Compilámos algumas perguntas que os nossos seguidores têm feito sobre a copa ZCUP PT e as nossas respostas.

Esperamos que este FAQ esclareça as suas dúvidas.

No entanto se tiver alguma pergunta para nos fazer poderá sempre entrar em contacto connosco e colocar a sua dúvida.

P: O que é a Copa ZCUP PT?

A Copa ZCUP PT é uma fórmula de iniciação desenhada para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os seus afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem à sua paixão.

 

É para estas pessoas (com mais de 25 anos de idade) que a ZCUP PT foi criada e por isso se optou por uma “naked bike” de cilindrada média, as KAWASAKI Z800 e Z900, por ser este tipo de motos mais fáceis de aprender. Estas motos têm também a vantagem de serem polivalentes e servirem para o dia-a-dia. Mas a intenção é que as pessoas venham acelerar nas pistas e não nas estradas e por isso entrega-se uma moto pronta para correr mas não matriculada.

 

Porque se pretende uma fórmula acessível a qualquer um a ZCUP vai aceitar inscrições de pilotos com a sua própria Z800 ou Z900, que será preparada com o Kit Copa, mas também inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos. Neste caso acresce ao valor da inscrição, os valores do fato adicional, da Licença Desportiva para o 2º piloto, do catering e pouco mais.

 

Por ser uma fórmula de iniciação, não poderão participar pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais de 600 e 1000 do Campeonato Nacional desde 2012 inclusive, e as alterações á moto serão limitadas essencialmente ao seguinte: verificação da pressão dos pneus, da quantidade de gasolina no depósito, do “setting” das suspensões (compressão, extensão e pré-carga), posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro que altera a geometria da moto e pouco mais.  A estes parâmetros soma-se a posição do piloto na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração e a forma física. Aspectos mais do que suficientes para entreter os pilotos a encontrar “aquela diferença”.

P: Quais as datas das provas?

R: A copa ZCUP PT realiza-se no quadro do CNV que, á data de Fevereiro 2017, tem o seguinte calendário:

Data Circuito/ Prova Organizador
21/22 – Maio AIA/ Portimão I AIA
17/18 – Junho Estoril I MCE
08/09 – Julho Braga I CAM
23/24 -Setembro Estoril II MCE
14/15 – Outubro Braga II CAM
28/29 – Outubro Estoril III MCE

Nota: É intenção do promotor da ZCUP PT levar os pilotos inscritos correr a outro circuito mas nada está confirmado.

P: Quais são as modalidade de inscrição e o que contemplam?

R: Existem as seguintes modalidades de inscrição/participação:

  • BASE Z900 = €13.500 – inclui uma KAWASAKI Z900 nova, preparada com o KIT COPA pela AG RACING em conjunto com um fato de cabedal de 1 peça feito á medida, a Licença Desportiva aplicável, as Inscrições em todas as provas do CNV Moto 2017, o Espaço nas Boxes/Tendas, o Transponder obrigatório, almoços para 2 pessoas durante os dias das corridas, Enquadramento e Aconselhamento.
  • MOTO-PRÓPRIA Z900/Z800 = €6.500 – inclui todos os itens precedentes excepto a moto. Pressupõe uma avaliação prévia pela AG Racing do estado da moto.
  • MOTO-PRÓPRIA Z800ZCUPES = €4.500 – pressupõe que o piloto detenha uma Kawasaki Z800 com a preparação aceite em 2016 da ZCUP do FIM/CEV. Pressupõe uma avaliação prévia pela AG Racing do estado da moto.
  • MOTO-PARTILHADA = €1.300 a acrescer a qualquer das modalidades anteriores.
  • CONTINUAÇÃO 16/17 = €2.500 exclusivo para os inscritos de facto na ZCUP PT em 2016 que queiram continuar em 2017 com as suas Z800.
  • VOUCHER MOTO-PARTILHADA = €615 + caução de €1.000 para partilhar com outro piloto os treinos livres, os treinos cronometrados e fazer 1 das 2 mangas numa Z900 ZCUP PT Edition numa das provas do CNV Moto 2017. Sujeito a disponibilidade, comprovação de experiência mínima e pagamento até 2 semanas antes do fim de semana escolhido.

 

Nota: Todos estes valores já incluem IVA á taxa aplicável á data de elaboração deste texto.

 

O Kit Copa inclui os seguintes itens:

  • Kit completo de carenagens
  • Escape (ponteira e tubo)
  • Quickshifter
  • Amortecedor traseiro + amortecedor de direcção + kit interno da forquilha BITUBO
  • Malhas de aço
  • Peseiras racing
  • Kit completo de protecções de motor + barbatana GBRACING
  • Cogumelos + tampão de gasolina racing + tampão de óleo freável + cavalete traseiro + apoios de cavalete
  • Flitro de ar especial
  • Kit gráfico AQD
  • Espuma para o depósito de gasolina Explosafe
P: No caso de comprar a moto preparada com o kit copa é me incluído o material de origem (piscas, farol, plásticos, etc..) para que depois possa matricular mais tarde se o assim entender?

