Se preferir pode efetuar o download em PDF do regulamento disponibilizado pela FMP pelo link REGULAMENTO ZCUP 2018Logos FMP e FIM

 

 

1 - INTRODUÇÃO

A MURVIL (promotor) vai dar continuidade em 2018 á competição de motociclismo de velocidade denominada Troféu KAWASAKI ZCUP.PT (ZCUP.PT), assente na utilização das motos Kawasaki modelo Z800 e Z900 com ênfase nestas últimas depois da descontinuação do modelo Z800 em 2016.

Tal como na época de 2017, a ZCUP.PT irá manter a modalidade de participação que a mais diferencia de outras categorias, a Moto-Partilhada, onde 2 pilotos poderão dividir a mesma moto. Irá continuar a aceitar a modalidade de Moto-Própria, actualiza a modalidade BASE para as Z900 e ZCUPPT 17/18, esta disponível somente para os pilotos que validaram a inscrição na época de 2017 e queiram continuar em 2018 com as suas Z800 e Z900 ZCUP.PT Edition.

Mantendo inalterado o espírito inicial, esta é uma Copa orientada para a iniciação á competição no motociclismo de velocidade inserida sobretudo no Campeonato Nacional de Velocidade Moto (CNV Moto) regido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e cumprindo com as regras aplicáveis do Regulamento Nacional de Velocidade a par das regras específicas descritas neste regulamento.

TUDO O QUE NÃO ESTEJA DESCRITO NESTE REGULAMENTO OU nos aspectos aplicáveis dO REGULAMENTO NACIONAL DE VELOCIDADE, ESTÁ ESTRITAMENTE PROIBIDO

2 - PARTICIPAÇÃO

 

2.1 - Motos Aceites e Categorias

A copa disputar-se-á numa categoria única com motos Kawasaki, modelo Z800 e Z900, com datas de fabricação a partir do ano de 2013 para as Z800, e com datas de fabricação a partir de 2017 para as Z900, com ambas equipadas obrigatoriamente com o Kit Copa fornecido pelo promotor, na sua versão 2016 para as Z800 e na versão 2018 para as Z900.

As motos deverão estar sempre em boas condições técnicas, com bom aspecto, nomeadamente as carenagens e respectivo kit gráfico não podendo este estar danificado em nenhuma das suas peças.  A avaliação do estado da moto e a sua aceitação ou não em cada corrida fica á discrição do representante do promotor no local.

2.2 - Pilotos

A idade mínima dos participantes será de 25 anos feitos até á data de realização da primeira prova.  No específico caso da modalidade MOTO-PARTILHADA (ver ponto 2.3) a soma das idades não poderá ser inferior a 50 anos á data de realização da primeira prova e a idade mínima de qualquer dos pilotos deverá ser de 20 anos na mesma data.

Dada a orientação á iniciação à competição, não poderão participar pilotos que tenham obtido pódios nas categorias principais do CNV Moto, nomeadamente nas Superbike/ Stocksport 1000 ou Stocksport 600 nas corridas do CNV Moto nos últimos 5 anos, ou seja, desde 2013 inclusive, ou que o promotor considere não estarem de acordo com o espírito e objectivos da copa. O promotor reserva-se o direito de abrir excepções a esta regra.

Os pilotos inscritos podem participar em outras categorias do CNV Moto que se realizem no mesmo dia desde que utilizem outra moto e fato que não a inscrita e o atribuído neste troféu.

Os pilotos inscritos, assumem o seu compromisso de participar em todas as provas do troféu. A não comparência a uma prova, deverá ser comunicada para geral@zcup.pt até ás 20:00 da Terça Feira anterior ao fim de semana de realização da corrida com a correspondente justificação.

O promotor poderá incluir, em cada prova, pilotos convidados para além dos pilotos inscritos. Na sua qualidade de convidados, estes pilotos não terão direito a eventual prémios oferecidos pelo promotor, mas terão direito aos prémios oferecidos pelo organizador para os 3 primeiros classificados e direito á cerimónia do pódio.

2.3 - Inscrições

As inscrições na ZCUP.PT serão feitas preferencialmente via formulário web cujo link de acesso está disponível em www.zcup.pt ou por envio de email a geral@zcup.pt

O promotor aceita os seguintes tipos de inscrição:

