Foi longa a paragem desde a ronda anterior! 60 dias a ganhar “ferrugem” nas delícias do verão para, finalmente, os TNB regressarem ao Estoril, com o CNV Moto, para o início da segunda metade da época que promete e muito, ao se repartir ainda entre Portugal e Espanha, pelos míticos circuitos do Estoril, Jerez, Aragón e Portimão!

Neste reinício de época, num fim-de-semana espetacular, com um ambiente em alta e o conjunto a mostrar mais rapidez, notou-se a ausência de vários protagonistas. Na S1000R Cup, Nuno Farias #21 continua a recuperar da lesão sofrida na ronda anterior. De entre as Tuono, Luis Franco #22 ainda não se sentiu capaz e resguarda-se para as próximas rondas. Nas Zs, o líder do troféu, Frédèric Bottoglieri #11, foi mostrar a sua rapidez no Bol d’Argent, mas não com a Z, pois estas, infelizmente, não são aceites.

Marcos Leal #73, preferiu resguardar-se para a Jerez, ainda a recuperar de um recente “encontro imediato” num trackday no Estoril. Tomás Vilardebó #3, por razões pessoais, também não pôde comparecer. Mas apesar de ausentes, estiveram presentes, pois todos acompanham todos, neste fantástico ambiente das “nákedbiques” como são conhecidas “aqui ao lado”.

Os treinos de sexta-feira serviram, não só para recuperar sensações e “desenferrujar” as máquinas, mas também para reencontrar, durante a manhã, “Pité”, ex-Tuonocup #53, agora convertido aos “enlatados” com um GT3. Força Pité!! Quem vai rápido em 2 rodas, vai ainda mais rápido montado em 4!! Mas vamos ao que interessa!

Treinos Cronometrados

Com uma meteo fantástica, Pável Bogdanov #7 esteve igual a si próprio e mostrou que o longo defeso em nada o afectou, repetindo a pole à geral, fazendo uma volta em 1:47,973, longe de todos os outros, tendo inclusive, ficado a somente 9 milésimas da sua pole da ronda anterior!!

Atrás da Tuono de Bogdanov, ficou a mais rápida das BMW, a S1000R de Duarte Amaral #10, a 1,312 segundos, mas com outra BMW, a de Ricardo Almeida #31, “logo ali” a cerca de 1s, conseguindo “derreter” mais de 2s da sua qualificação anterior. Está forte o Ricardo da BM! A Tuono de Vicente #62, fechou a 2ª linha, em 6º, atrás das TLCs de Curva e (do outro) Amaral, mas já a 3s da pole. Na 3ª linha, as Tuonos de Miguel Sousa #5 e Anselmo Vilardebó #12, “ensandwicharam” a TLC de Machado, tendo a melhor Z, a de Ricardo Pires #14, ficado atrás da TLC de Capitão, mas na frente da S1000R de Marcos Perez #49, que fechou a 4ª linha.

A também S1000R de Luis Metello #6, superou a Z de Miranda Reis #88 na liderança da última fila da grelha, fechada pela TLC de Mercier.

Corrida 1

A Tuono de Bogdanov, saindo da pole, faz o holeshot e “crava” logo 2s na primeira volta, passeando a sua superioridade até ao fim sempre dentro do segundo 48, vencendo com 14s de vantagem sobre a S1000R de Amaral. Esta Tuono não está fácil!!

Tal como Bogdanov, Amaral também não teve adversários à altura, ao rodar consistentemente no segundo 49/50, excepto na primeira volta, onde a S1000R de Almeida superou-o no arranque! Ultrapassagem imediatamente desfeita na travagem do final da recta interior, ainda na primeira volta!

Entretanto, a Tuono de Vicente cola-se à BM de Almeida logo no arranque, e vai com este até à travagem para a curva 1 da volta seguinte, onde o supera. A partir daí, Vicente destaca-se, mas ao rodar no mesmo ritmo da BM de Amaral, não consegue reduzir os 3s que os separavam na volta 2. A S1000R de Almeida ainda sofre a pressão das TLCs de Curva e Amaral, sendo mesmo superado por Curva na volta 5, mas aguentando atrás de si a outra TLC, a do outro Amaral que tem sido a surpresa desse troféu.

