Podia ter sido um fim-de-semana fantástico, mas o fatal acidente do piloto Sérgio Leitão, da Copa Motoval, tornou-o agri-doce, pois esta tragédia transcendeu as metas conquistadas na ZCUP PT. Deixando aqui as sinceras condolências à família do piloto, recordamos que apesar de este ser um desporto de risco, raros são os acidentes com estas consequências e mais raro ainda no circuito do Estoril. Certo é que ele nos deixou mas fazendo o que gostava no sitio certo!
Na sequência deste acidente, a Organização optou por cancelar o dia de Domingo e assim a única corrida do fim-de-semana foi a realizada no sábado, onde a ZCUP PT teve “casa cheia” neste regresso ao Estoril, para fazer o seu 6º fim-de-semana de corridas.
Felizmente, desta vez e pela primeira vez nesta época neste circuito, as condições meteorológicas foram boas, com algum calor, até, mas havia a incógnita do novo asfalto. Será que este já estava em condições para uma prova de motos? À priori sim, e como o tempo ajudou, esta dúvida ficou logo respondida quando começaram as qualificações.
Recorrendo à modalidade de moto-partilhada, puderam estar presentes 15 pilotos com 14 motos, dos quais se destacam os estreantes Miguel Fonseca (alinhou na Z19) e Hugo Godinho (que partilhou a Z57 com Miguel Sousa), mas também o repetente Luis Franco, depois da sua excelente estreia na Z44 em Portimão 1.
Miguel Fonseca, monitor ocasional em alguns trackdays, onde roda habitualmente numa Aprilia RSV4, adaptou-se rapidamente à moto e mostrou logo grande andamento ao rodar nos treinos privados no segundo 55! Tal espantou todos inclusive o próprio e ficou claro que, “ia dar trabalho” 🙂
Hugo Godinho, piloto de GTs sobejamente conhecido no mundo automóvel, depois da experiência em Portimão, optou por partilhar a moto com Miguel Sousa e assim fazer a sua estreia em corridas de motos no Domingo. Infelizmente essa estreia teve de ser adiada pelo cancelamento do evento, mas no warm-up para a corrida de Domingo, mostrou que está à vontade com a moto e que podia ter feito uma boa corrida.
Qualificação
Com o asfalto novo a melhorar volta-a-volta, a qualificação determinou mais uma vez, uma grelha repleta de Zs nas linhas da frente ao conseguirem colocar cinco Zs nas duas primeiras linhas, com M. Vilares (Z55) a registar a pole com 1:53,176 e o único a rodar no segundo 53. Na 1ª linha atrás de P. Vicente (Z01), estava F. Bottoglieri (Z11) que se preparava para defender a liderança no troféu, na sequência dos sucessivos sucessos de Vilares, que reduziram a diferença a 17 pontos!
A 2ª linha da grelha foi liderada por D. Amaral (Z10) com 1:54,272, seguido do estreante Miguel Fonseca a somente 3 décimas (!?) com João Trancoso das SBK/TLC a fechar esta linha.
A liderar a 3ª linha, estava o regressado M. Sousa (Z57) com 1:54,558 seguido de R. Pires (Z14) a 4 décimas que registou a sua melhor qualificação de sempre neste circuito, ao retirar quase 1s ao seu melhor tempo anterior! André Capitão SSP/TLC fechou esta linha com 1:55,339.
Na 5ª linha, o repetente L. Franco (Z44) liderava a linha com 1: 56,248 seguido de N. Farias (Z21) a 4 centésimas (!), que nos treinos nunca mostra do que é capaz! Será ele o Falcão das Zs?? 🙂
Na 6ª linha só deu Zs, com A. Vilardebó (Z12) a liderar a linha com 1:58,663, seguido de J. Loger (Z28) a 3 décimas e do rookie M. Pestana (Z24) que ao registar 1:59,181 baixava pela 1ª vez do minuto 2 em qualificação. De realçar a evolução deste piloto que nunca tinha corrido em motos e que começou a rodar acima dos 2:30 na pré-época!!
A fechar o pelotão das Zs, estava L. Soares (Z53) a meio da 8ª linha com 2:05,545 e C. Doremalen (Z15) que ainda a recuperar do jet-lag, fechava a 9ª linha com 2:16,697, deixando atrás de si ainda um par de pilotos do Troféu ENI/ TLC.
Corrida 1
Com metade da grelha ocupada pelas Zs, deu-se início á 1ª Corrida onde Vicente faz o holeshot com sete Zs a ocuparem logo os primeiros lugares! É obra!!
Ainda na 1ª volta, Vilares passa Vicente logo na curva 3, e Bottoglieri, passa este na parabólica interior e supera Vilares em quase 1/2 segundo antes de concluída a 1ª volta ao registar 1:57,163 na primeira volta!! A mensagem era clara, Bottoglieri queria assegurar a vitória e reforçar a sua liderança no troféu! E para não haver dúvidas, bate o recorde das Zs à 2ª volta ao registar um impressionante tempo de 1:52,095!! Bateu assim, em mais de 1s, o recorde anterior registado por Vilares na visita anterior ao Estoril, que era de 1:53,187. Infelizmente este ritmo assustador teve o seu fim prematuro quando Bottoglieri perde a frente na última esquerda da 3ª volta.
