Neste fim-de-semana onde o Algarve foi a capital das motos com a Concentração de Faro a somar-se ao CNV Moto demonstrando que “esta coisa das motos e dos motociclistas” é saudável, normal e sobretudo apaixonante, a comunidade da ZCUP.PT regressou à fantástica pista do Autódromo Internacional do Algarve para fazer o seu 5º fim-de-semana de corridas!

Foi um fim-de-semana animado, algo atribulado, mas já lá vamos!

Apesar do vento frio, a meteorologia esteve sorridente nos dois dias o que ajudou a bem receber os convidados espanhóis e o carismático Bernardo Villar que veio experimentar a ZCUP.PT, aproveitando a disponibilidade da Z44 para ir “ver como é que é”.

Infelizmente, tanto A. Maximiano (Z19) como M. Sousa (Z57) e L. Soares (Z53) não puderam alinhar, uns por ainda não estarem recuperados das suas lesões e outro devido a compromissos pessoais. Apesar destas ausências, a ZCUP.PT conseguiu ter a maior presença em pista no CNV Moto desta época (13 motos) com a vinda do país vizinho de Luis José Galindo (Z74) e Freud Aguayo (Z08) que elevaram a 4 as nacionalidades presentes em pista (oito portugueses, dois franceses, dois espanhóis e um holandês).

Como já começa a ser hábito nestes fins-de-semana de corridas, houve a entrega dos “outros troféus” que contou com a presença de Manuel Marinheiro, presidente da FMP. Desta vez, e sempre com o apoio da NF Cork, celebrou-se a carreira de Bernardo Villar mas também a de Miguel Franco de Sousa, ambos referências históricas do motociclismo nacional, ambos ainda com muito para dar e mostrar. São estes exemplos que nos recordam que a paixão nunca morre e que nunca é tarde para fazer aquilo que mais gostamos e experimentar coisas novas!

Com tantas Zs presentes, a qualificação ditou uma grelha repleta de “verdinhas” com as mais rápidas destas a preencherem as linhas da frente, conseguindo colocar 6 nas 9 primeiras posições a par das mais rápidas das classes SBK e SSP do Troféu ENI/ TLC. Com a linha da frente ocupada por M. Vilares (Z55), que faz a pole “à geral” com 1:56,555, P. Vicente (Z01) e R. Almeida (TLC SBK), seguiam-se F. Bottoglieri (Z11) a liderar a 2ª linha fechada pela melhor das TLC SS (A. Capitão), uma 3ª linha só de Zs, com D. Amaral (Z10), LJ. Galindo (Z74) e R. Pires (Z14), seguidos de N. Farias (Z21) a liderar a 4ª linha, os estreantes B. Villar (Z44) e F. Aguayo (Z08) a liderarem a 5ª linha, J. Loger (Z28) e A. Vilardebó (Z12) a fecharem a 6ª linha e C. Doremalen (Z15) e M. Pestana (Z24) a fecharem a penúltima e última linha da grelha, este último por não ter tido tempo atribuído na qualificação.

Corrida 1

Com a grelha ocupada em mais de 50% pelas Zs, deu-se início á 1ª corrida já a meio da tarde de Sábado com vento forte e algo frio. Dada a partida, quatro Zs saltam imediatamente para a frente com Bottoglieri a realizar o holeshot!

Tanto Bottoglieri como Vilares destacam-se imediatamente do resto do pelotão ao serem os únicos a rodarem logo na 1ª volta abaixo do minuto 2, registando uns impressionantes 1:58 com Vilares a ser o mais rápido dos dois por somente 2 décimas!!

A ver estes dois a irem-se embora, Vicente ao rodar consistentemente no minuto 2:00 assegura a vantagem para Farias que faz um excelente arranque saltando de 10º para 4º!! Um pouco mais atrás, Almeida (SBK), Amaral e Aguayo iniciam uma batalha pelo 5º posto da geral logo seguidos de Trancoso (SBK), Villar e Pires! Na peugada destes, Galindo entretem-se com as mais rápidas SS da TLC (Capitão e Vieira), seguido de Vilardebó e Loger em batalha com 3 pilotos TLC. A fechar o grupo, Doremalen batalha com os pilotos mais veteranos da ENI/TLC superando dois deles.

Depois de constantes trocas de posição com Vilares e de registar a melhor volta da corrida com 1:57,474, Bottoglieri cai à sexta volta na difícil curva 5, deixando Vilares vencer entre as Zs e “à geral” com 11s de avanço sobre Vicente e Farias, que fecham o pódio das Zs e da geral, à frente de Almeida, o vencedor das SBK.