  • Inscrição base – no valor de € 13.900 inclui uma Kawasaki Z900 nova de cor preta, preparada para correr com o Kit Copa (ver Kit Copa), equipamento (1 fato de cabedal de uma peça feito com o desenho ZCUP.PT e á medida do piloto e personalizado com o seu nome), Licença Desportiva regional na modalidade Velocidade da FMP, inscrições em todas as provas do CNV Moto e noutras que o promotor inclua no calendário, utilização de transponder homologado, espaço em box com cerca de 2mx2m e almoço para o piloto e 1 acompanhante nos dias das corridas.
  • Inscrição moto-própria Z800/Z900 – no valor de € 6.650 pressupõe que o inscrito detém uma moto própria do modelo Z800 ou Z900 ABS. Esta inscrição é em tudo igual á anterior excepto no que se refere á moto pois não inclui a moto nova, mas inclui a preparação desta com o Kit Copa (versão Z800 ou Z900 conforme aplicável). Nestes casos os pilotos deverão apresentar as motos em boas condições para evitar custos acrescidos na sua preparação. A avaliação e aprovação para a preparação com o Kit Copa será feita pelos parceiros do promotor, nomeadamente a AG Racing e terá de ser consentida pelo detentor da moto antes de iniciar a dita preparação.
  • Inscrição MOTO-PARTILHADA. No espírito de máxima flexibilidade que o promotor quer promover, irão ser aceites inscrições de 2 pilotos que partilhem a mesma moto nas corridas. A modalidade MOTO-PARTILHADA poderá ser combinada com as modalidade BASE, MOTO-PRÓPRIA Z900 e MOTO-PRÓPRIA Z800 acrescendo € 1.300 necessários para cobrir os custos da Licença Desportiva adicional, o fato de cabedal de 1 peça adicional, os custos de catering adicionais e outros custos que o promotor incorre.
  • Inscrição ZCUP.PT 17/18 – no valor de €2.650 é destinada especificamente para os participantes na época 2017 que mantenham a sua Z800 ZCUP.PT Edition ou a sua Z900 ZCUP.PT Edition, o fato Alpinestars de modelo Motegi ou o fato oficial ZCUP.PT atribuído aquando da inscrição inicial. Inclui Licença Desportiva regional na modalidade Velocidade da FMP, inscrições em todas as provas do CNV Moto e noutras que o promotor inclua no calendário, utilização de transponder homologado, espaço em box com cerca de 2mx2m e almoço para o piloto e 1 acompanhante nos dias das corridas.

As inscrições serão consideradas aceites após confirmado o bom preenchimento do formulário e o correspondente bom pagamento que pode ser feito pelas entidades financiadoras parceiras desta iniciativa.

Com a inscrição aceite, ao inscrito será entregue a moto preparada (se for esse o caso) e o fato. Os passes de acesso aos circuitos serão fornecidos pelos organizadores das corridas conforme determina o Regulamento Nacional de Velocidade emitido pela FMP.

As inscrições terão de ser efectuadas e aceites até ás 20:00 do dia (A) que corresponde a 4 semanas antes da Sexta feira (B) que antecede cada corrida para a modalidade BASE e até ás 20:00 do dia (A’) que corresponde a 5 semanas antes da Sexta Feira (B’) que antecede cada corrida para a modalidade MOTO-PRÓPRIA segundo a fórmula A=B-28 dias ou A’=B’-35 dias respectivamente.

As inscrições feitas após a 1ª corrida serão aceites desde que os prazos acima sejam respeitados em relação ás corridas seguintes. Os valores de inscrição serão os mesmos, excepto após a realização da 2ª prova, onde os inscritos podem optar, no acto de inscrição, pelo desconto de €200 por prova realizada menos uma, ou pelo desconto na renovação da inscrição na época seguinte, do equivalente ás totalidade das provas entretanto já realizadas á data da inscrição.

Na modalidade MOTO-PRÓPRIA, a moto da propriedade do inscrito deverá ser entregue nas instalações da AG RACING (Rua São Francisco, 470A – Armazém D – Adroana / 2645-019 Alcabideche – Portugal) no acto da inscrição ou posteriormente se a inscrição for feita antes do prazo acima definido para esta modalidade de inscrição.

Os nomes dos pilotos a constar na documentação a produzir pelos organizadores é livre mas limitado a 2 nomes que será por default o primeiro e último nome do piloto. Na modalidade de MOTO-PARTILHADA o nome do inscrito será assumida a combinação do primeiro nome do piloto 1 com o primeiro nome do piloto 2. As opções de nomes deverão ser comunicadas ao promotor pelo email geral@zcup.pt até ás 20:00 do dia a que correspondem 2 semanas antes da Sexta feira que antecede a primeira corrida em que participam.

Os pilotos inscritos, podem transferir as suas inscrições a outros. Nestes casos o(s) novo(s) piloto(s) deverá(ão) completar o procedimento de inscrição até ás 20:00 do dia (A) a que correspondem 2 semanas antes da Sexta feira (B) que antecede a corrida onde a transferência será efectiva, segundo a fórmula A=B-14 dias.  Na formalização desta transferência deverá ser identificado o(s) piloto(s) e a moto relacionada com a transferência (indicar o número atribuído á moto e o VIN). Neste acto, o novo piloto deverá pagar ao promotor o valor de € 1.000,00. Este valor é duplicado nos casos da modalidade de MOTO-PARTILHADA e a transferência acontecer para os dois pilotos.

A participação na Copa obriga que cada Piloto seja possuidor de uma Licença Desportiva válida em 2018 na modalidade Velocidade (Regional ou mais abrangente) ou Geral. No valor de inscrição encontra-se incluído o valor da Licença FMP Regional anual que permite acesso á participação na ZCUP.PT e a outras competições do CNV Moto que aceitem este tipo de Licença.

Outro tipo de Licenças deverão ser obtidas junto da FMP. O Piloto pagará na FMP somente a diferença para o valor da Licença incluída na inscrição.

As inscrições na categoria ZCUP junto dos organizadores das provas do CNV Moto serão feitas exclusivamente pelo promotor da ZCUP.PT. Os organizadores das provas do CNV não aceitarão inscrições nesta categoria feita por qualquer outra entidade.

 

2.4 - Equipamento

A participação na Copa ZCUP.PT obriga os pilotos a utilizarem equipamento homologado para correr, constituído por capacete, fato de 1 peça em cabedal, luvas, botas e protecção de coluna.

Com a inscrição para a época de 2018, é fornecido um fato de 1 peça em couro feito á medida do piloto na cor ZCUP.PT que não pode ser substituído por outro mesmo que equivalente.  Excepção feita aos que se inscreveram em 2016, renovaram a sua participação na época de 2017 e se increvem na modalidade ZCUP.PT 17/18 que podem continuar a utilizar o fato Alpinestars de modelo Motegi atribuído na inscrição de 2016.

O capacete é livre mas deverá estar em bom estado de conservação e ser homologado pela norma Europeia ECE 22-05 ‘P ou Japonesa JIS 8133-2007 ou Norte Americana USA SNELL M 2010. A ZCUP.PT recomenda os capacetes SCORPION EXO modelo 2000 EVO AIR.

As luvas são livres mas deverão ser de cabedal e com protecções adequadas. A ZCUP.PT recomenda as luvas ALPINESTARS do modelo GP PRO R2 ou as da NF Moto com desenho ZCUP.PT.

As botas são livres mas devem ser de couro ou em material de substituição adequado e ter uma altura mínima 200 mm, de modo a que, em conjunto com o fato e as luvas esteja assegurada uma protecção completa. A ZCUP.PT recomenda as botas ALPINESTARS do modelo SUPERTECH R.

2.5 - Números

Os números serão atribuídos pelo promotor no acto de inscrição. A ordem de atribuição dos números será por ordem de inscrição confirmada reservando o promotor os números já atribuídos na época anterior para os pilotos que renovem a sua inscrição. Os pilotos podem escolher um número dos disponíveis á data da solicitação e dentro da numeração definida para o troféu. O número atribuído não poderá ser alterado até ao final da época e será associado á moto (identificada pelo número de quadro e de motor).

A numeração será compreendida entre 1 e 99, aos quais será acrescentado um “Z” antes do número. O número 1 (Z01) está reservado para o promotor.

Os números serão incorporados pelo promotor no kit gráfico (ver Kit Copa) e serão de cor contrastante com o fundo branco.

Nos casos de transferência de inscrição, o número atribuído á mota transferida não poderá ser alterado.

2.6 - Circuitos

O Troféu ZCUP.PT desenrolar-se-á nos circuitos utilizados pelo CNV Moto ou noutros circuitos nacionais ou no estrangeiro a indicar pelo promotor.

2.7 - Oficiais

Para cada corrida, o promotor terá (ou designará) um representante seu em cada corrida que acompanhará o Director de Corrida no que ao troféu diz respeito no sentido de facilitar e agilizar a resolução de qualquer questão regulamentar, desportiva ou outra que possa surgir.

Este representante será o interlocutor único entre os pilotos e o Director de Corrida relativamente a todo e qualquer assunto coberto por este regulamento.

2.8 - Listas de Inscritos e Horários

Os organizadores das provas, publicarão em espaço próprio a lista de inscritos e os horários antes de se iniciar a 1ª sessão de treinos cronometrados.  A responsabilidade desta informação e da sua publicação é dos organizadores das provas.

2.9 - Corridas e Treinos Cronometrados

As provas poderão de ser de uma ou mais corridas. Tal será clarificado em cada prova no Regulamento Particular a emitir pelo organizador da mesma.

Nas provas do CNV Moto, até 15 inscritos inclusive confirmados até 2 meses antes da data da primeira prova, os pilotos da ZCUP.PT serão integrados nos treinos cronometrados, corridas, grelha e procedimentos de partida previstos para o Troféu ENI – Taça Luís Carreira. Ver anexo relativo ao TROFÉU ENI – TAÇA LUÍS CARREIRA do Regulamento Nacional de Velocidade publicado pela FMP.

Acima de 15 inscritos validados até 2 meses de antecedência da data da primeira prova, os pilotos da ZCUP.PT terão sessões de treinos cronometrados, corridas (de 1 ou 2 mangas), grelha e procedimento de partida próprios sob reserva de aprovação da FMP. A acontecer haverá um aditamento a este regulamento onde tal será descrito.

Cada corrida (ou cada manga) deverá percorrer entre um mínimo de 60 Km e um máximo de 90 Km.

Na reunião que a Direcção de Corrida promove antes da publicação da grelha de partida logo após a última sessão de treinos cronometrados do dia, o promotor reserva-se o direito de excluir pilotos inscritos no troféu ou incluir pilotos convidados desde que esses tenham cumprido com a participação nos treinos cronometrados mínima exigida pelo regulamento do CNV Moto.

No final das corridas (ou das mangas), os 3 primeiros classificados deverão dirigir-se imediatamente ao pódio após parqueamento da sua moto. Qualquer piloto que se tenha classificado em qualquer dos 3 primeiros lugares é obrigado a comparecer na cerimónia de entrega de prémios sob pena de perder os prémios atribuídos pelo organizador e pelo promotor (se os houver), bem como dar início a processo disciplinar se a justificação (apresentada pelo piloto ou pelo seu representante) não for considerada suficiente pela Direcção de Corrida ou pelo representante do promotor no local.

Os restantes pilotos deverão cumprir com o que está estabelecido no Regulamento Nacional de Velocidade publicado pela FMP, nomeadamente colocar a moto em Parque Fechado ou no espaço ZCUP.PT se tal for autorizado pela Direcção de Corrida.

É da responsabilidade dos organizadores das provas a publicação e afixação dos horários das corridas, dos tempos realizados nas sessões cronometradas e os resultados apurados nas corridas á semelhança do que será feito para as outras categorias.

