Já com todos os vencedores definidos desde a ronda anterior, a de Aragón, a “caravana” das naked-bikes foi fechar a maior época da sua história (9 fins-de-semana), na “montanha russa” de Portimão, coincidindo com a última ronda do CNV Moto.
Uma meteo indecisa mas com temperaturas amenas, receberam o que prometia ser a maior presença de naked-bikes da época, ao juntar aos habituais participantes dos Troféus, dois franceses que vieram com as suas Tuono 1100V4 animar o fim-de-semana, respondendo ao esforço que o promotor, e o já conhecido Fred FMB, têm feito junto da comunidade francesa que corre com este tipo de motos. Note-se que este esforço já conseguiu, até à data, somar 5 participantes diferentes, vindos dessas longínquas paragens!
Outra novidade para o fim-de-semana, residiu na abertura que o promotor fez em relação aos pneus, deixando estes livres de entre os regulamentares e exclusivos Dunlop D212 Slicks, a todos os homologados pela Dunlop para o CNV. Tal permitia uma elevada escolha e prometia aos participantes avaliar a vantagem teórica das outras alternativas da Dunlop, nomeadamente, dos KR.
Na luta para “vice” da S1000R Cup, Ricardo Almeida #31 precisava da ajuda de Luis Metello #6 e de Nuno Farias #21 para anular a vantagem de 14 pontos, que Marco Perez #49 trazia de Aragão, mas infelizmente, a ausência desses dois, tornava a missão algo difícil, pois assim teria que vencer as duas corridas e esperar, que o já vencedor do troféu, Duarte Amaral #10, não fosse batido por Perez. Mas até ao baixar da bandeira de xadrez tudo é possível!
Na Tuonocup, com todos os lugares já decididos, o desafio do fim-de-semana, centrava-se na performance comparativa com as duas Tuono francesas, uma delas, uma factory 2022 reforçada com componentes RSV4 e outra uma RR de 2021 equivalente às da Tuonocup. Estando ambas fora do regulamento Tuonocup, estas só se batiam pela geral TNB1, mas teriam direito ao pódio Tuonocup se o conquistassem em pista.
Na Zcup, o já vencedor Ricardo Pires #14, contava só com a oposição do regressado Marcos Leal #73, apesar de ter de se bater em pista com as StreetTriple de Frédèric “Fred” Bottoglieri #11 e de Romain Berton #83, para a geral TNB2. Estas StreetTriple também teriam direito ao pódio Zcup se o conseguissem em pista.
Os treinos Livres da manhã de sábado começaram encharcados, mas as condições melhoraram para a segunda sessão, assim como para a sessão de Qualificação, começando a estabelecer a hierarquia de entre os participantes.
Infelizmente, na segunda sessão dos treinos livres, uma SBK perdeu a frente e arrastou uma das Tuono francesas, a de Ray Anthony #42, forçando este a um abandono prematuro. Enfim, foi pena. Mas vamos ao que interessa!
Treinos Cronometrados
Tendo por referência o melhor tempo das “naked-bikes em Portimão registado na ronda anterior neste circuito pela Tuono de Pável Bogdanov #7 (1:52,197) e o melhor tempo registado por uma “TNB2”, uma Z900 pilotada por Frédèric Bottoglieri #11, alcançado também na ronda anterior (1:55,162), as “naked-bikes” voltaram a mostrar a sua superioridade sobre as “TLC”, com quem partilham a pista nas rondas enquadradas no CNV Moto, ao colocarem 12 motos nos 16 primeiros, ocupando 7 dos 9 lugares das três primeiras linhas, com as melhores Tuono a fazerem o pleno na primeira linha da grelha de partida.
Quem surpreendeu (ou não) foi a Tuono de Sebastién Lager #80, piloto oriundo de uma aldeia dos Alpes franceses, onde existe um pormenor geológico designado localmente pela “pedra do diabo” (la piérre du diable), que consegue a pole na frente das Tuono de Paulo Vicente #62 e Bogdanov, ao ser o único a rodar abaixo do segundo 55. Bom, a honra das “nakeds-portuguesas” e em particular das da Tuonocup, parece que não vai ser fácil de defender!
