Neste trágico fim-de-semana de 17 e 18 de Junho, com temperaturas muito elevadas (acima dos 40ºC com o asfalto a cerca de 60ºc), continuou no Circuito do Estoril, a época de 2017 do CNV Moto agora com as Z900 ZCUPPT Edition a estrearem vitórias “à geral”.

Em conjunto com o Troféu TLC ENI, a ZCUPPT representou acima de 20% da Grelha de Partida tendo as Z57 (Miguel Sousa) e Z01 (Paulo Vicente) conseguido ficar na 2ª linha (5º e 6º da “geral”) ficando as restantes arredadas dos lugares da frente por problemas ocorridos com os transponders, tendo o vencedor de Portimão (Z11 – Frédèric Bottoglieri) e a surpresa deste início de época (Z07 – Pavel Bogdanov) partido das últimas linhas da Grelha de Partida (20º e 22º respectivamente), atrás da Z20 de Joaquim Boavida.

Na Corrida 1, tanto Miguel Sousa (Z57) como Paulo Vicente (Z01) conseguiram boas partidas, tendo a Z01 feito a 1ª volta em 3º lugar da geral, subindo à 2ª posição na volta seguinte! Estava dado o mote para a corrida, pois Frédèric Bottoglieri (Z11), sobremotivado por partir dos últimos lugares, faz um arranque de antologia e passa 14 pilotos na 1ª volta posicionando-se em 6º, logo atrás da Z57. Á 3ª volta ascende a 3º posicionando-se em 1º á 5ª volta, liderando a corrida a partir daí sempre em animado confronto com os líderes das outras categorias!

A Corrida 1, consagrou assim a 1ª vez que uma Z900 ganhou uma corrida “á geral” conseguindo esta fazer o melhor tempo no parcial 1 e registando a velocidade máxima mais elevada (239,5). Miguel Sousa terminou em 4º da geral (2º das Zs), Paulo Vicente em 8º da geral (3º das Zs), Pavel Bogdanov em 12º (4º das Zs) com Joaquim Boavida em 20º (5º das Zs).

Na Corrida 2, a moto Z01 foi pilotada por Pedro Flores recorrendo à modalidade Moto-Partilhada e a Direcção de Corrida reposicionou a Z07 (Pavel Bogdanov) na 4ª linha de partida depois de analisados os tempos na Qualificação. As expectativas eram elevadas devido aos resultados da corrida anterior e, mais uma vez, as “Zs” não desiludiram! Miguel Sousa faz um excelente arranque e posiciona-se em 3º na 1ª volta seguido de Frédèric Bottoglieri na 5ª posição que volta a fazer um arranque “daqueles” (passou 16 pilotos na 1ª volta!!) com Pedro Flores (Z01) logo a seguir.

Pavel Bogdanov falhou o arranque e passava na 14ª posição na 1ª volta tendo Joaquim Boavida (Z20) não participado por problemas no seu equipamento. Á 3ª volta, Frédèric Bottoglieri ascende à primeira posição e inicia uma animado duelo com o detentor da pole-position da TLC ENI, trocando constantemente de posições até ao final, mas conseguindo assegurar a vitória “á geral” pela 2ª vez consecutiva!!  Desta vez foram as duas Zs de Frédèric e Miguel a fazerem o melhor tempo no parcial 1, mostrando em que parte do circuito as Zs eram superiores.

Miguel Sousa e Pedro Flores (Z01) mantiveram toda a corrida uma animada luta pelo 5º lugar da geral (2º das Zs) tendo Pedro Flores falhado uma tentativa de ultrapassagem na última volta que o relegou para a 7ª posição da geral (3º das Zs). Pavel Bogdanov (Z07) voltou a falhar o arranque mas manteve um tranquilo 15º á geral (4º das Zs) nesta sua primeira visita ao Estoril.

Para alem dos resultados e da excelente estreia nas “vitórias á geral”, de realçar o excelente ambiente vivido nas boxes e no paddock, com todos os pilotos a entreajudarem-se e a viverem com gosto as corridas fazendo aquilo que mais gostam de fazer no sítio certo!

Foto by Miguel Araújo