2.10 - Boxes

O promotor com o apoio da FMP e dos organizadores das provas, providenciará espaço de cerca de 2mx2m por moto inscrita nas boxes dos circuitos sempre que estes o permitirem.

A distribuição dos pilotos nas boxes é da responsabilidade e á descrição do promotor e essa distribuição pode variar ao longo da época.

Na eventualidade de existirem patrocinadores financeiros, o promotor providenciará um recinto próprio (recinto ZCUP.PT) exclusivo formado por tendas a serem instaladas no paddock dos circuitos em espaço a definir em conjunto com os organizadores e o promotor. Nesta situação, aos pilotos será disponibilizado um espaço equivalente ao previsto na situação anterior, mas não poderão usar as boxes dos circuitos. A FMP e os organizadores das corridas providenciarão os pontos de acesso á pista desde o recinto da ZCUP.PT.

Os trabalhos de manutenção e afinação da moto, deverão ser realizados obrigatoriamente nos espaços providenciados pelo promotor para cada prova e durante os dias de realização da prova. Se for necessário efectuar algum trabalho que não seja possível de efectuar nos espaços já referidos, tal deverá ser requerido ao representante do promotor no local e formalmente aprovado por este.

O promotor irá providenciar nas boxes um tapete de 120cmx200cm para demarcar e facilitar o posicionamento da moto em cada momento.  Este tapete não poderá ser retirado ou substituído por outro equivalente.

Nas boxes, nas tendas ou no recinto próprio da ZCUP.PT, sobretudo por razões de segurança, só poderão estar presentes e circular durante todo o período de realização do evento, os participantes e respectivos acompanhantes (um por piloto), os membros da ZCUP.PT, do organizador da prova e da FMP.  A todos estes serão atribuídos passes identificadores, seja pelo organizador seja pelo promotor, que deverão ser utilizados permanentemente no circuito durante toda a realização do evento, excepto os pilotos quando estes entram em pista. A circulação de outras pessoas será uma excepção que deverá se aprovada pelo promotor no local e caso-a-caso, mas cuja responsabilidade será sempre do anfitrião.

Os pilotos são responsáveis por cumprir as regras de utilização das boxes definidas pelos organizadores e/ou pelo promotor, assim como pelos eventuais incidentes e acidentes que ocorram seja aos pilotos e acompanhantes, seja a terceiros que aí circulem sob a responsabilidade destes, em particular no espaço que lhes é atribuído. Ao promotor não poderá ser imputada qualquer responsabilidade que daqui possam advir.

2.11 - Briefings

Poderá haver um briefing inicial que a acontecer será obrigatório para todos os pilotos participantes na copa que acontecerá antes da primeira sessão de treinos cronometrados da primeira prova. Pilotos que venham a participar depois da primeira prova, terão uma sessão especifica a que deverão obrigatoriamente atender. O horário deste briefing colectivo, a acontecer, será anunciado aos pilotos inscritos via email ou por outro meio. No(s) caso(s) do briefing individual, o horário de realização deste será comunicado ao(s) novo(s) piloto(s).

Complementarmente, poderão haver, em todas as provas depois da primeira, briefings obrigatórios que acontecerão antes das corridas em horários a anunciar em cada prova aos pilotos inscritos via email ou por outro meio.

A não comparência a qualquer briefing produz imediata desqualificação e impedimento de participar na prova. Fica á descrição do representante do promotor no local, a decisão da aplicação ou não desta penalidade.

2.12 - Pontuação e Prémios

O esquema de pontuação será igual ao adoptado no CNV Moto (25 pontos ao 1ºclassificado, 20 pontos ao 2º classificado, 16 pontos ao 3º classificado, 13 pontos ao 4º classificado, 11 pontos ao 5º classificado, 10 pontos ao 6º classificado sucessivamente até ao 15º classificado que pontuará  1 ponto).

Os pontos serão atribuídos ao binómio moto/piloto e serão associados ao binómio moto/inscrito. Este detalhe é importante nos casos de transferência de inscrição e de moto partilhada. No caso da inscrição transferida, a pontuação no troféu será reiniciada a partir da corrida em que se efectue a transferência.

Poderão existir outras pontuações e esquemas de pontuação complementares á descrição do promotor e a aditar a este regulamento.

A moto do promotor com o número Z01 poderá utilizar soluções técnicas específicas com o fim de avaliar se estas serão ou não adoptadas pelo Regulamento. Nesta eventualidade, independentemente do lugar obtido em pista, a esta moto será atribuída o último lugar.

Os organizadores de cada corrida (ou de cada manga) atribuirão taças aos 3 primeiros classificados em linha e á semelhança do praticado para as restantes categorias do CNV Moto.

O promotor entregará, no final da época, uma taça/ troféu ao vencedor do Troféu e, com o apoio da CONTINENTAL, um jogo de pneus ContiTrack 120/190. O segundo classificado receberá um pneu traseiro ContiTrack e o terceiro classificado, um pneu dianteiro ContiTrack.

2.13 - Pontuação no Troféu

A pontuação na copa será efectuada com base nas pontuações obtidas em cada corrida de acordo com as regras definidas no CNV Moto. Em caso de empate, será valorizada a quantidade de melhor posições obtidas ao longo do troféu desde a primeira posição sucessivamente até á última posição pontuável enquanto subsistir o empate. Se mesmo assim subsistir o empate, contará a melhor posição obtida na última corrida disputada.