Na linha seguinte, quem lidera a linha é a melhor das S1000R Cup, a de Duarte Amaral #10, na frente da melhor TLC, a de João Curva, e da melhor TNB2, a StreetTriple de Bottoglieri, sendo estes seguidos, na linha seguinte, pela Tuono de Anselmo Vilardebó #12 que supera a S1000R Cup de Ricardo Almeida #31 por somente 17 milésimas de segundo (!) que, por usa vez, supera a TLC de Augusto Machado, por 19 milésimas de segundo (!!). Estas “diferenças” prometem!! Na 4ª linha, a Tuono de Miguel Sousa #5 fecha esta linha atrás das TLC do “outro” Amaral, o Rodrigo, e da de Bernardo Villar. Pires leva a sua Z para a frente da 5ª linha, superando a StreetTriple de Berton e a Tuono de Luis Franco #22, cujo ritmo começa a regressar depois da longa ausência. A Z de Marcos Leal #73, lidera a linha seguinte, deixando a S1000R Cup de Marco Perez #49 fechar a 7ª e penúltima linha.
Corrida 1
Com o horário da corrida ligeiramente antecipado e com a meteo indecisa entre manter-se seca, ou lançar uns chuviscos, e com Sousa a optar por não alinhar a sua Tuono por estar indisposto, os 21 pilotos alinham na grelha de partida com algumas dúvidas sobre como se irá desenrolar a primeira corrida do fim-de-semana.
Apagados os semáforos, é a Tuono de Vicente quem faz o holeshot, imediatamente seguido pelas Tuono de Bogdanov e de Lager! A corrida promete!!
A Tuono de Vicente lidera as 6 primeiras voltas e chega a ter uma vantagem de quase 5s, mas uns pequenos chuviscos retiram-lhe a confiança por algumas voltas e fazem derreter a vantagem sobre a Tuono de Lager, que o ultrapassa a 4 voltas do fim, sem que este fosse capaz de responder, e que ganha, assim, a 1ª corrida do fim-de-semana! Muito bom!!
Atrás destes, a Tuono de Bogdanov não se entende com os Dunlop KR e não consegue imprimir o ritmo a que nos habituou, sendo mesmo surpreendido pela BM de Amaral, que vem “quente” de uma batalha permanente com a StreetTriple de Bottoglieri, terminando estes separados por menos de 1s!! Este grupo esteve animado!!
A Tuono de Vilardebó, sobe a 3º da Tuonocup e 7º da geral, atrás da TLC de Curva, ao superar a BM de Almeida, que se entreteve com a TLC de Machado na luta pelo lugar seguinte. Berton leva a sua StreetTriple ao 2º lugar das TNB2 e 11º da geral, depois de um encontro imediato com a Z de Pires, que estava deliciado com os KR da Dunlop, mas que este azar de corrida impediu de concretizar num bom resultado. Felizmente o piloto saiu ileso com a moto capaz de alinhar na corrida do dia seguinte.
Como espectador privilegiado desta refrega, esteve a Z de Leal que terminou logo a seguir, subindo assim ao último lugar do pódio Zcup/TNB2. Pelos vistos, as mazelas que o impediram de participar nas rondas anteriores, já estão resolvidas e ainda bem! Perez, ainda à procura do “azimute” de Portimão, leva a sua BM ao 16º lugar da geral depois de se entreter com várias TLCs. Os tais chuviscos, condicionaram a prestação da Tuono de Franco que optou por desistir, não fosse o diabo tecê-las.
Corrida 2
Depois de um excelente convívio, realizado no Restaurante Safari, na Praia-da-Rocha, onde houve a oportunidade de entregar os “outros prémios”, prémios que realçaram outras conquistas e aspectos protagonizados por vários participantes, poucos foram os que fizeram a última sessão de warm-up da época, optando por se resguardarem para a última corrida da época.
