No fim-de-semana de 23 e 24 de Setembro, depois de uma longa pausa de verão, a caravana dos Troféus de Naked Bikes (TNB) regressou ao Estoril para as duas últimas ronda da época, encontrando já, por antecipação, o vencedor da S1000R Cup, que coincide com a vitória de outra 1000 da BMW Motorrad, também por antecipação, na categoria nacional mais importante do CNV Moto, as SBK, para além da estreia em pista da F900R. Um fim de semana em cheio para este dinâmico construtor, mas já lá vamos!

Com um tempo fantástico para a época, os TNB voltaram a ser a categoria nacional mais participada do CNV Moto, apesar da ausência das S1000R de Nuno Farias #21 e Marco Perez #49, a que se juntou a Tuono 1100V4 de António Reis #88. Mais uma vez, em conjunto com a TLC com quem os TNB repartem a pista, conseguiram a maior grelha do fim-de-semana ao juntar 21 motos!

Enquanto por cá, a pausa de verão amoleceu pilotos, os franceses da “french connection” que é como se intitulam os três franceses que correm nos TNB com as StreetTriple 765, foram fazer kms em pista no circuito Paul Ricard em preparação para a prova de endurance de 3h, o Bol d’Argent, onde só participam naked-bikes, prova que antecede as 24h do Bol d’Or do FIM EWC. De realçar que a equipa formada por Frédèric Bottoglieri #11 e Romain Bérton #83 conseguiram o terceiro lugar, entre as 66 equipas presentes, depois de terem liderado por algumas voltas, tendo Cyrille Schertenleib #74, conseguido um excelente sexto posto. Como tal decorreu no fim de semana anterior a esta nossa ronda, estes 3 pilotos vinham algo cansados, mas ainda “quentes” e cheios de ritmo, como vamos ver.

As StreetTriple agora equipadas com a linha completa da IXIL, gerava forte expectativa como também o regresso da S1000R de Duarte Amaral #10, pois este piloto sempre que esteve presente no Estoril, lutou sempre pela vitória no troféu e à geral. A somar a estas expectativas, estava a possibilidade de João Curva #54 vencer já, por antecipação, o troféu S1000R Cup, bastando para tal, ficar na frente de Ricardo Almeida #31 numa das corridas e ficar logo atrás dele na corrida seguinte. Será que Curva iria recorrer à calculadora? Motivos de interesse não faltaram, aos quais acresceu a estreia em pista da BMW F900R, em preparação para algo que irá acontecer em 2024.

Treinos Cronometrados

A demonstrar que as expectativas não eram infundadas, a S1000R de Amaral fica com a pole e é a única a rodar no segundo 47, seguido da StreetTriple de Bottoglieri (a primeira das TNB2) e da S1000R de Curva, ficando assim os favoritos às vitórias, na linha da frente. Na linha seguinte, a M1000R de Paulo Vicente #62 já distante dos da frente lidera a linha, com a S1000R de Almeida a fechar a mesma e os tempos no segundo 49, atrás da TLC de Raul Felgueiras que fez uma excelente qualificação. Na terceira linha, as Tuono 1100V4 de Luis Franco #22 e Miguel Sousa #5, “ensandwicharam” a TLC de Rodrigo Amaral.

Na quarta linha, a GSX1000 de Ricardo Pires #14 liderou na frente da StreetTriple de Bérton e da Z900 de Marcos Leal #73. Na quinta linha, a StreetTriple de Schertenleib e a Tuono de Anselmo Vilardebó #12, enquadram a TLC do regressado Capitão, enquanto na linha 6, a situação inverte-se, sendo as TLCs de Márcio Silva e de Bernardo Villar que seguram as laterais da linha com a Z900 de Daniel Coelho #40 entre elas. A fechar a grelha de partida, ficam os veteranos Luis Metello, com a sua S1000R, e Fernando Mercier numa TLC. A TLC de Augusto Machado acabou por fechar a grelha de partida depois de recuperada pelo RNV na sequência deste ter ficado aquém do limite da Qualificação.

Corrida 1

Com os 21 pilotos alinhados na grelha de partida, os semáforos apagam-se e é a BMW M1000R de Vicente que faz o holeshot na frente da Street Triple de Bottoglieri e da S1000R de Amaral. Vicente ainda lidera as duas primeiras voltas, com Bottoglieri a tentar por duas vezes passá-lo à saída da parabólica, até que, na volta 3, Amaral passa-o na travagem para a curva 1 e depois na curva 2 é a vez de Bottoglieri, conseguindo Curva fazer o mesmo na “variante”, imediatamente antes de um enorme high-side protagonizado pela StreetTriple de Bottoglieri quando este ia na peugada de Amaral. O piloto bate com violência no chão, fica algo desacordado e, com a impossibilidade de o retirar do local, sem o apoio da ambulância, a Direcção de prova opta, e bem, por interromper a corrida.

