A ZCUP

A Copa ZCUP PT replica uma iniciativa idêntica do FIM CEV, sendo uma fórmula de iniciação desenhada para os “menos novos” que gostam de andar de moto e sempre pensaram dar um salto ás pistas, mas que os seus afazeres e responsabilidades só lhes libertam alguns fins de semana para dedicarem á sua paixão.

 

É para estas pessoas (mais de 25 anos de idade) que a ZCUP PT foi criada e por isso se optou por uma “naked bike” de cilindrada média, a Kawasaki Z800 e Z900, por ser este tipo de motos mais fáceis de aprender. Estas motos têm também a vantagem de serem polivalentes e servirem para o dia-a-dia, mas a intenção é que as pessoas venham acelerar nas pistas e não nas estradas e por isso entrega-se uma moto pronta para correr mas não matriculada.

 

Porque se pretende uma fórmula acessível a qualquer um, a ZCUP PT vai aceitar inscrições de pilotos com a sua própria Z800 ou Z900, que será preparada com o Kit Copa, mas também inscrições com a moto partilhada por 2 pilotos. Neste caso acresce ao valor da inscrição, os valores do fato adicional, da Licença Desportiva para o 2º piloto, das refeições e pouco mais.

 

Para que a questão financeira não seja um entrave, e no espírito da modalidade de moto partilhada, o importador nacional da Kawasaki (a Multimoto) e o Banco Santander e o promotor com o Banco Primus, conceberam uma oferta de financiamento especifica e competitiva para os aderentes a esta Copa.

 

Por ser uma fórmula de iniciação, não poderão participar pilotos que tenham feito pódios nas categorias principais de 600 e 1000 do Campeonato Nacional desde 2012 inclusive, e as alterações à moto serão limitadas ao essencial: verificação da pressão dos pneus, da quantidade de gasolina no depósito, do setting das suspensões (compressão, extensão e pré-carga) e do posicionamento das “bainhas” no “T” dianteiro que altera a geometria da moto e pouco mais.

 

Para encontrar “aquela diferença” em pista, os pilotos somam aos parâmetros anteriores, a posição na moto (cada um tem o seu jeito), as trajectórias, os pontos de travagem e de aceleração, a forma física, etc, aspectos o seu total mais do que suficientes para entreter os pilotos iniciantes e mesmo os menos iniciantes.

 

Os pneus oficiais da ZCUP PT serão os ContiRaceAttack Comp e Rain da CONTINENTAL que são o topo de gama dos DOT á semelhança do nível e qualidade dos restantes equipamentos e acessórios.

 

Na inscrição BASE, os pilotos inscritos recebem uma KAWASAKI Z900 nova, preparada com o KIT COPA pela AG Racing em conjunto com um fato de 1 peça da CDREAM modelo ZCUPPT feito à medida, a Licença Desportiva, as Inscrições nas provas do Nacional de Velocidade, o espaço nas Boxes, o Transponder obrigatório, refeições para 2 pessoas durante os dias das corridas e aconselhamento técnico e disponibilidade de sobressalentes no local (para ninguém ficar apeado).

 

Para os que optem por utilizar a sua moto, está prevista a inscrição MOTO-PRÓPRIA onde estará incluído tudo o que faz parte da inscrição BASE, excepto a moto.  Estas motos terão de ser do modelo Z800 ou Z900 e estar em bom estado para evitar outros custos que não os cobertos pela aplicação do Kit Copa, algo que será avaliado quando da entrega da moto para ser preparada.

 

No espírito de encontrar modalidades que sirvam ao maior leque de participantes possível, foi criada a modalidade de MOTO-PARTILHADA que pode ser combinada com as modalidades BASE e MOTO-PRÓPRIA onde 2 pilotos partilham a mesma moto.

 

A equipa da ZCUP PT quer criar a máxima facilidade possível aos seus aderentes e por isso concebeu, com base na sua experiência, alguns pacotes opcionais que irão aumentar ainda mais o conforto de participar.  Esse pacotes procuram sobretudo facilitar o trabalho de próprio dos dias de corrida, (ex:  carga e descarga da moto, mudança de rodas, afinações e pequenas reparações), a manutenção da moto entre as corridas, o seu transporte e guarda e a garantia de pneus.