R: Sim. Nas modalidades de inscrição com a moto nova incluída (BASE e BASE MOTO PARTILHADA), será entregue todo o material e origem que é substituído na aplicação do Kit Copa. Se optar pela modalidade MOTO-PRÓPRIA, ser-lhe-á entregue o material de origem retirado á moto no estado em que estiver.

P: Não sendo, uma moto com matricula qual seria o preço de inscrição na ZCUP PT com uma moto com matricula?

R: Optámos pela moto sem matrícula por duas razões fundamentais: a) cumprir com o nosso lema de “acelera nas pistas e não nas estradas” e b) deixar ao piloto a opção de/se e quando a matricular.  Este segundo ponto acontece porque pode haver interesse em ter a moto somente para as corridas e trackdays e assim evitam-se custos adicionais desnecessários antes de tempo.

No entanto se o piloto o desejar, a moto pode ser entregue matriculada contra o pagamento adicional dos respectivos custos que rondam os €700.

P: Se a mota não está legalizada para poder circular na estrada, como se faz a rodagem?

R: A ZCUP PT aconselha vivamente fazer a rodagem da moto nos circuitos.  Neste link, podem consultar a oferta total de trackdays entre Espanha e Portugal: Trackdays

 

Aconselhamos a seguinte abordagem construída com base em experiência concreta:

  1. Inscrever num trackday na sessão de INICIADOS. Se o organizador o permitir, acordar com este a participação em todas as sessões independentemente do nível, mas utilizando um colete para fácil identificação em pista.
  2. No briefing inicial, solicitar ao organizador que avise da sua presença e objectivo (fazer a rodagem). Nota: nos trackdays de pré-época são vários os pilotos que utilizam este procedimento para fazer a rodagem das suas motos por isso os organizadores (experientes) já estão habituados.
  3. Em pista, rolar normalmente na trajectória correcta e ir subindo a rotação máxima e o tempo na rotação máxima gradualmente (geralmente desde as 6.000 até ás 10.000) durante as várias sessões.
  4. No final do dia, e cumpridas todas as sessões, a moto terá atingido cerca de 400 kms progressivamente o que é suficiente e bastante razoável para a rodagem do motor.

 

Nota: preferencialmente utilizar pneus para pista, poupando-se os pneus de origem.  Pneus racing com pouco uso servem perfeitamente e conseguem-se a bons preços no mercado.

P: Podem garantir a existência da ZCUP PT por mais do que uma época?

R: O projecto da ZCUP PT iniciou-se em 2016 e pretende continuar por muitos e bons anos.  É esse o espírito e objectivos de todos os parceiros envolvidos.  Mas como é natural e próprio das iniciativas de participação voluntária, a continui-dade do projecto dependerá da adesão que tiver.  Para já tudo indica que haverá a edição 2018.

P: Assumindo que a ZCUP PT continua nos próximos anos, qual seria o preço para o 2º campeonato?

R: Como se pode comprovar com a modalidade de inscrição CONTINUAÇÃO 16/17 por €2.500 porque o mesmo assenta nos seguintes princípios base:

  1. máxima reciclagem, ou seja, todo o material desta época será admitido na época seguinte e o valor ajustado (reduzido) em conformidade.

adesão de sponsors, ou seja, acreditamos que o sucesso atrairá sponsors cuja contribuição será reflectida nos custos de participação dos pilotos com prioridade para os inscritos em anos anteriores.

P: As carenagens fornecidas com o KIT COPA da ZCUP PT já vêm pintadas?
  • R: As carenagens já vem pintadas e decoradas com o kit gráfico da AQD. Estes 2 itens, a par dos outros do KIT COPA estão incluídos no valor da inscrição..
P: O pagamento do troféu é feito a pronto ou pode ser feito em prestações? E a que entidade é feito o pagamento?

R: Os pagamentos das inscrição são feitos a pronto ao promotor da ZCUP PT (Murvil Lda) por transferência bancária preferencialmente. Os dados para a transferência serão informados via email a todos os que se inscreverem. A possibilidade de pagamentos em parcelas é avaliada caso-a-caso.

 

Para aqueles que preferem não pagar a pronto, a MULTIMOTO e o Banco SANTANDER ou o parceiro do promotor o BANCO PRIMUS) desenharam pacotes de financiamento um a 2 anos e o outro até 5 anos a taxas competitivas. Os detalhes deste pacote podem ser solicitados pelo email geral@zcup.pt

 

Após confirmação da inscrição é enviado email de confirmação da inscrição e os dados para pagamento. Após confirmação do pagamento será enviada confirmação da inscrição válida e iniciada a preparação da moto. Quando a moto estiver preparada será agendada a sua entrega em conjunto com o material original/ usado substituído.

P: A preparação da mota é feita pelo concessionário da Kawasaki ou pela AG Racing?

R: A preparação da moto é feita pela AG RACING, um nome de referência inquestionável do motociclismo de velocidade. A opção por um preparador único assegura igualdade á partida para todas as motos inscritas.