Amaral entra em duelo com os melhores da ENI/ TLC enquanto Aguayo perde ritmo a partir da 4ª volta e é superado por Pires e Villar que batalham entre si. Estes são entretanto surpreendidos pela re-entrada de Bottoglieri, que consegue recuperar da queda rapidamente mas sem se dar conta da pequena fuga de óleo do seu motor. Villar e Galindo chegam-se ao francês e são literalmente regados de óleo nas duas últimas voltas, algo que nem um nem outro apreciaram muito! Como Villar foi o mais resistente dos dois consegue mesmo assim terminar e superar o espanhol para o 7º lugar das Zs!

Esta “confusão” deu espaço para Pires recuperar para Amaral acabando este por superar Pires para o 4º lugar das Zs por meras 17 milésimas!!!

Mais atrás, Loger ao fazer o seu melhor tempo na última volta (2:07,472), supera Vilardebó que por sua vez supera Doremalen após animados duelos com pilotos da ENI/ TLC.

Na sua estreia, e sem qualquer experiência prévia na Z900 da ZCUP PT, Bernardo Villar mostrou a sua capacidade de rapidamente se adaptar á moto, mostrando que é rápido “com qualquer coisa” conseguindo mesmo bater os dois espanhóis que vieram fazer “uma perninha” a Portugal, depois de terem apreciado a ZCUP PT em Jerez. Se Galindo já conhecia Portimão por ter cá corrido em 2015 com a Z800, Aguayo fazia a sua estreia no circuito, achando-o fantástico mas percebendo de imediato que este não é nada fácil.

No dia seguinte, depois de alguns terem feito o warm-up, os pilotos das Zs  juntaram-se para a foto de grupo solicitada pela FMP que, como não podia deixar de ser, foi no mínimo animada!

Corrida 2

Agora já com Pestana na grelha de partida, dá-se início á 2ª corrida do fim-de-semana com temperaturas mais elevadas mas com o vento já a sentir-se e bem.

Esta corrida teve duas partidas ao ser interrompida após a 1ª volta devido a uma queda.  Desta vez foi uma das Zs que deu orígem à bandeira vermelha, felizmente sem danos de maior, tanto na moto como no piloto. Mas já lá vamos!

Na primeira partida, Bottoglieri faz outro arranque “canhão” mas falha a curva e sai de pista beneficiando Vilares, Vicente, Farias e Duarte que vinham logo atrás! Logo na 1ª volta, Vilares começa a impor o seu ritmo e afastar-se de Vicente. Farias entretanto supera Vicente “à bruta” na rápida curva 12 mas este lá se aguenta em pista, aproveitando Amaral e Bottoglieri para o ultrapassar. Com seis Zs a liderar a corrida, esta é interrompida devido ao espectacular highside e queda de Villar na inclinada curva 4, logo na 1ª volta. A moto ao ficar atravessada e tendo deixado um rasto de óleo obrigou á interrupção da corrida para limpeza da pista. Villar é levado ao Centro Médico onde, felizmente, confirmam que está tudo bem com o piloto. São coisas que acontecem e quando não são graves a maior consequência é terminar o fim-de-semana mais cedo. Foi pena pois nesta segunda corrida, Villar prometia ir mais além e superar os resultados da primeira corrida. Desafio adiado.

A grelha de partida é refeita sem alterações mas o número de voltas é reduzido a 6, como manda o Regulamento.

Na segunda partida, Vilares realiza o holeshot logo seguido de Bottoglieri, Farias, Vicente e Amaral. Enquanto Vilares se distanciava lá na frente, ao fazer 1:58,256 dando logo 3,2s a Bottoglieri e Farias na 1ª volta (?!), estes dois entram num animado duelo para o 2º lugar das Zs e da geral, conseguindo Bottoglieri superar Farias.

Entretanto Vicente sofre um furo que o obriga a desistir, deixando a luta para o 4º lugar das Zs e da geral para Almeida (SBK), Amaral e Pires, conseguindo este último levar a melhor sobre Amaral depois de animado despique. Foi a desforra pelos 17 milésimos da corrida anterior (?!)

Aguayo é superado pelos melhores da ENI/ TLC e termina num confortável 6º lugar. Um pouco mais atrás, Loger, Pestana que faz um bom arranque ao superar 6 adversários (?!) e Vilardebó entram num animado duelo para a 7ª posição, com este a superar os outros dois, batendo Loger em cima da linha de meta por 10 milésimas!!!

Pestana rodando consistentemente em 2:07 supera Galindo que foi penalizado com um ride-through por falsa partida, superando ambos Doremalen que por sua vez deixa para trás os mais lentos da ENI/ TLC.

O CNV Moto e a ZCUP.PT fazem agora uma paragem para férias de verão até ao fim-de-semana de 22/23 de Setembro onde regressam ao Estoril que entretanto já terá sido reasfaltado.

O troféu Kawasaki ZCUP PT continua esta época de 2018 em nota bem alta, continuando a contribuir para o interesse do CNV Moto, proporcionando boa animação em pista, mantendo o excelente ambiente que o caracteriza e proporcionando aos participantes fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!

Galeria de Fotos ZCUP.PT

Fotos by Vic Schwantz