Se preferir pode efetuar o download em PDF do regulamento disponibilizado pela FMP pelo link REGULAMENTO ZCUP 2017Logos FMP e FIM

 

 

 

1 - INTRODUÇÃO

A MURVIL (promotor) vai dar continuidade em 2017 à competição de motociclismo de velocidade denominada Copa KAWASAKI ZCUP PT (ZCUP PT), assente na utilização das motos Kawasaki modelo Z800 e Z900.

Tal como na época de 2016, a ZCUP PT irá manter a modalidade de participação que a mais diferencia de outras categorias, a Moto-Partilhada, onde 2 pilotos poderão dividir a mesma moto.

Irá aceitar na modalidade de Moto-Própria tanto as Z800 de 2013 em diante como as Z900 de 2017, actualizará a modalidade BASE para as Z900 e adicionará as modalidades Z800 ZCUPES e ZCUPPT 16/17, esta disponível somente para os pilotos que validaram a inscrição na época de 2016 e queiram continuar em 2017 com as suas Z800 ZCUPTP Edition.

Mantendo inalterado o espírito inicial, esta é uma Copa orientada para a iniciação á competição no motociclismo de velocidade inserida no Campeonato Nacional de Velocidade Moto (CNV) regido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) e cumprirá com as regras do Regulamento Nacional de Velocidade a par das regras específicas descritas neste regulamento..

TUDO O QUE NÃO ESTEJA DESCRITO NESTE REGULAMENTO OU nos aspectos aplicáveis dO REGULAMENTO NACIONAL DE VELOCIDADE, ESTÁ ESTRITAMENTE PROIBIDO

2 - PARTICIPAÇÃO
2.1 - Motos Aceites e Categorias

A copa disputar-se-á numa categoria única com motos Kawasaki, modelo Z800 e Z900, com datas de fabricação a partir do ano de 2013 para as Z800, e com datas de fabricação a partir de 2017 para as Z900 estas importadas para Portugal pela Multimoto – Motos Portugal SA com ambas equipadas com o Kit Copa fornecido pelo promotor, na sua versão 2016 para as Z800 e na versão 2017 para as Z900.

As motos deverão estar sempre em boas condições técnicas, com bom aspecto, nomeadamente as carenagens e respectivo kit gráfico não podendo este estar danificado em nenhuma das suas peças.  A avaliação do estado da moto e a sua aceitação ou não em cada corrida fica à descrição do representante do promotor no local.

2.2 - Pilotos

A idade mínima dos participantes será de 25 anos feitos até 31 de Março de 2017.

Dada a orientação à iniciação à competição, não poderão participar pilotos que tenham obtido pódios nas categorias Superbike/ Stocksport 1000 ou Stocksport 600 nas corridas do CNV nos últimos 5 anos, ou seja, desde 2012 inclusive, ou que o promotor considere não estarem de acordo com o espírito e objectivos da copa.

Os pilotos inscritos podem participar em outras categorias do CNV que se realizem no mesmo dia desde que utilizem outra moto que não a inscrita nesta copa.

Os pilotos inscritos, assumem o seu compromisso de participar em todas as provas da copa. A não comparência a uma prova, deverá ser comunicada para geral@zcup.pt até ás 20:00 da Terça Feira anterior ao fim de semana de realização da corrida.

O promotor poderá incluir, em cada prova, pilotos convidados para além dos pilotos inscritos. Na sua qualidade de convidados, estes pilotos não terão direito a eventual prémios oferecidos pelo promotor, mas terão direito aos prémios oferecidos pelo organizador para os 3 primeiros classificados e direito à cerimónia do pódio.

2.3 - Inscrições

As inscrições serão feitas preferencialmente via formulário web cujo link de acesso está disponível em www.zcup.pt ou por envio de email a geral@zcup.pt

O promotor aceita os seguintes tipos de inscrição:

  • .Inscrição base – no valor de € 13.500 inclui uma Kawasaki Z900 nova de cor preta, preparada para correr com o Kit Copa (ver Kit Copa), equipamento (1 fato de cabedal de uma peça), Licença Desportiva regional da FMP, inscrições em todas as provas do CNV, utilização de transponder homologado, espaço em box com cerca de 2mx2m e almoço para o piloto e 1 acompanhante nos dias das corridas.
  • Inscrição MOTO-PRÓPRIA Z800/Z900 – no valor de € 6.500 pressupõe que o inscrito detém uma moto própria importada pelo importador nacional da Kawasaki, a Multimoto SA. Esta inscrição é em tudo igual á anterior excepto no que se refere á moto pois não inclui a moto nova, mas inclui a preparação desta com o Kit Copa. Nestes casos os pilotos deverão apresentar as motos em boas condições para evitar custos acrescidos na sua preparação. A avaliação e aprovação para a preparação com o Kit Copa será feita pela AG Racing e terá de ser consentida pelo detentor da moto antes de iniciar a dita preparação.
  • Inscrição moto-própria Z800 ZCUPES – no valor de € 4.500 pressupõe que o inscrito detém uma moto Kawasaki Z800 com a preparação aceite em 2016 da ZCUP do FIM/CEV. Esta inscrição é em tudo igual á anterior excepto no que se refere á moto pois não inclui a moto, mas inclui o acerto da preparação desta com os itens aplicáveis do Kit Copa versão 2016 que a elevem ao nível de preparação da ZCUPPT. A avaliação e aprovação para a preparação com o Kit Copa será feita pela AG Racing e terá de ser consentida pelo detentor da moto antes de iniciar a dita preparação.
  • Inscrição MOTO-PARTILHADA. No espírito de máxima flexibilidade que o promotor quer promover, irão ser aceites inscrições de 2 pilotos que partilhem a mesma moto nas corridas. A modalidade MOTO-PARTILHADA poderá ser combinada com as modalidade BASE, MOTO-PRÓPRIA Z900 e MOTO-PRÓPRIA Z800 acrescendo € 1.300 necessários para cobrir os custos da Licença Desportiva adicional, o fato de cabedal de 1 peça adicional, os custos de catering adicionais e outros custos que o promotor incorre, ficando os valores de inscrição nesta modalidade em € 14.800,  € 7.800 e € 5.800 respectivamente.
  • Inscrição ZCUPPT 16/17 – no valor de € 2.500 destinada especificamente para os inscritos participantes na época 2016 que mantenham a sua Z800 ZCUPPT Edition e o fato Alpinestars de modelo Motegi atribuído ou que o troquem pelo novo fato. Inclui Licença Desportiva regional FMP, inscrições em todas as provas do CNV, transponder homologado, espaço de box com cerca de 2mx2m e almoço para o piloto e 1 acompanhante nos dias das corridas.

As inscrições serão consideradas aceites após confirmado o bom preenchimento do formulário e o correspondente bom pagamento que pode ser feito pela entidade financiadora parceira desta Copa.

Com a inscrição aceite, ao inscrito será entregue a moto preparada (se for esse o caso) e o fato. Os passes de acesso aos circuitos serão fornecidos pelos organizadores das corridas conforme determina o Regulamento Nacional de Velocidade emitido pela FMP.

As inscrições terão de ser efectuadas e aceites até ás 20:00 do dia (A) que corresponde a 4 semanas antes da Sexta feira (B) que antecede cada corrida para a modalidade BASE e até ás 20:00 do dia (A’) que corresponde a 5 semanas antes da Sexta Feira (B’) que antecede cada corrida para a modalidade MOTO-PRÓPRIA segundo a fórmula A=B-28 dias ou A’=B’-35 dias respectivamente.

As inscrições feitas após a 1ª corrida serão aceites desde que os prazos acima sejam respeitados em relação ás corridas seguintes. Os valores de inscrição serão os mesmos.

Na modalidade MOTO-PRÓPRIA, a moto da propriedade do inscrito deverá ser entregue nas instalações da AG RACING (Rua São Francisco, 470A – Armazém D – Adroana / 2645-019 Alcabideche – Portugal) no acto da inscrição ou posteriormente se a inscrição for feita antes do prazo acima definido para esta modalidade de inscrição.

Os nomes dos pilotos a constar na documentação a produzir pelos organizadores é livre mas limitado a 2 nomes que será por default o primeiro e último nome do piloto. Na modalidade de MOTO-PARTILHADA o nome do inscrito será assumida a combinação do primeiro nome do piloto 1 com o primeiro nome do piloto 2. As opções de nomes deverão ser comunicadas ao promotor pelo email geral@zcup.pt até ás 20:00 do dia a que correspondem 2 semanas antes da Sexta feira que antecede a primeira corrida em que participam.

Os pilotos inscritos, podem transferir as suas inscrições a outros. Nestes casos o(s) novo(s) piloto(s) deverá(ão) completar o procedimento de inscrição até ás 20:00 do dia (A) a que correspondem 2 semanas antes da Sexta feira (B) que antecede a corrida onde a transferência será efectiva, segundo a fórmula A=B-14 dias.  Na formalização desta transferência deverá ser identificado o(s) piloto(s) e a moto relacionada com a transferência (indicar o número atribuído á moto). Neste acto, o novo piloto deverá pagar ao promotor o valor de € 1670,00 (se o fato não tiver sido incluído na transferência e o novo piloto não tiver Licença Desportiva válida), ou de €246,00 (se o fato tiver sido incluído na transferência e se o novo piloto já tiver Licença Desportiva válida). Estes valores serão duplicados nos casos da modalidade de MOTO-PARTILHADA e a transferência acontecer para os dois pilotos.