Com a meteo fantástica e temperaturas amenas, com a Tuono de Sousa de regresso à grelha de partida, a Z de Pires recuperada e a Tuono de Bogdanov de regresso aos Dunlop D212 Slicks, esta corrida seria a última oportunidade para defender a honra das naked-bikes “portuguesas”.
Apagados os semáforos, a Tuono de Vicente volta a fazer o holeshot, seguido novamente pela Tuono de Bogdanov, mas agora pela StreetTriple de Bottoglieri e a BM de Amaral na frente da Tuno de Lager! Isto promete!!!
Logo após o arranque, toda a gente afunila na curva 3! A Tuono de Vicente faz um highside na curva 3, que o impede de fugir como na corrida 1 e, logo a seguir, é a StreetTriple de Bottoglieri que falha a curva 4!! Calmos, les mecs (calma aí, pessoal)!!
No início da volta 2, na travagem para a curva 1, a Tuono de Bogdanov despacha a de Vicente e, na volta seguinte é a vez da Tuono de Lager, fazer o mesmo. Estes 3 seguem em bom ritmo até à volta 5, com a Tuono de Vicente a perder um pouco de ritmo a partir da volta 6 e depois deste bater o seu recorde pessoal neste circuito (agora 1:52,721), deixando as Tuono de Lager e Bogdanov discutirem a vitória. Bogdanov roda próximo do seu recorde pessoal, lidera a corrida até duas voltas do fim, mas não consegue impedir Lager de repetir a vitória do dia anterior e marcar um novo recorde para as naked-bikes em Portimão, agora 1:51,592!! É obra! O francês esteve imparável e com a pole, levou também as duas vitórias do fim-de-semana! Parabéns!!
Com a Tuono de Vicente a perder ritmo, este torna-se o alvo a abater pela BM de Amaral e a StreetTriple de Bottoglieri, que voltam a protoganizar um duelo “daqueles” e vêm de lá tão quentes, que os dois despacham Vicente na última esquerda da ultima volta, conseguindo Amaral marcar o seu novo recorde pessoal (agora 1:52,284) nesta volta, depois de Bottoglieri já ter feito o mesmo para as TNB2, na volta 4, ao registar 1:52,797!! Fantástico!!!
A fechar este grupo de naked-bikes, vem a BM de Almeida que o “calor” das voltas iniciais, o levou a bater também o seu recorde pessoal neste circuito em 2s! Muito bom!
Separados pelas TLCs, do “outro Amaral e de Machado, vem o sexteto de naked-bikes, liderado pela Tuono de Vilardebó que volta a repetir o 3º posto da Tuonocup, seguido pelo (mais) animado Franco que leva a sua Tuono a bater a Z de Pires, com Berton a chegar logo a seguir depois de “ter ido ao tapete” na curva 5 da última volta, quando este e Vilardebó, dobravam uma TLC atrasada, mas conseguindo voltar rapidamente à pista de tal forma, que consegue ainda cortar a linha de meta na frente da Tuono de Sousa, conseguindo este superar, por pouco a Z de Leal!! Aqui também ninguém adormeceu!!
A BM de Perez volta a entreter-se com as TLCs, mas agora com ritmo superior, fechando a classificação das “nakeds” nesta última e animada corrida da época.
Já é um “lugar-comum”, mas foi, de facto, mais um fim-de-semana cheio de histórias, com novos protagonistas, novos recordes conseguidos, enfim, não se podia pedir mais para a corrida de encerramento desta espectacular época!
Agora é aguardar as novidades para a época de 2023, nomeadamente, sobre o calendário, as motos admitidas (há rumores sobre outras marcas) e os participantes, onde cabe já destacar a adesão de João Curva #54, que troca as TLC pela S1000R Cup para a época 2023!! Esta adesão, e eventualmente outras já em conversações, prometem animar ainda mais este já animado troféu! Nas contas dos troféus, depois desta última ronda, a 9ª, ficámos com o seguinte:
Fotos de Vic Schwantz Barros e Hellofoto
TNB 9
Podiums
ZCUP
Este artigo foi publicado igualmente em https://s1000rcup.pt/2022-tnb9 e https://tuonocup.pt/2022-tnb9