Depois da 2ª ronda no Estoril, onde Abián Santana Romero se sagrou campeão da ZCUP IB, a ZCUP, neste último fim-de-semana de Agosto, rumou ao circuito de Motorland Aragón em Alcañiz, Espanha, para a sua 6ª ronda da PT e 4ª e última da IB onde ainda estavam por definir o 2º e 3º lugar desta primeira época da ZCUP IB.

Com 50 pontos em jogo, Amaral (Z10), Sardanyons Calomina (Z88), Diaz Buzón (Z55) ou Bogdanov (Z07), podiam, matematicamente, ascender ao 2º lugar final, mas os favoritos eram Farias (Z21) em 2º lugar com 81 pontos, Vicente (Z01) a 6 pontos e Franco (Z22) a 7 pontos de Farias. Dito de outra forma, Franco tinha de ficar à frente de Vicente e ambos à frente de Farias e todos lá na frente das corridas para colher os pontos mais gordos!

Num circuito a descobrir por todos excepto pelos espanhóis, a incógnita era grande e a coisa não parecia ser fácil. Mas já lá vamos!

Nesta última ronda da IB, a decepcionante ausência do já vencedor Abián (Z85) foi algo compensada pelo retorno de alguns dos protagonistas das rondas anteriores da IB, pela estreia do espanhol Ramón Hernandez (Z46) e pelo regresso do francês Jérôme Loger (Z28) aos quais se juntaram os portugueses que apostaram em ir conhecer este circuito mundialista antes da ronda de MotoGP, totalizando assim 13 participantes dos 20 esperados.

Os treinos de sexta-feira, num calor abrasador, permitiram aos estreantes descobrir este rápido, exigente e espectacular circuito em 4 sessões de 25´ que se revelaram curtas para entrar em harmonia com os 5,1 Km do circuito.

A dificuldade em alinhar com a “música” deste rápido circuito, levou a uma forte queda de Bogdanov que o deixou momentaneamente desacordado.

Prontamente socorrido pelos médicos, revelou-se que nada de grave tinha, mas impedindo-o de alinhar nas corridas do fim-de-semana. Que pena, pois o ritmo que já estava a alcançar prometiam belas corridas.

Com igual consequência, esteve Manzano (Z23) cuja caixa de velocidades entregou “a alma ao criador” logo na primeira sessão de treinos, retirando este rápido piloto das corridas do fim-de-semana, tal como já tinha acontecido em Jerez. Que falta de sorte!!

Calificación

Depois de uma bela jantarada entre pilotos e mecânicos na sexta à noite, a Qualificação levou os pilotos à pista na hora de maior calor (13:00), onde o favoritismo de Sardanyons concretizou-se na obtenção da pole (2:06,844) deixando a concorrência a mais de 2s!!

A surpresa veio dos portugueses Vicente, Farias e Franco que conseguiram superar os rápidos espanhóis já conhecedores do circuito.

Amaral liderou a caravana dos restantes todos que se qualificavam pela 1ª vez neste circuito, conseguindo todos ficar dentro do limite dos 120%! O resultado da Qualificação dava o mote para as corridas!

Aproveitando novidade regulamentar desta época, que permite a cada piloto escolher uma corrida (e só uma) para utilizar o Kit Boost, Galindo (Z74) aproveitou a desistência de Bogdanov para o montar na 1ª corrida esperando assim fazer a diferença com a redução de 6 Kg de peso não suspenso decorrente das belas jantes Dymag, equipadas com rolamentos cerâmicos, bem como, uma transmissão ligeiramente mais longa que prometia maior velocidade na longa recta interior!

Corrida 1

A corrida de sábado (corrida 1) era a última do programa do dia às 19:00, prometendo uma temperatura mais clemente, mas o que surpreendeu foi o vento que se levantou para surpresa de todos.

Assim, com o vento a soprar forte, Sardanyons faz o holeshot seguido de Vicente e de Amaral que salta de 7º para 3º!! Grande arranque de Amaral!

Logo a seguir, Galindo, perde a frente na rápida curva 3 caindo, felizmente sem gravidade, mas com a moto incapaz de voltar à pista acaba aí a 1ª corrida. Acontece.

Enquanto Sardanyons, com Vicente na sua peugada, ia-se embora de toda a gente, Franco passa Amaral na longa esquerda depois do “saca-rolhas” levando Diaz Buzón e Farias com ele.

Na início da 2ª volta, Farias passa Diaz Buzón, mas falha a travagem da curva 1 fazendo-lhe Diaz Buzón a tesoura! No início da 3ª volta, na forte travagem da curva 1, Diaz Buzón passa Franco por fora!

Enquanto Diaz Buzón se aproxima de Vicente, que entretanto perdeu o contacto com o líder Sardanyons, Farias faz a aspiração a Franco e passa-o no final da recta interior!

Na 5ª volta, Diaz Buzón passa Vicente na travagem para a última esquerda e sobe à 2ª posição. Na 6ª volta, Farias cola-se a Vicente e segue-o que nem uma lapa, ganhando aqui perdendo ali mas sem o conseguir ultrapassar, enquanto Diaz Buzón se afasta um pouco de Vicente.

Entretanto dobram Doremalen (Z15) na penúltima volta neste jogo do gato e do rato. A uma volta e meia do fim, Diaz Buzón perde a moto na saída do “saca-rolhas” e cai felizmente sem consequências, conseguindo o piloto voltar à corrida, mas já bastante atrasado! Vicente e Farias sobem assim à 2ª e 3ª posição respectivamente.