A participação na Copa obriga que cada Piloto seja possuidor de uma Licença Desportiva válida para o ano de 2017 na modalidade Velocidade (Regional ou mais abrangente) ou Geral. No valor de inscrição encontra-se incluído o valor da Licença FMP Regional que permite acesso á participação na ZCUP PT e a outras competições do CNV que aceitem este tipo de Licença.

Outro tipo de Licenças deverão ser obtidas junto da FMP. O Piloto pagará na FMP somente a diferença para o valor da Licença incluída na inscrição.

As inscrições na categoria ZCUP junto dos organizadores das provas do CNV serão feitas exclusivamente pelo promotor da ZCUP PT. Os organizadores das provas do CNV não aceitarão inscrições nesta categoria feita por qualquer outra entidade.

 

2.4 - Equipamento

A participação na Copa ZCUP PT obriga os pilotos a utilizarem equipamento homologado para correr, constituído por capacete, fato de 1 peça em cabedal, luvas, botas e protecção de coluna.

Com a inscrição é fornecido um fato CDREAM de 1 peça em couro feito á medida na cor ZCUPT homologado para correr que não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.  Excepção feita aos inscritos na modalidade ZCUPPT 16/17 que podem continuar a utilizar o fato Alpinestars de modelo Motegi atribuído na inscrição de 2016.

O capacete é livre mas deverá estar em bom estado de conservação e ser homologado pela norma Europeia ECE 22-05 ‘P ou Japonesa JIS 8133-2007 ou Norte Americana USA SNELL M 2010. A ZCUP PT recomenda os capacetes SCORPION EXO modelo 2000 EVO AIR.

As luvas são livres mas deverão ser de cabedal e com protecções adequadas. A ZCUP PT recomenda as luvas ALPINESTARS do modelo GP PRO.

As botas são livres mas devem ser de couro ou em material de substituição adequado e ter uma altura mínima 200 mm, de modo a que, em conjunto com o fato e as luvas esteja assegurada uma protecção completa. A ZCUP PT recomenda as botas ALPINESTARS do modelo SUPERTECH R.

2.5 - Números

Os números serão atribuídos pelo promotor no acto de inscrição. A ordem de atribuição dos números será  por ordem de inscrição confirmada. Os pilotos podem escolher um número dos disponíveis à data da solicitação e dentro da numeração definida para a Copa. O número atribuído não poderá ser alterado até ao final da época e será associado à moto (identificada pelo número de quadro e de motor).

A numeração será compreendida entre 1 e 99, aos quais será acrescentado um “Z” antes do número. O número 1 (Z01) está reservado para o promotor.

Os números serão incorporados pelo promotor no kit gráfico (ver Kit Copa) e serão de cor contranstante com o fundo branco.

Nos casos de transferência de inscrição, o número atribuído á mota transferida não poderá ser alterado.

2.6 - Circuitos

A copa ZCUP PT desenrolar-se-á nos circuitos utilizados pelo CNV.

Extraordinariamente, de forma facultativa e com custos acrescidos a determinar após confirmação do promotor, poderá haver uma prova a realizar em Espanha em local e data a anunciar.

2.7 - Oficiais

Para cada corrida, o promotor terá (ou designará) um representante seu em cada corrida que acompanhará o Director de Corrida no que á copa diz respeito no sentido de facilitar e agilizar a resolução de qualquer questão regulamentar, desportiva ou outra que possa surgir.

Este representante será o interlocutor único entre os pilotos e o Director de Corrida relativamente a todo e qualquer assunto coberto por este regulamento.

2.8 - Listas de Inscritos e Horários

Os organizadores das provas do CNV, publicarão em espaço próprio a lista de inscritos e os horários antes de se iniciar a 1ª sessão de treinos cronometrados.  A responsabilidade desta informação e da sua publicação é dos organizadores das provas do CNV.

2.9 - Corridas e Treinos Cronometrados

As corridas poderão de ser de uma ou mais mangas. Tal será clarificado em cada corrida no Regulamento Particular a emitir pelo organizador da corrida.

Até 10 inscritos inclusive, os pilotos da ZCUP PT serão integrados nos treinos cronometrados, corridas, grelha e procedimentos de partida previstos para o Troféu Nacional Século XX – Taça Luís Carreira. Ver anexo relativo ao TROFÉU NACIONAL SÉCULO XX – TAÇA LUÍS CARREIRA do Regulamento Nacional de Velocidade publicado pela FMP.

Acima de 10 inscritos validados até 30 dias úteis de antecedência da data da primeira prova do CNV, os pilotos da ZCUP PT terão sessões de treinos cronometrados, corridas (de 1 ou 2 mangas), grelha e procedimento de partida próprios sob reserva de aprovação da FMP. A acontecer haverá um aditamento a este regulamento onde tal será descrito.

Cada corrida (ou cada manga) deverá percorrer entre um mínimo de 60 Km e um máximo de 90 Km.

Na reunião que a Direcção de Corrida promove antes da publicação da grelha de partida logo após a última sessão de treinos cronometrados do dia, o promotor reserva-se o direito de excluir pilotos inscritos na copa justificando as suas razões ou incluir pilotos convidados desde que esses tenham cumprido com a participação nos treinos cronometrados mínima exigida pelo regulamento do CNV.

No final das corridas (ou das mangas), os 3 primeiros classificados deverão dirigir-se imediatamente ao pódio após parqueamento da sua moto. Qualquer piloto que se tenha classificado em qualquer dos 3 primeiros lugares é obrigado a comparecer na cerimónia de entrega de prémios sob pena de perder os prémios atribuídos pelo organizador e pelo promotor (se os houver), bem como dar início a processo disciplinar se a justificação (apresentada pelo piloto ou pelo seu representante) não for considerada suficiente pela Direcção de Corrida ou pelo representante do promotor no local.

Os restantes pilotos deverão cumprir com o que está estabelecido no Regulamento Nacional de Velocidade publicado pela FMP, nomeadamente colocar a moto em Parque Fechado ou no espaço ZCUPPT se tal for autorizado pela Direcção de Corrida.

É da responsabilidade dos organizadores das provas a publicação e afixação dos horários das corridas, dos tempos realizados nas sessões cronometradas e os resultados apurados nas corridas á semelhança do que será feito para as outras categorias.

2.10 - Boxes

O promotor com o apoio da FMP e dos organizadores, providenciará, até 12 inscritos inclusive, espaço de cerca de 2mx2m por moto inscrita nas boxes nos circuitos do Estoril e de Portimão. No circuito de Braga serão providenciadas tendas a montar em espaço a definir pela FMP e o CAM.

Acima de 12 inscritos, o promotor providenciará um recinto próprio (recinto ZCUP PT) exclusivo formado por tendas a serem instaladas no paddock dos circuitos em espaço a definir em conjunto entre a FMP, os organizadores e o promotor. Nesta situação, aos pilotos será disponibilizado um espaço equivalente ao previsto na situação anterior, mas não poderão usar as boxes dos circuitos. A FMP e os organizadores das corridas providenciarão os pontos de acesso á pista desde o recinto da ZCUP PT.

Os trabalhos de manutenção e afinação da moto, deverão ser realizados obrigatoriamente nos espaços providenciados pelo promotor para cada prova e durante os dias de realização da prova. Se for necessário efectuar algum trabalho que não seja possível de efectuar nos espaços já referidos, tal deverá ser requerido ao representante do promotor no local e formalmente aprovado por este.

O promotor irá providenciar nas boxes um tapete de 120cmx200cm para demarcar e facilitar o posicionamento da moto em cada momento.  Este tapete não poderá ser retirado ou substituído por outro equivalente.

Nas boxes, nas tendas ou no recinto próprio da ZCUP PT só poderão estar presentes e circular durante todo o período de realização do evento, os participantes e respectivos acompanhantes (um por piloto) e os membros do promotor.  A todos estes serão atribuídos passes identificadores que deverão ser utilizados permanentemente no circuito durante toda a realização do evento, excepto os pilotos quando estes entram em pista.

2.11 - Briefings

Poderá haver um briefing inicial que a acontecer será obrigatório para todos os pilotos participantes na copa que acontecerá antes da primeira sessão de treinos cronometrados da primeira prova. Pilotos que venham a participar depois da primeira prova, terão uma sessão especifica a que deverão obrigatoriamente atender. O horário deste briefing colectivo, a acontecer, será anunciado aos pilotos inscritos via email ou por outro meio. No(s) caso(s) do briefing individual, o horário de realização deste será comunicado ao(s) novo(s) piloto(s).

Complementarmente, poderão haver, em todas as provas depois da primeira, briefings obrigatórios que acontecerão antes das corridas em horários a anunciar em cada prova aos pilotos inscritos via email ou por outro meio.

A não comparência a qualquer briefing produz imediata desqualificação e impedimento de participar na prova. Fica á descrição do representante do promotor no local, a decisão da aplicação ou não desta penalidade.

2.12 - Pontuação e Prémios

O esquema de pontuação será igual ao adoptado no CNV (25 pontos ao 1ºclassificado, 20 pontos ao 2º classificado, 16 pontos ao 3º classificado, 13 pontos ao 4º classificado, 11 pontos ao 5º classificado, 10 pontos ao 6º classificado sucessivamente até ao 15º classificado que pontuará  1 ponto).

Os pontos serão atribuídos ao binómio moto/piloto e serão associados ao binómio moto/inscrito. Este detalhe é importante nos casos de transferência de inscrição e de moto partilhada. No caso da inscrição transferida, a pontuação na copa será reiniciada a partir da corrida em que se efectue a transferência.