Na eventualidade de serem realizadas 2 mangas, os pontos obtidos em cada manga serão adicionados á pontuação na copa.

O vencedor geral da Copa ZCUP.PT será apurado pela soma dos pontos obtidos em todas as corridas (ou mangas) que se vierem a realizar.  Na eventualidade de empate será considerado o procedimento previsto para estes casos no CNV Moto.

2.14 - Imagem

Todos os direitos de imagem da Copa ZCUP.PT são do promotor. Os pilotos inscritos, com o acto de inscrição, aceitam ceder a sua imagem ao promotor e aos seus parceiros para efeitos de promoção e divulgação da ZCUP.PT.

A figura seguinte procura ilustrar as partes disponíveis (azul claro) para os sponsors individuais:

sponsors individuais zcup pt 2018

2.14.1 – Na Moto

Todas as superfícies ocupadas pelo Kit Gráfico são para uso exclusivo do promotor e dos seus parceiros, onde as laterais do radiador e o topo do assento/baquet estão reservados para o media partner da ZCUP.PT.

As peças do Kit Gráfico aplicado nas tampas laterais do radiador podem ser substituídas por outras equivalentes para os sponsors individuais dos pilotos desde que respeitem as opções cromáticas gerais.

As restantes superfícies podem ser usadas pelos pilotos para os seus sponsors individuais desde que as marcas e produtos promovidos não colidam com as marcas e produtos dos parceiros do promotor. O promotor decide sobre eventuais excepções a esta regra. Solicitar aprovação pelo email geral@zcup.pt.

Qualquer publicidade ou promoção na moto terá de ser previamente aprovada formalmente pelo promotor. Solicitar pelo email geral@zcup.pt

2.14.2 – No Piloto

Toda a superfície do fato fornecido pelo promotor no âmbito das inscrições, em particular os ombros, o peito, as costas, as pernas são para uso exclusivo do promotor e dos seus parceiros. As superfícies dos antebraços podem ser decoradas com os sponsors individuais dos pilotos.

A decoração do capacete, das botas e das luvas é livre e podem ser usados pelos sponsors individuais dos pilotos desde que as marcas e produtos promovidos não colidam com as marcas e produtos dos parceiros do promotor. O promotor decide sobre eventuais excepções a esta regra. Solicitar aprovação pelo email geral@zcup.pt

2.14.3 – No recinto da ZCPUP PT

Todo o espaço e superfícies abrangidas pelo espaço da ZCUP.PT, seja nas boxes, seja no recinto próprio no paddock, são para uso exclusivo do promotor e dos seus parceiros.

É permitindo aos pilotos expor, no local que lhe está destinado nas boxes, um roll-up de até 85cmx200cm com os sponsors individuais desde que as marcas e produtos promovidos não colidam com as marcas e produtos dos parceiros do promotor. A sua utilização/ exposição no recinto carece de aprovação formal prévia do promotor.  Solicitar pelo email geral@zcup.pt

2.15 - Participação

Só podem participar nas provas do troféu ZCUP.PT os pilotos inscritos no troféu, equipados com o fato oficial da ZCUP.PT em bom estado de conservação nomeadamente os emblemas dos sponsors do troféu, sejam estes técnicos ou outros.

Só podem participar nas provas do troféu as motos equipados com o transponder fornecido pelo promotor.

Só podem participar as motos entregues pelo promotor preparadas com o Kit Copa e conformes com as especificações técnicas descritas neste Regulamento, devendo as motos estar em perfeito estado de conservação, com especial atenção entre outros itens, para o Kit Gráfico nomeadamente as peças que portam os números.

Em cada treino de qualificação ou corrida, só podem participar os pilotos que não tenham sido excluídos por alguma razão, nomeadamente e de entre outras, as decididas e comunicadas pela Direcção de Corrida.

O promotor reserva-se o direito de aplicar, caso-a-caso e no local, excepções a este ponto do Regulamento

2.15.1 – Transponders

O promotor disponibiliza e apoia na montagem os transponders com os seus suportes. Estes deverão estar obrigatoriamente montados nas motos para os treino de qualificação e para a(s) corrida(s).

Os pilotos deverão restituir ao promotor o conjunto transponder e suporte após retirarem a moto do parque fechado no final da última corrida. Tanto o transponder como o respectivo suporte deverão ser restituídos no estado em que foram entregues. Quaisquer encargos de reparação/substituição do transponder ou do suporte, seja por perda, roubo ou queda, são da responsabilidade do piloto que a deverá assumir imediatamente no local.

A substituição do transponder (inclui suporte) implica uma despesa de €150 e a do suporte de €70 a ser suportada pelo piloto.

3 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Os pontos seguintes foram criados com o intuito de manter o espírito e objectivos subjacentes ao Troféu ZCUP.PT bem como assegurar a segurança e igualdade entre os participantes.

3.1 - KIT COPA

Consultar as especificações técnicas do regulamento publicado para a época de 2016 sobre a composição do Kit Copa para as Z800 com o qual todas terão de cumprir na íntegra.