Na entrada da última volta, Farias passa Vicente e sobe a 2º! Mas na curva 7 falha a travagem e sai de pista, caindo na gravilha ao tentar reentrar, deixando a 2ª posição para Vicente!

Lá atrás Amaral e Loger andam entretidos a corrida toda e conseguem terminar à frente de Farias. Hernadez, consegue superar o sobrevivente Vilardebó (Z12) que, com a caixa de velocidades a querer ir de férias, ainda consegue terminar à frente de Diaz Buzón e Doremalen.

Muito bom!! À excepção de Sardanyons que ganhou sem qualquer oposição, todos os outros viveram emoções intensas numa pista mais lenta devido ao vento. Grande corrida!!

Com este resultado da Corrida 1, as classificações da ZCUP IB alteram-se, subindo Vilardebó a 9º por troca com Bogdanov, Sardanyons sobe a 5º por troca com Amaral, Vicente sobe a 2º por troca com Farias, trocando a desvantagem de 6 pontos por uma vantagem de 5, chegando Franco a Farias, ficando os dois separados por 1 ponto!

Bom, para a segunda corrida agora é a vez de Vicente sofrer a pressão de ter de ficar na frente de Farias e de Franco, e este obrigado a ficar na frente de Farias, com todos obrigados a terminarem para não serem passados por Sardanyons!! Vai animar!!

Corrida 2

No Domingo, a ZCUP abria o programa de corridas logo pela fresca da manhã (10:30) prometendo um excelente tempo para a prática da modalidade.

Recuperadas as motos de Galindo e Diaz Buzón para a corrida seguinte foi a vez de Vicente montar o Kit Boost (algo agendado desde o início da época por este), para ver se conseguia fazer a diferença para Sardanyons (?!?!)

Sardanyons volta a fazer o holeshot, mas desta vez seguido por Farias e Vicente! Grande arranque de Farias!!

Sardanyons impõem o seu ritmo e começa logo a afastar-se dos demais, enquanto Vicente chega-se a Farias com Diaz Buzón “logo ali” e Franco na peugada deste! Vicente e Diaz Buzón passam Farias no final da recta interior da 1ª volta, subindo logo aí a 2º e 3º respectivamente. Mas Farias falha a entrada na recta da meta e é também passado por Franco ainda nessa volta!! Que primeira volta!!

Na entrada para a 2ª volta, a classificação da ZCUP IB, tem Vicente em 2º, Franco em 3º, Farias em 4º e Sardanyons em 5º!

Na 2ª volta, Franco cheio de vontade, passa Diaz Buzón na curva 5 mas Buzón devolve-lhe a graça mais adiante, mantendo-se as posições da 1ª volta. Com Diaz Buzón a pressionar Vicente, este faz a sua melhor volta do fim-de-semana!

Franco pressiona Diaz Buzón e Farias pressiona Franco mas as posições não se alteram até à 5ª volta! O golpe de teatro acontece à saída do “saca-rolhas” à 6ª volta com a queda de Franco! Queda sem consequências para o piloto mas ao não ter conseguido regressar à corrida, deixou a luta pelo pódio final da ZCUP IB entregue a Farias e Vicente, onde os mais de 5 segundos de diferença que os separavam, a 3 voltas do final, não iam ser fáceis de “derreter”.

Diaz Buzón passa Vicente no final da recta interior (outra vez aqui?!?!) e ambos dobram Doremalen antes do “saca-rolhas” à 7ª volta. Farias esforça-se e baixa 1 décima na distância para Vicente, mas este, na luta para o 2º lugar, aumenta a distância na volta seguinte aproximando-se de Diaz Buzón! Não consegue ascender à 2ª posição mas termina em 3º a somente 3 décimas!

Lá atrás, Galindo pressiona Loger durante as primeiras 4 voltas passando-o na 5ª volta e Amaral na volta 8, fazendo o seu melhor tempo do fim-de-semana na última volta, terminando na 5ª posição!

Fantástico piloto a fazer valer o seu recente título de campeão de handyESBK!! Ah pois é!!

Apesar de todos terem sido mais rápidos, tal deveu-se sobretudo ao bom tempo que se fez sentir e ao maior conhecimento da pista, tendo Galindo e Vicente constatado que o Kit Boost, apesar de ser uma vantagem técnica “no papel”, não é isso que faz a diferença a este nível, pesando mais as condições da pista, a experiência e a atitude do piloto, bem como, o conhecimento do circuito.

ConKitBoostSemKitBoost
Max
Speed
#BPT#Max
Speed
#BPT#
Galindo (Z74)234.32:11,341241.12:10,164
Vicente (Z01)244.92:08,042243.22:09,148

Com a desistência de Franco e com Farias incapaz de chegar a Vicente, os lugares finais do pódio da ZCUP IB ficaram definidos a 2 voltas do fim, ficando Vicente atrás de Abián com Farias em terceiro superando este Sardanyons por somente 2 pontos! Não foi fácil este pódio!!

A ausência de Abián levou o promotor a organizar uma cerimónia “diferente” para entregar as taças do primeiro troféu monomarca ibérico.

A ZCUP terminou assim a primeira época da ZCUP IB e o 6º fim-de-semana de corridas, ficando agora por definir o vencedor da ZCUP PT nos próximos dois fins de semana no Estoril (21/22 Setembro e 19/20 Outubro).

Foi mais um fantástico fim de semana de corridas, desta vez num circuito que poucos conhecem, “con la afición española”, muitas histórias, boa animação em pista, várias nacionalidades, ajudando a animar esta jornada do CIV Campeonato Interautonómico de Velocidad, enquanto a caravana se prepara para ir ver o enorme espectáculo das WSBK em Portimão, já no próximo fim de semana!.