Compilámos algumas perguntas que os nossos seguidores têm feito sobre o troféu ZCUP e as nossas respostas.

Esperamos que este FAQ esclareça as suas dúvidas.

No entanto se tiver alguma pergunta para nos fazer poderá sempre entrar em contacto connosco e colocar a sua dúvida.

P: O que é o Troféu ZCUP?

O Troféu ZCUP é uma fórmula de iniciação desenhada para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os seus afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem à sua paixão.

 

É para estas pessoas (com mais de 25 anos de idade) que a ZCUP foi criada e por isso se optou por uma “naked bike” de cilindrada média, a KAWASAKI Z900, por ser este tipo de motos mais fáceis de aprender. Estas motos têm também a vantagem de serem polivalentes e servirem para o dia-a-dia. Mas a intenção é que as pessoas venham acelerar nas pistas e não nas estradas e por isso entrega-se uma moto pronta para correr mas não matriculada.

 

Porque se pretende uma fórmula acessível a qualquer um a ZCUP vai aceitar inscrições de pilotos com a sua própria Z900, que será preparada com o Kit Copa, mas também inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos. Neste caso acresce ao valor da inscrição, os valores do fato adicional, da Licença Desportiva para o 2º piloto, do catering e pouco mais.

 

Por ser uma fórmula de iniciação, não poderão participar pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais de 600 e 1000 dos Campeonatos Nacionais nos últimos cinco anos, e as alterações á moto serão limitadas essencialmente ao seguinte: verificação da pressão dos pneus, da quantidade de gasolina no depósito, do “setting” das suspensões (compressão, extensão e pré-carga), posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro que altera a geometria da moto e pouco mais.  A estes parâmetros soma-se a posição do piloto na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração e a forma física. Aspectos mais do que suficientes para entreter os pilotos a encontrar “aquela diferença”.

P: Quais as datas das provas?

R: A copa ZCUP realiza-se sobretudo no quadro do CNV Moto sancionado pela FMP, com calendário próprio. Ver página CALENDÁRIO.

P: Quais são as modalidade de inscrição e o que contemplam?

R: As modalidades de Inscrição estão descritas na página INSCRIÇÕES

    P: No caso de comprar a moto preparada com o kit copa é me incluído o material de origem (piscas, farol, plásticos, etc..) para que depois possa matricular mais tarde se o assim entender?

    R: Sim. Nas modalidades de inscrição com a moto nova incluída (BASE e BASE MOTO PARTILHADA), será entregue todo o material e origem que é substituído na aplicação do Kit Copa. Se optar pela modalidade MOTO-PRÓPRIA, ser-lhe-á entregue o material de origem retirado á moto no estado em que estiver.

    P: Não sendo, uma moto com matricula qual seria o preço de inscrição na ZCUP com uma moto com matricula?

    R: Optámos pela moto sem matrícula por duas razões fundamentais: a) cumprir com o nosso lema de “acelera nas pistas e não nas estradas” e b) deixar ao piloto a opção de/se e quando a matricular.  Este segundo ponto acontece porque pode haver interesse em ter a moto somente para as corridas e trackdays e assim evitam-se custos adicionais desnecessários antes de tempo.

    No entanto se o piloto o desejar, a moto pode ser entregue matriculada contra o pagamento adicional dos respectivos custos que rondam os €700.

    P: Se a mota não está legalizada para poder circular na estrada, como se faz a rodagem?

    R: A ZCUP aconselha vivamente fazer a rodagem da moto nos circuitos.  Neste link, podem consultar a oferta total de trackdays entre Espanha e Portugal: Trackdays

     

    Aconselhamos a seguinte abordagem construída com base em experiência concreta:

    1. Inscrever num trackday na sessão de INICIADOS. Se o organizador o permitir, acordar com este a participação em todas as sessões independentemente do nível, mas utilizando um colete para fácil identificação em pista.
    2. No briefing inicial, solicitar ao organizador que avise da sua presença e objectivo (fazer a rodagem). Nota: nos trackdays de pré-época são vários os pilotos que utilizam este procedimento para fazer a rodagem das suas motos por isso os organizadores (experientes) já estão habituados.
    3. Em pista, rolar normalmente na trajectória correcta e ir subindo a rotação máxima e o tempo na rotação máxima gradualmente (geralmente desde as 6.000 até ás 10.000) durante as várias sessões.
    4. No final do dia, e cumpridas todas as sessões, a moto terá atingido cerca de 400 kms progressivamente o que é suficiente e bastante razoável para a rodagem do motor.

     

    Nota: preferencialmente utilizar pneus para pista, poupando-se os pneus de origem.  Pneus racing com pouco uso servem perfeitamente e conseguem-se a bons preços no mercado.

    P: Podem garantir a existência da ZCUP por mais do que uma época?

    R: O projecto da ZCUP iniciou-se em 2016 e pretende continuar por muitos e bons anos.  É esse o espírito e objectivos de todos os parceiros envolvidos.  Mas como é natural e próprio das iniciativas de participação voluntária, a continuidade do projecto dependerá da adesão que tiver.

    P: Assumindo que a ZCUP continua nos próximos anos, qual seria o preço para o 2º campeonato?