Como descrito acima no ponto relativo ás inscrições, as Z900 serão fornecidas aos inscritos equipadas com o Kit Copa que compreende os seguintes itens:

  • Kit completo de carenagens CARBONVICE (5 componentes)
  • Escape completo específico da IXIL (colectores e silenciador)
  • Quickshifter IRC modelo SGRACE-CUT
  • Amortecedor traseiro BITUBO modelo K0103XXF11
  • Amortecedor de direcção BITUBO modelo KIT169A1
  • Kit interno da forquilha BITUBO modelo MK45
  • Malhas de travão especiais GALFER (travões da frente e de trás)
  • Pousa-pés ajustáveis BONAMICI RACING (2 componentes)
  • Kit completo de protecções de motor GBRACING (3 componentes)
  • “Barbatana” GBRACING
  • Cogumelos GBRACING
  • Tampão de gasolina racing BONAMICI RACING
  • Tampão de óleo freável BONAMICI RACING
  • Apoios de cavalete GBRACING
  • Kit gráfico ZCUP.PT da AQD
  • Espuma no depósito de gasolina Explosafe
  • Componentes técnicos específicos ZCUP.PT produzidos pelos parceiros
  • Cavalete traseiro PUIG ou ITR

A aplicação destes itens nas motas será feita pelos parceiros da ZCUP.PT, nomeadamente a AG RACING que providenciará um setting de suspensões base idêntico para todos os participantes.

Nenhum dos componentes do Kit Copa poderá ser trocado ou substituído por outros de outra marca mesmo que semelhantes e com funcionalidades idênticas sob pena de ser impedida a participação e dar lugar a desqualificação imediata. A desqualificação ou não é determinada caso-a-caso pelo representante do promotor á descrição deste.

3.2 - Cilindrada

4 cilindros a 4 tempos.  Não são permitidas quaisquer modificações ao motor. As medidas de diâmetro e curso dos pistões não podem ser alteradas e deverão estar conforme com as indicadas pelo fabricante para a Z800 ou para a Z900 no seu ano de fabricação.

3.3 - Peso Mínimo

O peso mínimo autorizado da moto conforme com este Regulamento, preparada para correr mas sem gasolina é de 180 Kg . Este deverá ser o peso mínimo a confirmar no final dos treinos cronometrados ou das corridas nas motos que forem seleccionadas para o efeito.

3.4 - Combustível

As motos têm de utilizar combustível sem chumbo com um teor máximo de chumbo de 0,005g/l e um índice máximo octano de MON 90, conforme especificações apresentadas no art.º 1.16 do Anexo A1 – Regulamento Técnico – Especificações Comuns a Todas as Motos do Regulamento Nacional de Velocidade

3.5 - Quadro da Moto

O quadro deve permanecer o original tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

Nada pode ser acrescentado por soldadura ou retirado por corte, excepto o apoio do descanso por motivos de segurança pois este, por ser bastante saído da moto, pode tocar no asfalto nas curvas feitas com elevado ângulo de inclinação junto aos correctores da pista.

Todas as motos devem manter o VIN (número de quadro) do fabricante atribuído originalmente excepto nos casos de substituição do quadro. Nestes casos a informação relativa ao número/mota deverá ser comunicada ao promotor no sentido de actualizar a ficha de inscrição correspondente.

Todos os suportes do motor devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

A cor do quadro não pode ser alterada e deve permanecer a original.

3.6 - Suspensão Dianteira

A estrutura da suspensão dianteira incluindo os “Ts” não podem ser alterados e devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Não podem ser feitas quaisquer alterações aos interiores da suspensão dianteira preparados com o Kit Copa BITUBO (Ref MK45) incluído no Kit Copa.

Pode-se utilizar qualquer quantidade e tipo de óleo mas recomenda-se manter os níveis do setting padrão.

Pode-se alterar a altura das bainhas em relação aos “Ts”. Esta alteração é livre mas recomenda-se manter a posição padrão.

Os settings de extensão e pré-carga são livres. As molas podem ser alteradas livremente desde que sejam da BITUBO.

3.7 - Amortecedor de Direcção

O amortecedor de direcção BITUBO (Ref KIT169A1) incluído no Kit Copa não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.

O amortecedor de direcção não pode actuar como limitador de direcção.

O setting de dureza do amortecedor de direcção é livre.

3.8 - Braço Oscilante

Os elementos do braço oscilante não podem ser alterados e devem ser os originais tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Os suportes de cavalete fornecidos com o Kit Copa não podem ser substituídos por outro de outra marca, mesmo que equivalentes.

3.9 - Amortecedor Traseiro

O amortecedor traseiro BITUBO (Ref K0103XXF11) incluído no Kit Copa não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.

A ancoragem/ suportes do amortecedor traseiro devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Os settings de compressão, extensão, pré-carga podem ser ajustados livremente. A mola pode ser alterada livremente desde que seja da BITUBO.

3.10 - Rodas

As jantes devem ser as originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

As originais contêm um amortecimento interno na roda traseira que deve permanecer original tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

Não está autorizada qualquer alteração aos eixos das rodas.

3.11 - Travões

Os discos de travão não podem ser alterados e devem ser os originais tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Não está autorizada qualquer alteração ás pinças de travão nem ao suporte das pinças de travão (dianteira ou traseira) que devem permanecer de origem tal como o fabricante as produziu para a moto homologada. A única excepção a esta regra consiste na retirada da mola em chapa e do pino roscado (ref:43045-1053) que sustenta as pastilhas e substituição do pino roscado que as suporta pelo pino equivalente utilizado na pinça da roda traseira (ref:92043-0820) que deve ser transformado para ser freado.

O sistema de ABS nas Z900 deverá estar conforme com a alteração efectuada pela parceiros da ZCUP.PT, nomeadamente a AG RACING, onde este é anulado totalmente. Esta modificação implica ter a luz de alerta do ABS acesa permanentemente, a perda do odómetro e do velocímetro pois estes deixam de marcar com a desmontagem da bomba do ABS.