Poderão existir outras pontuações e esquemas de pontuação complementares á descrição do promotor e a aditar a este regulamento.

Os organizadores de cada corrida (ou de cada manga) atribuirão taças aos 3 primeiros classificados em linha e á semelhança do praticado para as restantes categorias do CNV.

2.13 - Pontuação na Copa

A pontuação na copa será efectuada com base nas pontuações obtidas em cada corrida de acordo com as regras definidas no CNV. Em caso de empate, será valorizada a quantidade de melhor posições obtidas ao longo da copa desde a primeira posição sucessivamente até á última posição pontuável enquanto subsistir o empate. Se mesmo assim subsistir o empate, contará a melhor posição obtida na última corrida disputada.

Na eventualidade de serem realizadas 2 mangas, os pontos obtidos em cada manga serão adicionados á pontuação na copa.

O vencedor geral da Copa ZCUP PT será apurado pela soma dos pontos obtidos em todas as corridas (ou mangas) que se vierem a realizar excepto na corrida facultativa se esta vier a acontecer.  Na eventualidade de empate será considerado o procedimento previsto para estes casos no CNV.

2.14 - Imagem

Todos os direitos de imagem da Copa ZCUP PT são do promotor. Os pilotos inscritos, com o acto de inscrição, aceitam ceder a sua imagem ao promotor e aos seus parceiros para efeitos de promoção e divulgação da Copa ZCUP PT.

A figura seguinte procura ilustrar as partes disponíveis (alaranjado) para os sponsors individuais descritas nos pontos seguintes:

 2.14.1 – Na Moto

Todas as superfícies ocupadas pelo Kit Gráfico são para uso exclusivo do promotor e dos seus parceiros excepto as tampas laterais do radiador cujas peças do Kit Gráfico podem ser substituídas por outras equivalentes para os sponsors individuais dos pilotos.

As restantes superfícies podem ser usadas pelos pilotos para os seus sponsors individuais desde que as marcas e produtos promovidos não colidam com as marcas e produtos dos parceiros do promotor.

Qualquer publicidade ou promoção na moto terá de ser previamente aprovada formalmente pelo promotor. Solicitar pelo email geral@zcup.pt

2.14.2 – No Piloto

Toda a superfície do fato fornecido pelo promotor no âmbito das inscrições, em particular os ombros, o peito, as costas, as pernas são para uso exclusivo do promotor e dos seus parceiros. As superfícies dos braços podem ser decoradas com os sponsors individuais dos pilotos.

A decoração do capacete, das botas e das luvas é livre e podem ser usados pelos sponsors individuais dos pilotos desde que as marcas e produtos promovidos não colidam com as marcas e produtos dos parceiros do promotor. Solicitar aprovação pelo email geral@zcup.pt

2.14.3 – No recinto da ZCPUP PT

Todo o espaço e superfícies abrangidas pelo espaço da ZCUP PT, seja nas boxes, seja no recinto próprio no paddock, são para uso exclusivo do promotor e dos seus parceiros.

É permitindo aos pilotos expor um roll-up de até 85cmx200cm com os sponsors individuais desde que as marcas e produtos promovidos não colidam com as marcas e produtos dos parceiros do promotor. Este roll-up só poderá ser exposto/utilizado no espaço de boxe reservado ao piloto. A sua utilização/ exposição no recinto carece de aprovação formal prévia do promotor.  Solicitar pelo email geral@zcup.pt

3 - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Os pontos seguintes foram criados com o intuito de manter o espírito e objectivos subjacentes à Copa ZCUP PT bem como assegurar a segurança e igualdade entre os participantes.

3.1 - KIT COPA

Consultar o regulamento publicado em 2016 sobre a composição do Kit Copa versão 2016 para as Z800.

Como descrito acima no ponto relativo ás inscrições, as Z900 serão fornecidas aos inscritos equipadas com o Kit Copa que compreende os seguintes itens:

  • Kit completo de carenagens CARBONVICE
  • Escape completo específico da IXIL
  • Quickshifter IRC modelo SGRACE-CUT
  • Amortecedor traseiro BITUBO modelo K0103XXF11
  • Amortecedor de direcção BITUBO modelo KIT169A1
  • Kit interno da forquilha BITUBO modelo MK45
  • Malhas de travão especiais GALFER
  • Pousa-pés ajustáveis RACING VEGA
  • Kit completo de protecções de motor GBRACING
  • “Barbatana” GBRACING
  • Cogumelos RACING VEGA
  • Tampão de gasolina racing RACING VEGA
  • Tampão de óleo freável RACING VEGA
  • Apoios de cavalete RACING VEGA ou GBRACING
  • Kit gráfico ZCUPPT da AQD
  • Espuma no depósito de gasolina Explosafe
  • Componentes específicos AG RACING
  • Cavalete traseiro PUIG modelo 4322N

A aplicação destes itens nas motas será feita pela AG RACING que providenciará um setting de suspensões base idêntico para todos os participantes.