Felizmente, Bottoglieri não apresentou nenhuma lesão de maior e a corrida foi retomada minutos depois, mas reduzida a somente 6 voltas.

Neste segundo arranque, é Amaral quem faz o holeshot, seguido pela StreetTriple de Bérton. Este foi perdendo posições para as motos mais potentes, ficando a vitória da corrida a ser discutida pelas S1000R de Amaral e Curva, sem ninguém os ameaçar.

Entretanto a Tuono de Franco sobe à terceira posição levando na sua peugada a TLC do outro Amaral. A S1000R de Almeida termina num solitário 5º posto, mas 2º da S1000R Cup, aumentando assim as hipóteses de Curva sagrar-se vencedor do troféu por antecipação.

A M1000R de Vicente sofre uma pequena avaria nesta segunda partida, sem impedir o piloto de terminar a corrida, mas já sob a pressão da Tuono de Sousa, que, entretanto, tinha superado a StreetTriple de Bérton que por sua vez, ganha a luta com a GSX de Pires e a TLC de Felgueiras. Andaram todos muito animados! A Z900 de Leal ganha a luta com A StreetTriple de Schertenleib, para o segundo lugar do pódio TNB2 e a Tuono de Vilardebó, a Z900 de Coelho e a S1000R de Metello terminam mais atrás depois de umas disputas com várias TLC, repartindo com estas os 7 últimos lugares.

Corrida 2

Incrivelmente, bastou uma noite a descansar para Bottoglieri, não só, recuperar-se a si próprio, como também a moto! Assim, com o regresso do piloto, ainda algo combalido, a grelha de partida não sofre alterações, apesar da ausência da Tuono de Vilardebó.

A estrear o livestreaming que a FMP brindou o CNV Moto neste dia e que pôde (e pode) ser visto no canal YouTube da FMP, com o speaker coadjuvado pelo incontornável Crossas dos TNB, apagados os semáforos, a M1000R de Vicente volta a fazer o holeshot seguido pela StreetTriple de Bottoglieri que o supera logo na curva 3.

Vicente ainda mantém a liderança até ser ultrapassado pelas S1000R de Amaral e Curva. Enquanto Amaral e Vicente se fixam no segundo 49 até ao final da corrida, Curva aplica-se, baixa ao segundo 48 e mesmo ao 47, alcançando a StreetTriple de Bottoglieri que ia largado lá na frente. Curva ainda o passa, mas este responde imediatamente o que leva Curva a preferir assegurar a vitória no troféu S1000R Cup e na classe, terminando em 2º à geral atrás de Bottoglieri. Este, ao vencer a corrida à geral, leva à vitória uma TNB2 pela primeira vez no Estoril. Muito bom!

Atrás destes quatro, Bérton que arrancou bem, não consegue rodar ao mesmo ritmo e vai cometendo erros que o levam inclusive a cair na penúltima volta, conseguindo, no entanto, ainda regressar e terminar na frente das restantes TNB2, a Z900 de Leal e a StreetTriple de Schertenleib que lutavam pelos lugares no pódio. Menos sorte teve a S1000R de Almeida ao sofrer uma pequena queda na curva 3 à quarta volta, mas de onde conseguiu sair e regressar à corrida para terminar em 3º da S1000R Cup.

Em 5º da geral, chega a Tuono de Franco depois de recuperar de um mau arranque que o relegou para a cauda do pelotão logo na primeira volta. Atrás deste, chegou um satisfeito Pires com a sua GSX1000, pois a refrega que teve em pista não só foi animada, como o levou a bater o seu recorde pessoal, ao rodar no segundo 49 (1:49,974). A Tuono de Sousa, corta a meta a seguir na frente das melhores TLCs de Felgueiras e (do outro) Amaral. A S1000R de Metello chega depois da de Almeida, conseguindo não ser dobrado. O mesmo já não pôde dizer Coelho que, depois de uma ligeira queda na variante, consegue ainda assim terminar a corrida na frente da TLC de Mercier, mas já dobrado pelos 3 primeiros. Este parece ter sido o piloto dos TNB mais afectado pela paragem estival.

Foi um regresso bem animado às competições e ao Estoril, onde se somaram mais umas quantas histórias que só as corridas podem proporcionar, conseguindo alguns baterem os seus recordes pessoais, entre outras façanhas.

A próxima e última ronda desta época dos Troféus de Naked Bikes, acontece igualmente no Estoril, no fim-de-semana de 28 e 29 de Outubro, onde se ficará a conhecer o vencedor da geral TNB, o vencedor da TNB1 e o vencedor da TNB2, pois todos estes lugares estão ainda em aberto. Não percam!! Depois desta primeira ronda, ficámos com as seguintes classificações:

Fotos de Vic Schwantz Barros e CNV Moto

TNB 6

Podiums / Celebrações

S1000R Cup

Tuono Cup

Este artigo foi publicado em https://tuonocup.pt/2023-tnb6 e https://s1000rcup.pt/2023-tnb6