Só são permitidas as malhas metálicas reforçadas incluídas no Kit Copa da marca GALFER

As pastilhas de travão originais podem ser alteradas por outras. A ZCUP.PT recomenda substituir as de origem pelas GALFER composto GP (ref FD331G1300) mais eficazes que as de orígem.

Não são permitidos quaisquer condutas de arrefecimento dos travões ou algo parecido que procure idêntica função.

3.12 - Pneus

Os únicos pneus admitidos serão os seguintes:

  • CONTINENTAL CONTIRACEATTACK COMP
  • CONTINENTAL CONTITRACK
  • CONTINENTAL CONTIRACEATTACK RAIN

As únicas medidas admitidas são, para o pneu dianteiro 120/70 ZR 17 e para o pneu traseiro 190/55 ZR 17 para os ContiRaceAttack ou 190/60 ZR 17 para os ContiTrack.

Os pneus terão de ser obrigatoriamente comprados ao promotor da ZCUP.PT que, com o apoio da CONTINENTAL irá garantir o fornecimento aos seguintes preços já com impostos e taxas incluídos bem como a montagem e equilibragem das rodas:

Composto Pneu dianteiro

120/70 ZR 17

Pneu Traseiro

190/55 ou 60* ZR 17

ContiRaceAttack Comp Macio ou Médio Eur 110,00 Eur 170,00
ContiTrack * Macio ou Médio Eur 110,00 Eur 170,00
ContiRaceAttack Rain NA Eur 130,00 Eur 200,00

 

Os pneus deverão ser pagos exclusivamente ao promotor no acto da sua encomenda, seja no local ou antecipadamente.

Os pneus serão fornecidos já marcados e serão verificados pela equipa da ZCUP.PT e/ou pelos comissários técnicos de forma contínua ao longo dos dias das corridas.  As entradas em pista só serão permitidas aos pilotos que tiverem os pneus conformes com este Regulamento.

A montagem dos pneus é feita em local próprio e sobre as rodas desmontadas que lá deverão ser entregues e recolhidas pelos pilotos ou pelos seus acompanhantes. A desmontagem/montagem das rodas da/na moto é da responsabilidade dos pilotos ou dos seus acompanhantes.

A quantidade de pneus a utilizar nas provas é livre mas a ZCUP.PT informa que um jogo de pneus novos deverá ser suficiente por evento (treinos cronometrados e corridas de 2 mangas).

Não é permitida qualquer alteração aos pneus como sejam cortes, rasgos, etc.

É permitida e recomendada a utilização de mantas de aquecimento. Estas também podem ser utilizadas na grelha de partida se o procedimento de partida o permitir.

3.13 - Peseiras

As peseiras ajustáveis da marca BONAMICI RACING incluídas no Kit Copa não podem ser substituídos por outros de outra marca, mesmo que equivalentes.

3.14 - Manetes e Guiador

As manetes de travão e embraiagem originais podem ser substituídas livremente. A ZCUP.PT recomenda as da marca PUIG.

O guiador pode ser substituído livremente mas deverá ser obrigatoriamente montado nas fixações previstas para o efeito pelo fabricante para a moto homologada. A ZCUP.PT recomenda o modelo de guiador 758/01 da marca RENTHAL. Os “pesos” do guiador podem ser alterados.

A posição do guiador e das manetes é livre.

O punho acelerador deve ser o original tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

O conjunto interruptor de posta em marcha do motor não pode ser modificado ou substituído e deve ser mantido tal como o fabricante as produziu para a moto homologada bem como a sua posição no lado direito do guiador.

3.15 - Carenagens

As carenagens da marca CARBONVICE incluídas no Kit Copa não podem ser substituídas por outras de outra marca, mesmo que equivalentes.

Não podem ser alteradas as suas formas nem a sua cor.

O kit gráfico incluído no Kit Copa não pode ser substituído ou alterado excepto o referido no ponto 2.14 – Imagem.

É permitida a alteração da espessura da espuma do assento e a montagem de um deflector de vento cujas dimensões não podem ultrapassar as do modelo “Naked New Generation Sport para Z900” da PUIG cujas dimensões estão limitadas a 260mm de largura e 290mm de altura conforme ficha de homologação ABE (PUIG Naked New Generation Sport) que é o recomendado.

Por razões económicas, é permitido substituir por peças em fibra idênticas, o seguinte conjunto de peças originais, desde que as dimensões e o desenho sejam idênticos:

#49133-5269-660 – SHROUD,LH,M.S.BLACK

#14093-0507 – COVER,INNER,LH,RR

#14093-0506 – COVER,INNER,RH,FR

#49133-5270-660 – SHROUD,RH,M.S.BLACK

#14093-0508 – COVER,INNER,RH,RR

#14093-0638 – COVER,INNER,LH,FR

3.16 - Depósito de Gasolina

O tampão do depósito de gasolina da marca BONAMICI RACING incluído no Kit Copa não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.

O depósito de gasolina deve conter a espuma Explosafe por motivos de segurança. A moto quando entregue na inscrição já cumpre com esta disposição.

Por razões de segurança, o retorno de gasolina deve conter uma válvula anti-retorno e descarregar num depósito específico apropriado. A moto quando entregue na inscrição já cumpre com esta disposição.