P: Os pneus a utilizar deverão ser comprados à organização (pneus de controlo), e se sim o custo dos mesmos?

R: Os pneus a utilizar obrigatoriamente serão CONTINENTAL ContiRaceAttack COMP e RAIN nas medidas 120/70 ZR 17 e 180/60 ZR 17 (para as Z800) e 190/55 ZR 17.

 

Os valores que irão ser praticados são os seguintes:

  • ContiRaceAttack Comp 120/70 ZR 17 – 120,00€
  • ContRaceiAttack Comp 180/60 ZR 17 – 160,00€
  • ContiRaceAttack Comp 190/55 ZR 17 – 170,00€
  • ContiRaceAttack Rain 120/70 ZR 17 – 130,00€
  • ContiRaceAttack Rain 180/06 ZR 17 – 190,00€
  • ContiRaceAttack Rain 190/55 ZR 17 – 200,00€

 

Nota: Estes valores já incluem os impostos e a troca de pneus nas corridas feitas pela Motoval (nas jantes desmontadas).

 

A compra é feita obrigatoriamente ao promotor da ZCUP PT por forma a assegurar os compromissos assumidos com a CONTINENTAL e com a Motoval.

P: Como serão desenroladas as corridas?

R: Os treinos a realizar e  as corridas poderão ser distintos em função do número de pilotos inscritos. Até 10 inscritos, a ZCUP PT acontecerá em conjunto com o TROFÉU NACIONAL SÉCULO XX – TAÇA LUÍS CARREIRA por considerarmos que é a classe que roda em tempos próximos aos da ZCUP PT e pela boa experiência de 2016. Acima de 10 inscritos, a ZCUP PT terá uma grelha própria (sujeito a confirmação pela FMP) e procedimentos de treinos e corridas específicos que, no essencial, se resumem a 2 sessões de treinos cronometrados e 2 mangas por corrida para um total próximo de 2 horas em pista.

P: Em caso de queda com a moto no decorrer das provas temos acesso a peças novas com algum desconto?

R: Sim e no local. Está previsto ter as principais peças de reposição nos circuitos a preços abaixo do mercado para ninguém ficar apeado.

P: O óleo de motor e pastilhas de travagem pneus a utilizar deverão ser comprados à organização, e se sim o custo dos mesmos?

R: As opções de óleo de motor e pastilhas de travão sinterizadas são livres mas o promotor da ZCUP PT recomenda a ENI para os óleos e a GALFER para as pastilhas.

P: Que tipo de apoios nos podem ser concedidos pelos concessionários da Kawasaki? Têm algum tipo de participação no nosso orçamento? Ou fazem alguma participação em bens materiais?

R: Os concessionários Kawasaki podem conceder os apoios que entenderem aos pilotos por eles angariados. Cada um decidirá para cada caso a opção que for mais adequada para ambas as partes: o piloto e o concessionário. O objectivo é deixar que “cada caso seja um caso” e seja tratado como tal no local e entre as pessoas interessadas. Os concessionários Kawasaki são incentivados materialmente e significativamente pelo importador a angariar pilotos e como tal têm todo o interesse em ajudar no que for necessário.

P: Que outras ajudas poderemos ter?

R: A equipa da ZCUP PT quer criar a máxima facilidade possível aos seus aderentes e por isso irá proporcionar pacotes opcionais que irão aumentar ainda mais o conforto de participar.  Esse pacotes pretendem sobretudo facilitar o trabalho de mudança de rodas e aconselhamento técnico individualizado, a manutenção da moto, o seu transporte e guarda das motos entre outros. Os interessados devem enviar um email para geral@zcup.pt.

P: Estão previstos os sponsors individuais?

R: Os patrocinadores pessoais irão ter espaço na moto, no capacete do piloto e na boxe conforme ilustra a figura seguinte:

Os espaços alaranjados são os disponíveis para os sponsors individuais. Confira no Regulamento da Copa ZCUP PT.

P: Qual vai ser a visibilidade?

R: Após a 1ª edição em 2016 os dados resumo de cobertura mediática foram os descritos na figura seguinte:

A intenção, o plano e os trabalhos em curso, têm por objectivo superar o que até á data se fez e para isso contamos com a HYPE (Hype.pt) de Rui Belmonte a A2 como parceiros.ceiro.

P: Quanto á inscrição onde a posso fazer?

R: Pode fazer já a sua inscrição aqui: Formulário de Inscrição ZCUP PT  Esta inscrição, como dito atrás não confere qualquer vínculo mas é tão somente um passo mais na (boa) demonstração de interesse e a criação de um canal de comunicação privilegiado. A inscrição será efectiva após a validação do pagamento ou da aprovação do crédito da modalidade escolhida.

P: Como poderei estar informado das novidades sobre a ZCUP PT?

R: Através do email geral@zcup.pt, do nosso website (zcup.pt) nos websites dos nossos principais parceiros (MULTIMOTO ZCUP PT e Multimoto e AG RACING ZCUP PT e AG Racing) ou seguindo-nos no Facebook a ZCUP PT no FB

Copa

ZCUP PT Kawasaki Z900 Inscritos