As Zs da ZCUP.PT fazem história nas gélidas e encharcadas 3 Horas do Estoril, ao conseguirem ser P3 “á geral” !!
No Domingo, 8 de Abril, com uma meteorologia instável que prometia chuva, frio e vento para a corrida, as equipas com as Zs da ZCUP.PT mostraram a sua fibra ao marcarem presença na prova de resistência “3 Horas do Estoril” organizada pelo MCE, tendo dado “bem nas vistas” por terem feito história ao conseguirem liderar 1/3 da prova e terem terminado em 3º á geral!! Mas já lá vamos.
Das quase duas dezenas de equipas que alinharam à partida, mais de um terço eram equipas formadas por motos naked do troféu ZCUP.PT que preencheram totalmente a Classe 3 (naked bikes) com 6 equipas com oito Z900 e uma Z800, pois a concorrência não apareceu apesar das promessas.
Tanto o IPMA como os sites habituais não deixavam dúvidas: a Qualificação iria ser com a pista entre húmida e seca, com as 3 horas de Corrida a começar sob chuva forte (~3mm), vento (rajadas de 60kmh) e muito frio (feels like entre 2º e 8º) mas a terminar com o tempo a melhorar.
Havia que definir uma estratégia alinhada com estas condições e foi isso que as equipas das Zs concertaram entre si, mas com cada uma a definir as suas “nuances”, afinal todos estavam lá para se divertirem, mas ninguém queria ficar atrás.
Durante a hora de Qualificação onde se rodou com piso húmido mas com tendência a secar, a equipa #69 (Frédèric Bottoglieri e Miguel Sousa – 2 motos) e a #22 (Anselmo Vilardebó e Duarte Amaral – 2 motos) optaram por ir há procura do melhor tempo no final da sessão, optando as restantes equipas por cumprir o mínimo das voltas regulamentares para se qualificarem, na lógica de que numa corrida de Resistência e com partida tipo “Le Mans”, a posição na grelha é menos relevante. Foi assim sem surpresa, que o rápido Miguel Sousa fez o melhor crono das Zs com 1:59,864 colocando a sua equipa (#69 – Furious Woodstock) na frente da Classe 3 e 5º “á geral”, seguido por Duarte Amaral que com o seu 2:02,772 colocou a sua equipa (#22 – Z10&Z12 – 2 motos) em 7º da geral com as restantes Zs a fecharem os últimos 4 lugares da geral ao rodarem entre 2:13,339 (#55 – RameMoto com António Moreira e Miguel Vilares – 1 moto) e 2:30,012 (#20 – Joaquim Boavida e Paulo Araújo – 1 moto)
Tendo em conta as previsões de tempo, todas as Zs excepto uma, optaram por ter a moto da partida com pneus de chuva (ContiRain) e, aquelas com 2 motos (#22, #46, #69), a deixarem a 2ª moto com pneus mistos, não fosse o tempo melhorar. Infelizmente, a aposta da equipa #53 (EXIT 126 com Luís Soares e Pedro Rocha), que tinham qualificado em penúltimo com 2:16,260 registado pelo jornalista Pedro Rocha, ao deixarem a moto preparada para seco (com slicks ContiTrack) confiantes que o tempo bom se iria manter, viu a sua aposta gorada e acabou por não alinhar á partida, desistindo prematuramente.
O arranque ao estilo Le Mans, com as motos alinhadas junto ao muro das boxes e os pilotos do outro lado da pista foi brindado com chuva forte tal como se previa. Com a bandeirada de arranque os pilotos, já meio encharcados, lá correram para as suas motos, com a equipa #55 RameMoto a subir á liderança da Classe 3 e a 6º da geral logo na primeira volta. O mote estava dado!
As condições meteorológicas eram atrozes, com rajadas de vento gelado e chuva a cair de tal forma forte que o circuito não a conseguia escoar, gerando vários “rios” com as motos a fazerem aquaplaning na recta interior, apesar dos pneus de chuva. Foi isto que esteve na origem da forte queda de Anselmo Vilardebó (#22) logo á 3ª volta, ao ver a sua moto escapar-se quando ia a fundo de 6ª!! Felizmente o piloto saiu ileso e conseguiu recolher á box obrigando a uma troca prematura de pilotos enquanto recuperava o melhor possível a moto. De realçar o brio e tenacidade destes pilotos pois Duarte Amaral já veio lesionado para a prova, mas nem um nem o outro baixaram os braços e à 23ª volta deixam de ser os últimos á geral e conseguem chegar a 9º á 55ª volta, terminando no Top10 da geral e 4º da Classe 3! Verdadeiros homens de barba rija!