3.17 - Instalação Eléctrica e Bateria

Não são permitidas outras alterações que as incluídas na preparação da moto efectuada pelos parceiros da ZCUP.PT nomeadamente a AG RACING.

O tipo e medidas da bateria devem permanecer as originais tal como o fabricante as definiu para a moto homologada.

A bateria original pode ser substituída por outra com características eléctricas equivalentes.

3.18 - Radiador e Sistema de Refrigeração

Não são permitidas outras alterações que as incluídas na preparação da moto efectuada pelos parceiros da ZCUP.PT nomeadamente a AG RACING.

Radiadores adicionais (de água ou óleo) não são permitidos.

É permitida a colocação de uma rede protectora do radiador de água.

3.19 - Caixa e Filtro de Ar

A caixa de filtro de ar não pode ser alterada e deve ser mantida tal como o fabricante a produziu para a moto homologada.

Não são permitidas outras alterações que as incluídas na preparação da moto efectuada pelos parceiros da ZCUP.PT nomeadamente a AG RACING.

O Kit Copa inclui um filtro racing da SPRINT FILTER, mas este pode ser substituído por outro desde que da mesma marca.

3.20 - Condutas / Corpos de Admissão

As condutas/ corpos de admissão de ar não podem ser alteradas e devem ser mantidas tais como o fabricante as produziu para a moto homologada.

As borboletas de admissão devem permanecer montadas e em funcionamento tal como a moto homologada.

3.21 - Sistemas de Injecção de Combustível

Os sistemas de injecção de combustível incluindo os injectores não podem ser alterados e devem ser mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Não são permitidas alterações á bomba de combustível ou ao regulador de pressão do combustível.

A unidade de controlo electrónico (ECU) incluindo a sua programação não podem ser alteradas e devem ser mantidas tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Não é permitido adicionar sistemas complementares de gestão da injecção.

3.22 - Colaça do Motor

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

A junta não pode ser substituída por outras de espessura diferente da adoptada pelo fabricante para a moto homologada.

As válvulas, sedes, guias, molas e fixadores não podem ser alterados e devem ser mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Não são permitidas a adição de anilhas ás válvulas de admissão ou escape.

Não é permitido o bloqueio do sistema de indução de ar secundário.

3.23 - Árvores de Cames

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo qualquer tipo de mecanização e estas devem ser mantidas tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

3.24 - Cambota

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

3.25 - Bomba de Óleo e Tubagem

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

A ZCUP.PT recomenda o óleo motor Silkolene PRO 4 PLUS10W50.

3.26 - Bielas

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

3.27 - Pistons e Segmentos

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

3.28 - Cilindros

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

3.29 - Cárter e Tampas do Motor

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

O Kit Copa inclui um kit de tampas de protecção da GB Racing e este não pode ser substituído por outro de outra marca mesmo com idêntica função.

3.30 - Transmissão e Caixa de Velocidades

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes (transmissão secundaria e caixa de velocidades) serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

A tampa do pinhão de ataque pode ser retirada.

O Kit Copa inclui um quickshifter da IRC Components e este não pode ser substituído por outro de outra marca mesmo com idêntica função.

3.31 - Embraiagem

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

Não é permitida qualquer modificação ao sistema de embraiagem deslizante das Z900 devendo este sistema e seus componentes ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

As Z800 podem ser equipadas com embraiagem deslizante.

3.32 - Gerador, Alternador e Arranque Eléctrico

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

O arranque eléctrico deve estar operacional durante todas as presenças em pista.

3.33 - Escape

O Kit Copa para as Z900 inclui um silenciador (vulgo ponteira) e colectores específicos da marca IXIL e, tanto o silenciador e os colectores não podem ser substituídos por outros de outra marca mesmo com idêntica funções.

O Kit Copa das Z800 continha, da marca Remus um silenciador e tubo de ligação aos colectores originais. As Z800 assim equipadas podem manter este equipamento ou substituí-lo, parcial ou totalmente, pelo equivalente da marca IXIL.

3.34 - Porcas e Parafusos

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada, excepto os alterados na preparação da moto pelos parceiros da ZCUP.PT nomeadamente a AG RACING.

3.35 - Outros

As válvulas dos pneus podem ser substituídas. A ZCUP.PT recomenda as válvulas 90º da PUIG.

Os pesos de equilíbrio das rodas podem ser retirados ou substituídos.

A golpilha original que trava a porca do eixo traseiro, pode ser substituída por uma cavilha beta equivalente.

Os sistemas de telemetria não são permitidos.

É permitido a colocação de uma luz avisadora de sobre-regimes bem como um lap-timer que pode ser autónomo ou ligado á bateria.

O vaso de expansão e a espuma Explosafe colocada no interior do depósito de gasolina, não podem ser retirados mas podem ser substituídos por outros equivalentes com as mesmas funções.

É obrigatório a montagem de luz de presença nas provas classificadas como MOLHADO (ou WET) tal como especifica o Regulamento Geral da Velocidade.

O promotor reserva-se o direito de poder realizar qualquer alteração a este Regulamento se e quando achar oportuno mas sempre concertado com a FMP.

Todos os casos omissos neste regulamento, apelos ou dúvidas na sua interpretação serão julgados e resolvidos pelo Júri da Prova, em conformidade com os preceitos deste Regulamento e pelo Regulamento Nacional de Velocidade da FMP.

Aprovado pela Comissão de Velocidade da FMP em 19/04/2018.