitória á geral mas ficando-se pelo mesmo 3º lugar no final. Logo atrás ficou a Z07 que fez uma corrida de antologia subindo de 10º a 5º e marcando o 2º melhor tempo das “Zs” com 2:01,210 (a Z11 fez 1:59,993) apesar de ter feito toda a corrida com o pedal das mudanças desapertado!

Miguel Sousa (Z57) conseguiu melhorar com o 4ª lugar á geral logo seguido de Pedro Flores (Z01 – Moto-Partilhada) que sentiu algum cansaço no final, e de Tiago Ferreira (Z83) que foi melhorando continuamente os seus tempos por volta conseguindo rodar nos tempos registados pelas Z800 na época passada nesta pista.

De realçar a estreia absoluta em corridas por parte do piloto Pavel Bogdanov, o excelente desempenho do piloto Tiago Ferreira neste regresso á velocidade depois de 5 anos sem correr e a performance de Pedro Flores pouco habituado á moto.

Para alem dos resultados e da excelente estreia das Z900, é importante sublinhar o excelente ambiente vivido nas boxes e no paddock, com todos os pilotos a entreajudarem-se e a viverem com gosto as corridas fazendo aquilo que mais gostam no sítio certo!  Por unanimidade entre os pilotos, a ZCUPT adoptou como mascote da copa para a época de 2017, Enzo o filho do piloto Frédéric rebaptizado como Zbébé 🙂

Venha agora a 2ª prova do CNV Moto, Estoril 1, uma pista com características bem diferentes das do AIA, para ver como se comportam as Zs mas sobretudo para os pilotos da ZCUPPT voltarem a fazerem aquilo que mais gostam de forma descomplicada e a custos controlados.