    R: Ver a título de exemplo a modalidade RENOVAÇÃO que assenta nos seguintes princípios base:

    • máxima reciclagem, ou seja, todo o material desta época será admitido na época seguinte e o valor ajustado (reduzido) em conformidade.
    • adesão de sponsors, ou seja, acreditamos que o sucesso atrairá sponsors cuja contribuição será reflectida nos custos de participação dos pilotos com prioridade para os inscritos em anos anteriores.
    P: As carenagens fornecidas com o KIT COPA da ZCUP já vêm pintadas?
    • R: As carenagens já vem pintadas e decoradas com o kit gráfico da AQD. Estes 2 itens, a par dos outros do KIT COPA estão incluídos no valor da inscrição..
    P: O pagamento do troféu é feito a pronto ou pode ser feito em prestações? E a que entidade é feito o pagamento?

    R: Os pagamentos das inscrição são feitos a pronto ao promotor da ZCUP (Murvil Lda) por transferência bancária preferencialmente. Os dados para a transferência serão informados via email a todos os que se inscreverem. A possibilidade de pagamentos em parcelas é avaliada caso-a-caso.

    Após confirmação da inscrição é enviado email de confirmação da inscrição e os dados para pagamento. Após confirmação do pagamento será enviada confirmação da inscrição válida e iniciada a preparação da moto. Quando a moto estiver preparada será agendada a sua entrega em conjunto com o material original/ usado substituído.

    P: A preparação da mota é feita pelo concessionário da Kawasaki ou pela AG Racing?

    R: A preparação da moto é feita pela AG RACING, um nome de referência inquestionável do motociclismo de velocidade. A opção por um preparador único assegura igualdade á partida para todas as motos inscritas.

    P: Os pneus a utilizar deverão ser comprados à organização (pneus de controlo), e se sim o custo dos mesmos?

    R: Os pneus a utilizar obrigatoriamente serão os referidos no REGULAMENTO onde se estabelece também os preços e o prestador de serviço nas corridas.

    P: Como serão desenroladas as corridas?

    R: Os treinos a realizar e  as corridas poderão ser distintos em função do número de pilotos inscritos. Até 10 inscritos, a ZCUP acontecerá em conjunto com o TROFÉU NACIONAL SÉCULO XX – TAÇA LUÍS CARREIRA por considerarmos que é a classe que roda em tempos próximos aos da ZCUP e pela boa experiência desde 2016. Acima de 10 inscritos, a ZCUP terá uma grelha própria (sujeito a confirmação pela FMP) e procedimentos de treinos e corridas específicos que, no essencial, se resumem a 2 sessões de treinos cronometrados e 2 mangas por corrida para um total próximo de 2 horas em pista.

    P: Em caso de queda com a moto no decorrer das provas temos acesso a peças novas com algum desconto?

    R: Sim e no local. Está previsto ter as principais peças de reposição nos circuitos a preços abaixo do mercado para ninguém ficar apeado.

    P: O óleo de motor e pastilhas de travagem pneus a utilizar deverão ser comprados à organização, e se sim o custo dos mesmos?

    R: As opções de óleo de motor e pastilhas de travão sinterizadas são livres mas o promotor da ZCUP recomenda a ENI para os óleos e a GALFER para as pastilhas.

    P: Que tipo de apoios nos podem ser concedidos pelos concessionários da Kawasaki? Têm algum tipo de participação no nosso orçamento? Ou fazem alguma participação em bens materiais?

    R: Os concessionários Kawasaki podem conceder os apoios que entenderem aos pilotos por eles angariados. Cada um decidirá para cada caso a opção que for mais adequada para ambas as partes: o piloto e o concessionário. O objectivo é deixar que “cada caso seja um caso” e seja tratado como tal no local e entre as pessoas interessadas.

    P: Que outras ajudas poderemos ter?

    R: A equipa da ZCUP quer criar a máxima facilidade possível aos seus aderentes e por isso irá proporcionar pacotes opcionais que irão aumentar ainda mais o conforto de participar.  Esses pacotes pretendem sobretudo facilitar o trabalho de mudança de rodas e aconselhamento técnico individualizado, a manutenção da moto, o seu transporte e guarda das motos entre outros. Os interessados devem enviar um email para geral@zcup.pt.

    P: Estão previstos os sponsors individuais?

    R: Os patrocinadores pessoais irão ter espaço na moto, no capacete do piloto e na boxe conforme ilustra a figura seguinte:

    Os espaços alaranjados são os disponíveis para os sponsors individuais. Confira no Regulamento da Copa ZCUP.

    P: Qual vai ser a visibilidade?

    R: Após a 1ª edição em 2016 os dados resumo de cobertura mediática foram os descritos na figura seguinte:

    A intenção, o plano e os trabalhos em curso, têm por objectivo superar o que até á data se fez e para isso contamos com a HYPE (Hype.pt) de Rui Belmonte a A2 como parceiros.

    P: Quanto á inscrição onde a posso fazer?

    R: Pode fazer já a sua inscrição aqui na página INSCRIÇÃO. Esta inscrição, como dito atrás não confere qualquer vínculo mas é tão somente um passo mais na (boa) demonstração de interesse e a criação de um canal de comunicação privilegiado. A inscrição será efectiva após a validação do pagamento ou da aprovação do crédito da modalidade escolhida.

    P: Como poderei estar informado das novidades sobre a ZCUP?

    R: Através do email geral@zcup.pt, do nosso website (zcup.pt) nos websites dos nossos principais parceiros (MULTIMOTO, ZCUP PT e Multimoto e AG RACING ZCUP e AG Racing) ou seguindo-nos no Facebook a ZCUP PT no FB

    ZCUP

    zcup pt 2019