As Zs da ZCUP voltam ao pódio da geral nas 3 Horas do Estoril e vencem mais uma vez a sua Classe sem qualquer oposição!!

No passado dia 30 de Março, com uma meteorologia agradável, as equipas com as Kawasaki Z900 da ZCUP voltaram a estar presentes na prova de resistência “3 Horas do Estoril” organizada pelo MCE.

Aproveitando a oportunidade para evoluírem neste magnifico circuito, deram “bem nas vistas” mais uma vez, ao terminarem em 3º á geral!!  Mas já lá vamos!

Das quase duas dezenas de equipas que alinharam à partida, cerca de um terço eram equipas formadas com as Z900 supernaked do troféu ZCUP que preencherem totalmente a Classe 3 (naked bikes) com 6 equipas, pois a concorrência teima em não aparecer.

Destas, uma era constituída por 3 pilotos e 3 motos (#69 – “Os sessentas”) que reunia os pilotos mais veteranos deste Troféu (M. Sousa, A. Vilaredebó e L. Soares), somando entre eles 187 anos!

Excelente exemplo de espírito e atitude. As restantes 4 equipas partilhavam 1 moto entre 2 pilotos, excepto a equipa #714 (“Interteam”) de P. Bogdanov e R. Pires que utilizava 2 motos. De realçar que esta era a equipa mais internacional ao reunir pilotos dos dois extremos da europa – Portugal e Rússia.

A equipa #10 (ACP Seguros/ FMB Racing) de D. Amaral e F. Bottoglieri fechou a sua constituição à última da hora ao ter de substituir o vencedor da ZCUP de 2017 – Frédèric Bottoglieri, por JL. Teixeira, conhecido piloto de Cascais.

A Qualificação ao ser pouco relevante numa prova de resistência, serviu sobretudo para medir consumos, treinar trocas de pilotos e afinar táticas. Sem preocupações com os tempos por volta, as Zs posicionaram-se a meio da tabela geral, demonstrando logo que havia bom andamento.

Grelha de partida das 3 horas do Estoril 2019

O arranque ao estilo Le Mans, com as motos alinhadas junto ao muro das boxes e os pilotos do outro lado da pista, decorreu sem incidentes e, com a bandeirada de arranque, os pilotos lá correram para as suas motos com a equipa #10 quase a fazer o holeshot e a subir imediatamente á liderança da Classe 3. O mote estava dado!

Apesar de se esperar bons andamentos das Zs, ninguém esperava ver os mais rápidos rodar regularmente no segundo 53/ 52 chegando mesmo a rodarem no segundo 51, batendo o record anterior das Zs no Estoril!!

A equipa #46 registou o novo recorde à 10ª volta (1:51,209), poucas milésimas abaixo do registado pela equipa #10 (1:51,274), por sua vez poucas décimas melhor que a equipa #22 (1:51,497). Estas Zs andam cada vez mais!!

Infelizmente um excesso na curva 1 da volta 15, provoca a queda da moto #46 quando esta liderava a sua Classe, anulando aí qualquer possibilidade de pódio. A equipa lá conseguiu recuperar a moto “mais ou menos” e, depois de perderem 7 voltas, o 2º piloto (M. Vilares) entra em pista e volta a rodar regularmente no segundo 53 com a direcção toda torta!!!

Mesmo assim, consegue registar a 3ª velocidade máxima do evento, a par das equipas #21 (de Yamaha R6) e #79 (de Yamaha R1), esta futura vencedora da prova. Aquelas Zs aguentam tudo!!

As restantes equipas das Zs rodaram sem quaisquer incidentes e cumpriram os programas que delinearam sem falhas nem incidentes, apesar de algumas não cumprirem integralmente as regras nos reabastecimentos/ trocas de pilotos, tendo sido brindadas com as correspondentes penalizações.

Felizmente as penalizações não alteraram o desempenho demonstrado em pista e, no final, a equipa #10 (ACP Seguros/ FMB Racing) de Duarte Amaral e José Luis Teixeira, consegue o 3º lugar à geral (!!), repetindo o feito histórico, alcançado já no ano passado pela equipa Ruca Moreira/ Miguel Vilares, só que desta vez em condições de pista a seco!

Se alguma dúvida existisse sobre o andamento destas Zs, essa dúvida só pode ter ficada dissipada de vez!

Com o pódio à geral, a equipa #10 levou também de vencida a Classe 3, subindo 2 vezes ao pódio num só dia!! De realçar a rapidez de ambos os pilotos onde, apesar de ter sido D. Amaral a registar os melhores tempos, JL Teixeira surpreendeu muita gente com o excelente andamento demonstrado.

No 2º lugar da Classe 3, ficou a rápida equipa #22 (Fast Monkey) de Luis Franco e Marcos Leal, este conhecido jornalista do sector, que apesar de se estrear nesta moto em corrida, rapidamente se adaptou à mesma, registando logo consistentemente, excelentes tempos por volta!

Em 3º e último lugar do pódio, ficou a equipa mais internacional das Zs, a #714 (Interteam), com Pável Bohdanov e Ricardo Pires, a conseguirem superar as expectativas e subirem ao pódio apesar do handicap de utilizarem duas motos (implica 2,5x mais tempo de paragem)!! Todos de parabéns!!

Já fora do pódio, ficou a equipa #224 (NF Cork) de Nuno Farias e Mário Pestana, este de regresso “às lides” depois de ter falhado o arranque do Troféu em Jerez.

Apesar de rolarem consistentemente em bons tempos por volta, a opção por trocar o pneu traseiro acabou por os penalizar perdendo o último lugar do pódio.

Atrás destes ficou a equipa #46 (Oldaddy & Soneca) de Paulo Vicente e Miguel Vilares, que ainda conseguiu reduzir a distância para os primeiros. Logo atrás ficou a equipa #69 (Os sessentas) de Miguel Franco de Sousa, Anselmo Vilardebó e Luis Soares que fizeram a prova sem percalços, demonstrando a todos que “velhos são os trapos”!

De realçar o bom desempenho dos D212 da DUNLOP, pois todas as equipas das Zs optaram por utilizar o mesmo pneu que usam no Troféu, mas optando todos, e bem, pelo composto “E” no pneu traseiro.

Com a aprendizagem já obtida na utilização destes pneus, conseguiram (quase) todos fazer as cerca de 90 voltas somente com 1 jogo de pneus sem penalizar a performance por volta.

As Zs terminam assim a edição de 2019 das 3 Horas do Estoril numa nota alta, pois repetiram o feito histórico de levar uma naked ao pódio da geral, dando muito que fazer a equipas com motos muito superiores e, naturalmente, tendo “limpo” a Classe 3 (naked bikes)!  É obra!!

Independentemente dos resultados, todos saíram satisfeitos de “lá terem ido” e terem aproveitado esta prova extra-campeonato, para “rodarem mais um pouco” e fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!!

Agora é tempo de recuperar físico e motos, pois já todos estão a pensar no fim-de-semana de 4/5 de Maio para a 2ª prova da ZCUP integrada no CNV Moto que se inicia nesse fim-de-semana!

Galeria de Fotos das 3 horas do Estoril 2019 por Hellofoto