Nenhum dos componentes do Kit Copa poderá ser trocado ou substituído por outros de outra marca mesmo que semelhantes e com funcionalidades idênticas sob pena de ser impedida a participação e dar lugar a desqualificação imediata. A desqualificação ou não é determinada caso-a-caso pelo representante do promotor á descrição deste.

3.2 - Cilindrada

4 cilindros a 4 tempos.  Não são permitidas quaisquer modificações ao motor. As medidas de diâmetro e curso dos pistões não podem ser alteradas e deverão estar conforme com as indicadas pelo fabricante para a Z800 ou para a Z900 no seu ano de fabricação.

3.3 - Peso Mínimo

O peso mínimo autorizado da moto conforme com este Regulamento, preparada para correr mas sem gasolina é de 185 Kg . Este deverá ser o peso mínimo a confirmar no final dos treinos cronometrados ou das corridas nas motos que forem seleccionadas para o efeito.

3.4 - Combustível

As motos têm de utilizar combustível sem chumbo com um teor máximo de chumbo de 0,005g/l e um índice máximo octano de MON 90, conforme especificações apresentadas no art.º 1.16 do Anexo A1 – Regulamento Técnico – Especificações Comuns a Todas as Motos do Regulamento Nacional de Velocidade

3.5 - Quadro da Moto

O quadro deve permanecer o original tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

Nada pode ser acrescentado por soldadura ou retirado por corte, excepto o apoio do descanso por motivos de segurança pois este, por ser bastante saído da moto, pode tocar no asfalto nas curvas feitas com elevado ângulo de inclinação junto aos correctores da pista.

Todas as motos devem manter o VIN (número de quadro) do fabricante atribuído originalmente excepto nos casos de substituição do quadro. Nestes casos a informação relativa ao número/mota deverá ser comunicada ao promotor no sentido de actualizar a ficha de inscrição correspondente.

Todos os suportes do motor devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

A cor do quadro não pode ser alterada e deve permanecer a original.

3.6 - Suspensão Dianteira

A estrutura da suspensão dianteira incluindo os “Ts” não podem ser alterados e devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Não podem ser feitas quaisquer alterações aos interiores da suspensão dianteira preparados com o Kit Copa BITUBO (Ref MK45) incluído no Kit Copa.

Pode-se utilizar qualquer quantidade de óleo mas recomenda-se manter os níveis do setting padrão.

Pode-se alterar a altura das bainhas em relação aos “Ts”. Esta alteração é livre mas recomenda-se manter a posição padrão.

Os settings de extensão e pré-carga são livres. As molas podem ser alteradas livremente desde que sejam da BITUBO.

3.7 - Amortecedor de Direcção

O amortecedor de direcção BITUBO (Ref KIT169A1) incluído no Kit Copa não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.

O amortecedor de direcção não pode actuar como limitador de direcção.

O setting de dureza do amortecedor de direcção é livre.

3.8 - Braço Oscilante

Os elementos do braço oscilante não podem ser alterados e devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Podem-se adicionar os suportes de cavaletes desde que aparafusados. A ZCUP PT recomenda que se utilizem os da marca RACING VEGA ou PUIG.

3.9 - Amortecedor Traseiro

O amortecedor traseiro BITUBO (Ref K0103XXF11) incluído no Kit Copa não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.

A ancoragem/ suportes do amortecedor traseiro devem ser os originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Os settings de compressão, extensão, pré-carga podem ser ajustados livremente. A mola pode ser alterada livremente desde que seja da BITUBO.

3.10 - Rodas

As jantes devem ser as originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

As originais contêm um amortecimento interno na roda traseira que deve permanecer original tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

Não está autorizada qualquer alteração aos eixos das rodas.

3.11 - Travões

Os discos de travão não podem ser alterados e devem ser os originais tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Não está autorizada qualquer alteração ás pinças de travão nem ao suporte das pinças de travão (dianteira ou traseira) que devem permanecer de original tal como o fabricante as produziu para a moto homologada. A única excepção a esta regra consiste na retirada da mola em chapa e do pino roscado (ref:43045-1053) que sustenta as pastilhas e substituição do pino roscado que as suporta pelo pino equivalente utilizado na pinça da roda traseira (ref:92043-0820) que deve ser transformado para ser freado.

O sistema de ABS nas Z900 deverá estar conforme com a alteração efectuada pela AG RACING onde este é anulado totalmente. Esta modificação implica ter a luz de alerta do ABS acesa permanentemente, a perda do odómetro e do velocímetro pois estes deixam de marcar com a desmontagem da bomba do ABS.

Só são permitidas as malhas metálicas reforçadas incluídas no Kit Copa da marca GALFER

As pastilhas de travão originais podem ser alteradas por outras. A ZCUP PT recomenda substituir as de origem pelas GALFER composto GP (ref FD331G1300) muito mais eficazes.

Não são permitidos quaisquer condutas de arrefecimento dos travões ou algo parecido que procure idêntica função.

3.12 - Pneus

Os únicos pneus admitidos serão os seguintes:

  • CONTINENTAL CONTIRACEATTACK COMP
  • CONTINENTAL CONTIRACK
  • CONTINENTAL CONTIRACEATTACK RAIN

As únicas medidas admitidas são, para o pneu dianteiro 120/70 ZR 17 e para o pneu traseiro 180/60 ZR 17 ou 190/55 OU 190/60 ZR 17.

Os pneus terão de ser obrigatoriamente comprados ao promotor da ZCUP PT que, com o apoio da CONTINENTAL e da Motoval irá garantir o fornecimento aos seguintes preços já com impostos e taxas incluídos bem como a montagem e equilibragem das rodas:

Pneu dianteiro

120/70 ZR 17

Pneu Traseiro

180/60 ZR 17

Pneu Traseiro

190/55 ou 60 ZR 17

ContiRaceAttack Comp Eur 110,00 Eur 160,00 Eur 170,00
ContiTrack Eur 110,00 Eur 160,00 Eur 170,00
ContiRaceAttack Rain Eur 130,00 Eur 190,00 Eur 200,00

 

Os pneus serão fornecidos já marcados e serão verificados pela equipa da ZCUP PT e/ou pelos comissários técnicos de forma contínua ao longo dos dias das corridas.  As entradas em pista só serão permitidas aos pilotos que tiverem os pneus conformes com este Regulamento.

A quantidade de pneus a utilizar nas provas é livre mas a ZCUP PT informa que um jogo de pneus novos deverá ser suficiente por evento (treinos cronometrados e corridas de 2 mangas).

Não é permitida qualquer alteração aos pneus como sejam cortes, rasgos, etc.

É permitida a utilização de mantas de aquecimento. Estas também podem ser utilizadas na grelha de partida se o procedimento de partida o permitir.

3.13 - Pousa-Pés

As pousa-pés incluídas no Kit Copa não pode ser substituídas por outras de outra marca, mesmo que equivalentes.

3.14 - Manetes e Guiador

As manetes de travão e embraiagem originais podem ser substituídas livremente. A ZCUP PT recomenda as da marca PUIG.

O guiador pode ser substituído livremente mas deverá ser obrigatoriamente montado nas fixações previstas para o efeito pelo fabricante para a moto homologada. A ZCUP PT recomenda o modelo de guiador 758/01 da marca RENTHAL. Os “pesos” do guiador podem ser alterados.

A posição do guiador e das manetes é livre mas os suportes devem permanecer os originais tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

O punho acelerador deve ser o original tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

O conjunto interruptor de posta em marcha do motor não pode ser modificado ou substituído e deve ser mantido tal como o fabricante as produziu para a moto homologada bem como a sua posição no lado direito do guiador.

3.15 - Carenagens

As carenagens incluídas no Kit Copa não podem ser substituídas por outras de outra marca, mesmo que equivalentes.

Não podem ser alteradas as suas formas nem a sua cor.

O kit gráfico incluído no Kit Copa não pode ser substituído ou alterado.

É permitida a alteração da espessura da espuma do assento e a montagem de um deflector de vento cujas dimensões não podem ultrapassar as do modelo “Naked New Generation Sport para Z900” da PUIG cujas dimensões estão limitadas a 260mm de largura e 290mm de altura conforme ficha de homologação ABE (PUIG Naked New Generation Sport) que é o recomendado pelo Promotor.

3.16 - Depósito de Gasolina

O tampão do depósito de gasolina incluído no Kit Copa não pode ser substituído por outro de outra marca, mesmo que equivalente.

O depósito de gasolina deve conter a espuma Explosafe por motivos de segurança. A moto quando entregue na inscrição já cumpre com esta disposição.

Por razões de segurança, o retorno de gasolina deve conter uma válvula anti-retorno e descarregar num depósito específico apropriado. A moto quando entregue na inscrição já cumpre com esta disposição.

3.17 - Instalação Eléctrica e Bateria

Não são permitidas outras alterações que as incluídas na preparação da moto efectuada pela AG RACING.

O tipo e medidas da bateria devem permanecer as originais tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

A bateria original pode ser substituída por outra com características eléctricas equivalentes.

3.18 - Radiador e Sistema de Refrigeração

Não são permitidas outras alterações que as incluídas na preparação da moto efectuada pela AG RACING.

Radiadores adicionais (de água ou óleo) não são permitidos.

É permitida a colocação de uma rede protectora do radiador de água.