Atrás, o já resignado Vilares, consegue assim ganhar a corrida ao manter um ritmo no segundo 53/54 baixo que o pôs ao abrigo de eventuais recuperações de Farias, Vicente e Amaral que se entretinham em animados duelos entre si. O “falcão” Farias salta de 14º para 5º logo na 1ª volta e ascende a 2º na 3ª volta ao passar Vicente e Amaral!! Vicente ainda recupera a posição na 4ª volta aproveitando a aspiração na longa recta da meta, mas dá-se por vencido a partir da volta seguinte com sobre-aquecimento dos travões nas forte travagens do final da recta da meta. Amaral vê a sua oportunidade e passa Vicente na penúltima volta. Vicente percebe que o seu ponto forte é a travagem na orelha (os travões recuperavam a partir da curva 3), aplica-se e na última volta, regista o seu melhor tempo (1:52,975) e passa Amaral nessa curva. Amaral recordando-se da diferença de 61 milésimas com que perdeu o pódio na corrida 2 de Estoril 1, sabe que tudo se vai jogar na parabólica e entra “com tudo” na peugada de Vicente, mas perde a frente já na saída da parabólica e cai, felizmente sem gravidade. O beneficiado desta queda é Sousa que celebra assim o seu regresso com um fantástico 4º lugar das Zs e 5º da geral atrás de Trancoso das SBK/TLC, depois de ter ascendido à 5ª posição das Zs, ao recuperar à 3ª volta de um arranque menos bom.
Um pouco mais atrás, Pires anda a corrida toda no segundo 55/ 56 baixo em duelo com Ricardo Almeida, líder as SBK/ TLC, André Capitão, líder das SS/ TLC e João Vieira SS/TLC, mas consegue terminar em 5º das Zs e 8º da geral atrás dos furiosos das SS/TLC!
Na sua estreia, e sem qualquer experiência prévia na Z900 da ZCUP PT, Fonseca na Z19, mostrou que sabe “da poda” e ao adaptar-se rapidamente á moto, bate Franco (Z44) na luta para o 6º lugar das Zs e do “pódio” dos monitores (?!) Mas Fonseca só o conseguiu depois de “acordar”, pois no arranque perde 9 lugares e só começa a recuperação depois de ter sido passado por Franco. Este só perdeu o lugar por ter falhado algo na volta 6. Até aí, Franco não deu direito a nada, pois nas voltas anteriores rodou sempre entre 1s a 2s mais rápido, sempre no segundo 56/55, registando mesmo a sua volta mais rápida na última volta com 1:54,680 a par de Fonseca que, sentindo a pressão, registou também a sua melhor volta (1: 55,837) na última volta, vencendo este particular entre monitores.
O “trio” Vilardebó, Loger e Pestana voltaram a partilhar as posições seguintes das Zs (8º, 9º e 10º). Apesar de Loger ter arrancado melhor que os outros dois e ter rodado forte na 2ª volta (1:58,347), este trio encontra-se na penúltima volta. Vilardebó vendo Loger e sentido a pressão de Pestana, aplica-se e realiza a sua melhor volta (1:57,140) na última volta, assim como Pestana com 1:57,538 (?!) ao ver Vilardebó na sua frente!! É só boas histórias!!
Soares consegue rodar mais rápido que na qualificação e ao registar 2:04,965 e termina em 11º das Zs, deixando 4 pilotos atrás de si de entre os quais C. Doremalen que fechou a classificação das Zs no 13º lugar, batendo Boavida das SS/ TLC à geral.
A Corrida 2 não se realizou porque a Organização optou por cancelar este dia do evento devido ao trágico acidente já referido. Infelizmente tal anulou a possibilidade de Godinho se estrear nas corridas de motos e mostrar do que é capaz. Será somente um adiamento até Novembro? A ver vamos.
Como é habitual, o promotor com o apoio da NF Cork, de Nuno Farias, celebrou com os já habituais troféus personalizados feitos em cortiça, a paixão por este formato ZCUP PT de “CHRIS” van Doremalen (Z15), que só peca pela dificuldade em conjugar o calendário profissional com os da CNV Moto! O outro troféu foi para o polivalente Duarte Amaral (Z10), que partilha com o promotor a paixão pelas duas rodas seja no asfalto, seja na terra. Para já os sãos mas aplicados duelos em pista, que amiúde acontecem no Estoril entre os dois, não lhe têm sido favoráveis, mas tal deverá ser invertido já na próxima ocorrida! …ou não 🙂
O CNV Moto volta ao Estoril no fim-de-semana de 10/11 de Novembro para o seu 6º e último fim-de-semana de corridas, onde a caravana da ZCUP PT realiza a sua 7ª e também última ronda com a luta pela vitória ao rubro!! Com 50 pontos ainda por atribuir, a vitória no troféu está ao alcance matematicamente de qualquer dos 4 primeiros, mas realisticamente somente ao alcance dos 3 primeiros, com os favoritos Vilares e Bottoglieri, separados por apenas 8 pontos, com vantagem para Vilares!!
Com a época de 2018 a chegar ao seu fim, o troféu ZCUP PT tem sido a principal revelação nesta época do CNV Moto ao ser aquele que mais surpreendeu pelo seu crescimento e que junta o maior número de motos da mesma marca entre todas as competições promovidas pela FMP. Continua assim em nota alta, contribuindo de forma visível decisivamente para o crescente interesse do CNV Moto, proporcionando mais animação em pista, continuando a manter o excelente ambiente que a caracteriza e facilitando aos participantes fazerem aquilo que mais gostam no sítio certo!
Tabela de Tempos