Lá na frente, à 18ª volta a equipa #55 começa a fazer história ao conseguir a liderança da prova á geral! Durante 3 voltas, da 18ª volta à 20ª, os 3 primeiros lugares da “geral” são ocupados pelas Zs!! Uma coisa nunca vista!!
Até à volta 27, as Zs lideram a prova, pois a equipa #69 sobe ao 1º lugar na volta 21, sendo substituída pela #46 na volta 25. Fugazmente as Zs perdem a liderança da prova que voltam a recuperar com a equipa #55 na volta 31!! Ninguém queria acreditar!!
Mas a concorrência, com motos da Classe 2 bem mais potentes e com ajudas electrónicas de última geração (as Zs não tem nenhuma ajuda electrónica), recuperam a liderança na volta 36. Entretanto, as equipas das Zs não baixam os braços e a Z da equipa #69, junta-se á #55 conseguido posicionar duas Zs no Top 3 da 46ª volta á 51ª!! Na volta 52, com a Z da equipa #69 em 3º, a Z da equipa #55 volta á liderança! Será que as nakeds vão bater todas as Rs?!?
A resposta vem 9 voltas depois, com os futuros vencedores da prova (#19 – T. Magalhães/ F. Lourenço/ J. Diogo em Aprilia RSV4 1000 RF) a assumirem a 1ª posição na volta 61. Mas os pilotos da Z da equipa #55 estavam endiabrados e mantiveram a 2ª posição até 8 voltas do fim, conseguindo mesmo voltar á liderança na volta 67, para depois serem ultrapassados pelos segundos classificados da Classe 2, a equipa #79 (Mário Alves/ André Verdasca em Yamaha R1).
António “Ruca” Moreira e Miguel “MMV#55” Vilares, pilotos da equipa #55, conseguiram assim criar a surpresa do dia e fazer história ao colocar pela primeira vez na história recente das provas de resistência, uma naked no pódio da “geral” tendo conseguido ficar na mesma volta a somente a 1’02” dos vencedores!!
Se o protagonismo foi da equipa #55, há que realçar que a Z da equipa #69 andou “lá sempre” tendo conseguido liderar a corrida “á geral” durante 6 voltas e fazendo 32 voltas atrás da #55, tendo concluído num fantástico 4º lugar da “geral” e 2º da Classe 3, apesar do handicap dos 2:30 obrigatórios na troca de motos e de uma queda de Miguel Sousa na curva VIP, felizmente sem consequências para o piloto e moto. Esta malta é mesmo brava!!
Fruto de uma estratégia de “máxima permanência em pista”, a “outra” equipa das Zs, a #46 (Paulo Vicente e António Maximiano – 2 motos), conseguiu subir de antepenúltimo á partida, para 6º “á geral” e 3º da Classe 3! Com esta estratégia, Maximiano fez um turno de 1 hora e Vicente 2 turnos de 1 hora, tendo este conseguido registar o melhor tempo em corrida das Zs (2:11,792 – na sua 55ª e penúltima volta em pista). A estratégia pagou dividendos pois chegaram a liderar a prova “á geral” na volta 25 e, sem quaisquer percalços, conseguiram manter o 5º “á geral” até 5 voltas do fim! Já não são novos, mas aguentam-se bem!
As Zs terminam assim a edição de 2018 das 3 Horas do Estoril numa nota alta, pois estiveram em todos os pódios a que concorriam, fizeram história com o 3º lugar “á geral”, conseguiram colocar 4 Zs no Top 10 (4ª, 6ª e 9ª posição), tendo “limpo” naturalmente, a Classe 3 (naked bikes) e ainda fazer 2º (#55) e 3º (#69) nos Veteranos! É obra!!
Independentemente dos resultados e das péssimas condições atmosféricas, todos saíram satisfeitos de “lá terem ido” e terem aproveitado esta prova extra campeonato para concluir a pré-época a fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!!
Agora já estão todos a pensar no fim-de-semana de 21/22 de Abril onde as coisas começam “á séria” com o início do CNV Moto e da 1ª prova da ZCUP.PT, onde se espera ver à partida, mais do dobro de Zs da época passada! Vam’bora que tá na hora!!
Fiquem com a Galeria de Imagens com as fotos de Hellofoto e Vic Schwantz.