Atrás destes, aconteceu o duelo mais animado do dia entre as Tuono de Sousa e Vilardebó. Rodaram sempre no segundo 51, roda com roda, com Sousa a superar Vilardebó depois de ambos sofrerem a pressão da TLC de Machado nas voltas finais. Pressão que terminou depois de uma tentativa de ultrapassagem demasiado “optimista” desse, quando dobravam a TLC de Mercier e que acabou com um encontro imediato entre os dois, felizmente sem consequências físicas.

A S1000R de Perez, foi subindo na geral, tendo o piloto conseguido bater o seu record pessoal ao rodar em 1:52,283 mas sobretudo, fazendo várias voltas neste segundo. Muito bom! A melhor Z, a de Pires, sem a lebre do “francês” nem a pressão de Leal, cumpriu calendário, apesar de ter superado a S1000R de Metello e a Z de Reis que fecharam a classificação geral por esta ordem.

Corrida 2

A Tuono de Bogdanov volta a repetir o holeshot mas desta vez com a S1000R de Amaral com vontade de mudar o curso da história! Na primeira volta, passam separados por 15 milésimas, mas na segunda volta, a diferença é a mesma, mas com agora com Amaral na frente de Bogdanov, ambos a rodarem no segundo 47!!  Bogdanov, picado, mete o “turbo” e sobe o ritmo para o 47 baixo, chegando mesmo a baixar até ao 1:47,044, deixando Amaral a 15s, que, entretanto, depois deste assalto a Bogdanov, baixou o ritmo para o segundo 49/50, fechando a P2 à geral na frente da Tuono de Vicente, com os mesmos 3s de diferença da corrida anterior.

Vicente, arranca melhor desta vez e leva a Tuono a 3º, mas, ao ser muito conservador na travagem para a curva 1, é relegado a 5º atrás da S1000R de Almeida e da TLC de Curva. Ainda na primeira volta, no final da recta interior, supera a TLC e depois a S1000R na recta principal, ao subir o ritmo para o segundo 48. Ainda se aproxima de Amaral, mas foi só isso. 

Almeida, ainda força o ritmo ao segundo 49 (muito bom!), mas ao baixar para o segundo 50, é apanhado pela TLC de Curva e, seguindo na peugada deste, termina em 5º da geral, a pouco mais de 1s daquele. Um pouco mais atrás, as Tuono de Sousa e Vilardebó voltam a medir-se, levando esta refrega particular a despachar a “outra” TLC de Amaral, subindo assim, um à 6ª posição da geral e o outro à 7ª. Estão fortes os veteranos! Perez, já a acusar o cansaço do fim-de-semana, leva a sua S1000R a p12 na frente da Z de Pires, voltando a S1000R de Metello a ficar na frente da Z de Reis, conseguindo  ambos deixarem duas TLCs atrás de si.

Foi um fim-de-semana fantástico! Um reiniciar de época que só pecou pelas ausências que assim não apreciaram o acepipe do Norte, oferecido pelos seus representantes dos TNB e que fez as delicias de todos. Animadas histórias a pedirem mais, muito mais, e a prometerem muita animação já na próxima ronda, a 6ª, desta vez em Jerez com o CIV, no fim-de-semana de 1 e 2 de Outubro, onde alguns dos ausentes prometem regressar, juntando-se assim a algumas novidades entre motos e pilotos! Fiquem atentos!

Nas contas dos troféus, depois da ronda 5, temos:

A S1000R de Metello ao não estar conforme com o Regulamento da S1000R Cup, não pontou no troféu, mas pontuou na geral do TNB.

Fotos de Vic Schwantz Barros e Hellofoto

Z Cup

TNB 5

Podiums

Este artigo foi publicado igualmente em https://s1000rcup.pt/2022-tnb5 e https://tuonocup.pt/2022-tnb5