A Copa ZCUP é uma fórmula de iniciação desenhada para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os seus afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem á sua paixão.
É para estas pessoas (mais de 25 anos de idade) que a ZCUP foi criada e por isso se optou por uma “naked bike” de cilindrada média, a Kawasaki Z900, por ser este tipo de motos mais fáceis de aprender. Estas motos têm também a vantagem de serem polivalentes e servirem para o dia-a-dia, mas a intenção é que as pessoas venham acelerar nas pistas e não nas estradas e por isso entrega-se uma moto pronta para correr mas não matriculada.
Porque se pretende uma fórmula acessível a qualquer um, a ZCUP aceita inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos. Neste caso acresce ao valor da inscrição, os valores do fato adicional, da Licença Desportiva para o 2º piloto, das refeições e pouco mais.
Para que a questão financeira não seja um entrave, o importador nacional da Kawasaki (a Multimoto) e um Banco, conceberam uma oferta de financiamento especifica e competitiva para os aderentes a este Troféu.
Por ser uma fórmula de iniciação, não poderão se inscrever pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais de 600 e 1000 do Campeonato Nacional desde 2014 inclusive, e as alterações à moto serão limitadas ao essencial: verificação da pressão dos pneus, da quantidade de gasolina no depósito, do setting das suspensões (compressão, extensão e pré-carga) e do posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro que altera a geometria da moto e pouco mais.
Para encontrar “aquela diferença” em pista, os pilotos somam aos parâmetros anteriores, a posição na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração, a forma física, etc, aspectos no seu total mais do que suficientes para entreter os pilotos iniciantes e mesmo os menos iniciantes.
Os pneus oficiais da ZCUP são os D212 Slick da DUNLOP para seco e os KR Rain também da DUNLOP para pista molhada que são o topo de gama desta marca à semelhança do nível e qualidade dos restantes equipamentos e acessórios.
Na inscrição BASE, os pilotos inscritos recebem uma KAWASAKI Z900 nova, preparada com o KIT COPA, em conjunto com um fato de 1 peça modelo ZCUP feito à medida, a Licença Desportiva, as Inscrições nas provas do Nacional de Velocidade, o espaço nas Boxes, o Transponder obrigatório, refeições para 2 pessoas durante os dias das corridas e aconselhamento técnico e disponibilidade de sobressalentes no local (para ninguém ficar apeado).
Para os que optem por utilizar a sua moto, está prevista a inscrição MOTO-PRÓPRIA onde estará incluído tudo o que faz parte da inscrição BASE, excepto a moto. Estas motos terão de ser do modelo Z900 e estar em bom estado para evitar outros custos que não os cobertos pela aplicação do Kit Copa, algo que será avaliado quando da entrega da moto para ser preparada.
A equipa da ZCUP quer criar a máxima facilidade possível aos seus aderentes e por isso concebeu, com base na sua experiência, alguns pacotes opcionais que irão aumentar ainda mais o conforto de participar. Esse pacotes procuram sobretudo facilitar o trabalho de próprio dos dias de corrida, (ex: carga e descarga da moto, mudança de rodas, afinações e pequenas reparações), a manutenção da moto entre as corridas, o seu transporte e guarda e a garantia de pneus.