Depois do sucesso da época 2018 onde, as Kawasaki da ZCUP conseguiram um pódio histórico à geral, na corrida de resistência das 3 Horas do Estoril, e o troféu iniciou a sua internacionalização com um bem sucedido fim-de-semana de corridas, no circuito de Jerez onde, conseguiu juntar 19 pilotos numa grelha própria, em 2019 o Troféu Kawasaki ZCUP entrará no seu 4º ano consecutivo com novas ambições.
A época de 2018 foi pontuada por muitas histórias, umas melhores do que outras, mas onde todas acrescentaram algo à memória colectiva da ZCUP, à individual de cada um dos participantes mas também à dos seus amigos e apoiantes. Até os cancelamentos de duas das 14 corridas contribuíram para tal, mesmo tendo reduzido o tempo total em pista, aspecto importante a ter em conta, nomeadamente para os participantes estrangeiros. Afinal estes deslocam-se das suas longínquas paragens para virem fazer o que mais gostam connosco e esperam rodar o máximo de tempo possível, como é natural.
Miguel Vilares, ao vencer em 2018, sucedeu assim a Frédèric Bottoglieri, que ainda liderou a tabela nesta época tendo sido o vencedor em 2017. Este, por sua vez, já tinha sucedido a Miguel Franco de Sousa, vencedor em 2016. Três anos, três vencedores diferentes, o que só contribui para animar o troféu e a crescente comunidade de entusiastas/ seguidores.
Esta época de 2018 foi também pautada pela entrada de dois concessionários da Kawasaki na comunidade ZCUP, tendo capitalizado no apoio concedido pelo importador da marca (Multimoto).
Estes foram a Rame Moto de Lisboa, Odivelas e a Moto Vargues de Faro, onde o primeiro se destacou na angariação de pilotos, e na aposta feita ao inscrever a moto com o piloto que veria a vencer o troféu (a Z55). Foi com certeza um investimento com elevado retorno!! Esperemos que estes exemplos motivem e mobilizem outros concessionários para a próxima época.
A fechar o resumo da época 2018, fica o registo de ter sido a ZCUP quem mais motos da Kawasaki reuniu entre todas as modalidades desportivas promovidas pela FMP, e as únicas Kawasaki a vencerem “à geral” provas do CNV Moto. Com as mudanças já previstas para a próxima época, ficarão para a história os melhores tempos registados até à data, que serão agora a nova referência a bater pelos pilotos nestes circuitos:
O promotor encerrou a época com uma gala realizada em parceria com a RameMoto no bar do Clube XIII Legion, situado no Nirvana Studio onde houve a oportunidade para festejar, conviver e homenagear os participantes e as pessoas que apoiam o troféu.