3.19 - Caixa e Filtro de Ar

A caixa de filtro de ar não pode ser alterada e deve ser mantida tal como o fabricante a produziu para a moto homologada.

Não são permitidas outras alterações que as incluídas na preparação da moto efectuada pela AG RACING.

O Kit Copa já inclui um filtro racing da SPRINT FILTER, mas este pode ser substituído por outro desde que da mesma marca.

3.20 - Condutas / Corpos de Admissão

As condutas/ corpos de admissão de ar não podem ser alteradas e devem ser mantidas tais como o fabricante as produziu para a moto homologada.

As borboletas de admissão devem permanecer montadas e em funcionamento tal como a moto homologada.

3.21 - Sistemas de Injecção de Combustível

Os sistemas de injecção de combustível incluindo os injectores não podem ser alterados e devem ser mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Não são permitidas alterações á bomba de combustível ou ao regulador de pressão do combustível.

A unidade de controlo electrónico (ECU) incluindo a sua programação não podem ser alteradas e devem ser mantidas tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

Não é permitido adicionar sistemas complementares de gestão da injecção.

3.22 - Colaça do Motor

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

A junta não pode ser substituída por outras de espessura diferente da adoptada pelo fabricante para a moto homologada.

As válvulas, sedes, guias, molas e fixadores não podem ser alterados e devem ser mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

Não são permitidas a adição de anilhas ás válvulas de admissão ou escape.

Não é permitido o bloqueio do sistema de indução de ar secundário.

3.23 - Árvores de Cames

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo qualquer tipo de mecanização e estas devem ser mantidas tal como o fabricante as produziu para a moto homologada.

3.24 - Cambota

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

3.25 - Bomba de Óleo e Tubagem

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

3.26 - Bielas

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

3.27 - Pistons e Segmentos

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

3.28 - Cilindros

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

3.29 - Cárter e Tampas do Motor

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo incluindo o polimento devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

O Kit Copa inclui um kit de tampas de protecção da GB Racing e este não pode ser substituído por outro de outra marca mesmo com idêntica função.

3.30 - Transmissão e Caixa de Velocidades

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes (transmissão secundaria e caixa de velocidades) serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

A tampa do pinhão de ataque pode ser retirada.

O Kit Copa inclui um quickshifter da IRC Components e este não pode ser substituído por outro de outra marca mesmo com idêntica função.

3.31 - Embraiagem

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo este componente ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

Não é permitida qualquer modificação ao sistema de embraiagem deslizante das Z900 devendo este sistema e seus componentes ser mantido tal como o fabricante o produziu para a moto homologada.

As Z800 podem ser equipadas com embraiagem deslizante.

3.32 - Gerador, Alternador e Arranque Eléctrico

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada.

O arranque eléctrico deve estar operacional durante todas as presenças em pista.

3.33 - Escape

O Kit Copa para as Z900 inclui um silenciador (vulgo ponteira) e colectores específicos da marca IXIL e, tanto o silenciador e os colectores não podem ser substituídos por outros de outra marca mesmo com idêntica funções.

O Kit Copa das Z800 continha, da marca Remus um silenciador e tubo de ligação aos colectores originais. As Z800 assim equipadas podem manter este equipamento ou substituí-lo, parcial ou totalmente, pelo equivalente da marca IXIL.

3.34 - Porcas e Parafusos

Não são permitidas quaisquer modificações de qualquer tipo devendo estes componentes serem mantidos tal como o fabricante os produziu para a moto homologada, excepto os alterados na preparação da moto pela AG RACING incluídos no Kit Copa.

3.35 - Outros

As válvulas dos pneus podem ser substituídas. A ZCUP PT recomenda as válvulas 90º da marca PUIG.

Os pesos de equilíbrio das rodas podem ser retirados ou substituídos.

A golpilha original que trava a porca do eixo traseiro, pode ser substituída por uma cavilha beta equivalente.

Os sistemas de telemetria não são permitidos.

É permitido a colocação de uma luz avisadora de sobre-regimes bem como um lap-timer que pode ser autónomo ou ligado à bateria.

O vaso de expansão e a espuma Explosafe colocada no interior do depósito de gasolina, não podem ser retirados mas podem ser substituídos por outros equivalentes com as mesmas funções.

É obrigatório a montagem de luz de presença nas provas classificadas como MOLHADO (ou WET) tal como especifica o Regulamento Geral da Velocidade.

O promotor reserva-se o direito de poder realizar qualquer alteração a este Regulamento se e quando achar oportuno mas sempre concertado com a FMP.

Todos os casos omissos neste regulamento, apelos ou dúvidas na sua interpretação serão julgados e resolvidos pelo Júri da Prova, em conformidade com os preceitos deste Regulamento e pelo Regulamento Nacional de Velocidade da FMP.

Aprovado pela Comissão de Velocidade da FMP em 13/03/2017.