Z55 – piloto RAME MOTO – MIGUEL VILARES

Z55 – piloto RAME MOTO – MIGUEL VILARES

Piloto: MIGUEL VILARES

Número Z: 55

Sexo: M

Idade: 26

Nacionalidade: Portugal, Lisboa

Angariado por: RAME MOTO

Quem sou eu: Engenheiro Mecânico, consultor na Accenture Portugal

Experiência/Resultados:

A minha primeira corrida em motas foi numa prova de  MX em Coruche com 15 anos. Tive múltiplas quedas e andava no final da classificação, antes de ir parar ao hospital com uma lesão no ombro.

A minha primeira experiência em pista foi em Portimão, com 16 anos, à chuva com a pista totalmente encharcada. Em 2009 entrei no Nacional de Velocidade na categoria Promocup 600 com uma Suzuki, tendo começado a época num trackday em Cartagena onde pela primeira vez toquei com o joelho no chão.

A minha primeira corrida foi no sul de França numa prova da Michelin Powercup no circuito Pôle Mécanique Ales Cevennes, à chuva, que teve três bandeiras vermelhas devido ás constantes quedas, mas consegui chegar ao fim sem cair.

Não terminei a primeira prova no campeonato nacional de 2009 no Estoril por ter ficado sem gasolina, mas andei na 7a posição entre 14 pilotos, o que mostrou que tinha ritmo para o campeonato. Na segunda prova, esta em Portimão, fiz o segundo melhor tempo da qualificação, atrás de um piloto francês convidado. Desisti com um problema na embraiagem na volta de aquecimento. Na terceira prova, em Braga, fiz a pole position com 1:26.251 mas não terminei a corrida devido a queda.

No final da época de 2009, fiz a prova de resistência, 500Km Vodafone, numa equipa com dois outros pilotos do campeonato que lutavam comigo em pista. Conseguimos ficar em 2º lugar das 600 e 4º da geral!. Na época de 2010 continuei com a Suzuki na Promocup 600 mas também na Stocksport 600 com a mesma moto e comecei com um pódio no Estoril fazendo o 2º na Promocup e 4º na Stocksport.

Na segunda prova no Estoril fiz a pole-position (1:51,302), deixando o segundo a 0,416 segundos e o terceiro a 3,032 segundos. Liderei a prova até quase ao fim com bom avanço, acabando por cair na parabólica, depois de ter o melhor tempo da corrida (1:50,890) deixando o segundo melhor a 1,138 segundos.

Apesar da queda consegui alinhar na corrida de Stocksport 600 na terceira posição da grelha, e fui em luta pelo terceiro lugar com trocas continuas até ao final com um dos pilotos com quem fiz a resistência em 2009, tendo perdido o terceiro lugar por dois décimos de segundo.

Disse o jornalista da MotoJornal: “Entre 14 concorrentes, muito interessante foi a luta pelo último lugar no pódio, no qual Miguel Vagos e Miguel Vilares alternaram durante a corrida, seguidos de muito perto por José Monteiro. Só na derradeira volta Vagos conseguiu apoderar-se em definitivo desse 3.º lugar, batendo Vilares por dois décimos de segundo.”

Sete anos depois (2017) regressei ás pistas na Moto-Partilhada da ZCUP.PT onde sem experiência na moto, consegui logo ser dos pilotos mais rápidos do troféu.No arranque consegui subir logo para a liderança das Zs e para o segundo lugar da geral. Depois comecei a perder ritmo e acabei por lutar pelo 2º lugar até à última curva, terminando em 3º lugar.

Disse a Motosport: “Partilhando a moto Z01, o jovem piloto Miguel Vilares voltou ás lides depois de as ter abandonado em 2010 e desde cedo mostrou que quem sabe não esquece. (…) Na Corrida 2, a Z01 agora pilotada por Miguel Vilares posiciona-se como a melhor Z na 4ª posição da geral desde a 1ª volta, rodando no segundo 54 feito que mantém durante as 4 primeiras voltas!! Bottoglieri (Z11) falha uma mudança de caixa no arranque, atrasa-se mas sobe á liderança das Zs por troca com Vilares (Z01) á 5ª volta, posição que não mais largaria até ao final. Entretanto Bogdanov (Z07) consegue recuperar de um mau arranque e inicia, á 6ª volta, um duelo sem tréguas com Vilares (Z01) lutando estes pilotos volta-a-volta, curva-a-curva, conseguindo Bogdanov levar a melhor no final da última volta e assim arrebatar o 2º lugar das Zs e 6º da geral!”

Equipa: RAME MOTO

Web: www.ramemoto.com

Facebook: @standramemoto

Instagram: ND

Twitter: ND

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *