Uma semana depois do fim-de-semana de Navarra, onde o calor apertou, os pilotos dos TNB, regressaram ao circuito do Estoril e ao CNV Moto, para enfrentarem mais calor ainda! Mas já lá vamos!

Ainda a recuperarem da ida a Navarra, mas já cheios de vontade de voltar às pistas, os participantes das naked-bikes “portuguesas”, reuniram-se com os ausentes de Navarra, bom nem todos, pois as Zs de Tomás Vilaredebó #3 e de Miranda Reis #88, por razões pessoais, bem como a Tuono de Luis Franco #22, com este ainda em recuperação, faltaram a este rendez-vous, o último antes da pausa do verão.

Nesta quarta, de nove rondas dos TNB 2022, não se esperava que o calor fosse tão intenso. O Circuito do Estoril tende a ser ameno nesta altura, graças ao vento que lá se faz sentir, mas desta vez, os pilotos tiveram de enfrentar uma verdadeira canícula, com a temperatura ambiente e a do asfalto a bater recordes!! Ainda ninguém tinha andado numa pista a ferver acima dos 60ºC!!

Assim, os treinos de sexta-feira serviram sobretudo para recuperar sensações, evitar esforçar máquinas e pilotos e perceber o grip da pista nestas condições. De todos os presentes, somente a S1000R de Nuno Farias #21 não conseguiu rodar na sexta-feira, devido a atrasos na logística pessoal, que podem ter sido determinantes no desfecho do fim-de-semana deste piloto.

Mas vamos ao que interessa!

Treinos Cronometrados

Apesar destes se terem realizado às 11:00, o calor já se fazia sentir e bem e o asfalto já superava os 50ºC!!  Mas estas condições, não afectaram Pável Bogdanov #7, que voltou a fazer a pole position à geral, ao fazer uma volta canhão em 1:47,894!! Tempo inalcançável por qualquer dos outros.

Atrás da Tuono de Bogdanov, ficou a mais rápida das BMW, a S1000R de Duarte Amaral #10, seguida pela Tuono de Vicente #62. Na 2ª linha, e a subirem de ritmo, ficaram as Tuono de Anselmo Vilardebó #12 e a S1000R de Ricardo Almeida #31, na frente da Tuono de Miguel Sousa #5. As Zs mais rápidas, as de Frédèric Bottoglieri #11 e Ricardo Pires #14, fecharam a 3ª linha atrás da mais rápida das TLCs, a de Rodrigo Amaral #t34. As S1000R de Farias e Marcos Perez #49, preencheram a 4ª linha, na frente da Z de Marcos Leal #73. Mais atrás, Luis Metello #6, ensaiava novas soluções no assento da moto tendo conseguido deixar a última, das poucas TLCs presentes, fechar a grelha de partida, apesar de esta não ter respeitado o limite de 115% que o Regulamento do CNV exige, ao ter registado um tempo acima de 2:04,078.

Corrida 1

Ao realizar-se no pináculo do calor, o asfalto superou os 60ºC, mas a partida é dada na mesma, com a Tuono de Vicente a fazer o holeshot, seguido pela S1000R de Amaral, a Tuono de Bogdanov, a S1000R de Farias e a Z de Bottoglieri!!

Na volta 2, a S1000R de Amaral sobe à liderança por troca com a Tuono de Vicente, que começa a sentir o sobreaquecimento dos travões, que o obrigaram a desistir na volta seguinte.  Atrás deste, Bogdanov, roda já com um ritmo ligeiramente mais rápido, chega-se a Vicente, supera Amaral na volta seguinte, mas não se vai embora! A S1000R de Amaral cola-se à Tuono de Bogdanov, rodam ambos no segundo 49, e Amaral só larga a roda de Bogdanov quando este, a 3 voltas do fim, decide aplicar-se e baixar ao segundo 48 nas duas voltas seguintes, e ainda chegar ao 47 na última volta, não dando qualquer hipótese!

Entretanto, atrás as coisas começam a animar entre a S1000R de Farias, a Tuono de Sousa e a S1000R de Almeida. A partir da volta 3, Almeida começa a espremer a alemã e Sousa a puxar pela italiana e ambos chegam-se à Z de Bottoglieri e à S1000R de Farias. Na volta 6, Sousa passa Bottoglieri e o mesmo faz Almeida na volta seguinte enquanto Sousa acorda Farias ao passar por ele. Na volta 8, Sousa e Farias baixam ao segundo 50 e prometem luta pelo 3º lugar da geral, com Almeida atento a eventuais deslizes. Infelizmente, na volta 9 o drama acontece na dobragem à TLC de Mercier. Na saída da “variante”, depois de Mercier abrir passagem, Farias sofre um high-side que o catapulta para São Francisco de Xavier, terminando um fim-de-semana que não tinha começado lá muito bem. Felizmente, da queda não resultou nada de grave e Farias ainda conseguiu regressar a Faro no final do dia. Daqui lhe desejamos todos as rápidas melhoras, esperando revê-lo em forma já na próxima ronda.

A queda de Farias, obrigou à interrupção da corrida e dar a mesma por concluída por já se terem cumprido 70% das voltas. A Touno de Sousa faz, assim, 3º à geral, e regista o seu melhor resultado da época! Muito bom! Almeida, perturbado pela queda de Farias, deixa-se passar por Bottoglieri e termina em 5º, na frente da TLC de Amaral (o outro).

O acidente de Farias, quase fazia esquecer o duelo que as Zs de Pires e Leal travaram a partir do meio da corrida, com a S1000R de Perez a “atrapalhar” a contenda. Com Perez “no meio”, cada volta ditava um vencedor diferente deste duelo. De tal forma, foi intenso, que até passaram os dois a S1000R de Perez sem este quase se dar conta! Nesta sequência de ora-um, ora-outro, Leal não contou com a bandeira vermelha, e assim foi Pires a ficar com o 2º lugar de entre as Zs. Esta época está a ser animada! A S1000R de Metello, ainda à procura da harmonia com a moto, mas também a sofrer a exigência das condições adversas de temperatura, fechou a classificação do troféu e da geral, depois de ter rodado no ritmo das outras TLCs e sempre abaixo dos 115%.

Corrida 2

Infelizmente sem a S1000R de Farias na grelha, mas com a Tuono de Vicente de volta à contenda, e com a temperatura ambiente mais razoável, apesar do asfalto já estar acima dos 50ºC (!), a partida vê um duelo para o holeshot entre as Tuono de Bogdanov e Vicente, com o Bogdanov a chegar primeiro à curva 1.

A Tuono de Bogdanov, deixa a Tuono de Vicente entretida com a S1000R de Amaral e vai-se embora. Liga o “turbo” e ao rodar consecutivamente no segundo 48 baixo, com alguns 47 altos, vence a segunda corrida do fim-de-semana sem qualquer oposição, deixando o adversário próximo a mais de 15 segundos.

O segundo lugar, volta a ser da S1000R de Amaral, mas só depois de uns animados duelos com a Tuono de Vicente até a volta 4. Daí até ao final, ambos rodaram sós, enquanto lá atrás a “coisa” fervia entre a S1000R de Almeida, a Z de Bottogleri e a Tuono de Sousa. Sousa, em crescendo de confiança, despacha esses dois e termina em 4º da geral. A Z de Bottogleiri vence o duelo desigual com a S1000R de Almeida, mostrando, mais uma vez, que, a este nível, o piloto faz mais diferença que a máquina.

Na mesma linha, estiveram as Tuono de Vilaredebó, a S1000R de Perez e a Z de Pires. Vilardebó, com um ritmo algo superior, foi-se embora, deixando Perez e Pires entretidos até ao final. Quem devia estar aqui era a Z de Leal, mas este não conseguiu anular a diferença perdida no arranque. Fica para a próxima, pois este duelo promete! A S1000R de Metello, volta ao ritmo da corrida anterior na segunda metade da corrida, mas sem conseguir deixar de fechar a classificação do troféu e da geral.

Foi um fim-de-semana tórrido, com temperaturas a pedirem banhos e não saunas, com histórias boas e menos-boas a pedirem a merecida pausa de verão, para recuperar corpos e máquinas e voltar a animar as próximas 5 rondas desta época. Rondas estas, a realizar entre Setembro e Novembro, entre Estoril, Jerez, Aragón e Portimão, com a próxima ronda a acontecer de novo no Estoril, mas no fim-de-semana de 16 e 17 de Setembro. Rondas que prometem algumas novidades. Fiquem atentos! Nas contas dos troféus, depois da ronda 4, temos:

Fotos de Vic Schwantz Barros e Hellofoto

Z Cup

TNB 4

Podiums

Este artigo foi publicado igualmente em https://s1000rcup.pt/2022-tnb4 e https://tuonocup.pt/2022-tnb4