Neste início de Junho, os Troféus de Naked Bikes rumaram ao fantástico Autódromo Internacional do Algarve, para, neste fim-de-semana de 4 a 5 de Junho, animar e bem o CNV Moto!
É quinta-feira, 30 de Junho, quando os participantes das naked-bikes “portuguesas” chegam ao Circuito de Navarra, ali no norte de Espanha, situado numa imensa zona agrícola em Los Arcos, antigo reino de Navarra, situado entre o “reino” de Aragón, o país Basco, La Rioja do bom vinho e o sudeste francês de Hendaye e Biarritz, acolhidos, não pela “rainha” Maria Chevite, mas já pelo som da actividade em pista, aberta para treinos livres desde as 14:00. Pois é, aqui as coisas começam à séria desde quinta-feira!!
Nesta terceira ronda dos TNB 2022 e primeira em Espanha, integrados no CIV – Campeonato Interautonómico de Velocidad, fomos mostrar o que por cá se faz, somando Paco Agut #76 com a sua Z900 ex-Z Cup do FIM/CEV. Não fomos muitos, mas não passámos despercebidos naquele ambiente fantástico e naquele paddock completamente cheio, que vibrou de forma apaixonada de quinta a Domingo, com os mais de 200 pilotos e suas equipas. Ambiente este, multiplicado pela presença do público conhecedor, interessado ou simplesmente de passagem (o acesso ao paddock e às bancadas é livre durante todos os dias), das várias tendas de merchandizing, de equipamentos racing e das 3 marcas de pneus mais dedicadas à competição moto.
O CIV não se compara com o ESBK, mas, ainda assim, consegue atrair à imensidão de equipas e pilotos amadores, nomes conhecidos como o Team Laglisse e Efrén Vázquez. Um enquadramento perfeito para as naked-bikes portugueses, batizadas por lá como “Copa Ibérica Tuono Portugal” (what?!), com um nível que corresponde ou supera o do nosso CNV e onde fomos encontrar o “tuga” Afonso Cruz, que em 2021 partilhou a pista connosco, quando militava na TLC.
Alguns conseguiram ainda aproveitar os treinos livres da tarde de quinta-feira, para se ambientarem a uma pista caracterizada pela curva 1 mais rápida de entre todos os circuitos espanhóis (e Portugueses), pelo seu miolo lento e técnico, mas também pelo seu asfalto cheio de ressaltos. Nuestros hermanos Marco Perez #49 y Francisco Agut #76, bem como, Paulo Vicente #62 e Nuno Farias #21, já conheciam o circuito, mas tal não fez diferença, como veremos. Destes, notou-se a ausência de Farias, que motivos profissionais obrigaram a desistir em cima da hora. Acontece, mas tal obrigou à anulação do pódio da S1000R Cup.
Mas vamos ao que interessa!
Treinos Cronometrados
Os treinos livres de sexta-feira, feitos em conjunto com motos de outras categorias com ritmo equivalente, ditaram a hierarquia que iria marcar o fim-de-semana e que se reflectiu nos treinos cronometrados, com a pole a ir para a Tuono de Pável Bogdanov #7, o único a conseguir rodar no segundo 49, seguido pela S1000R de Duarte Amaral #10 e da Tuono de Vicente. A abrir a 2ª linha, ficou a melhor Z, a de Frédèric Bottoglieri #11, seguido da Tuono de Miguel Sousa #5 e da S1000R de Marco Perez #49, com este trio de nakeds tão diversas, a demonstrar que os pilotos e as características dos circuitos, fazem mais diferença que as diferenças técnicas entre motos. A Z de Ricardo Pires #14, ficou na frente da linha 3 e também da Z de Agut, que por sua vez conseguiu superar a Tuono de Anselmo Vilardebó #12, ficando a Z de Marcos Leal #73, com a lanterna vermelha.
Segundo o conhecido, experimentado e rápido piloto Javier Valera, neste circuito, não é fácil baixar do minuto 2:00, algo que todas as naked-bikes conseguiram, estando assim todos de parabéns!
Corrida 1
Com o asfalto a superar os 55ºC, é dada a partida, onde a Tuono de Vicente faz o holeshot, seguido pela S1000R de Amaral, a Tuono de Bogdanov e a Z de Bottoglieri, formando-se imediatamente dois grupos, com o segundo grupo a ser liderado pela Z de Pires!!
Na volta 2, a Tuono de Vicente aumenta a distância na liderança, enquanto a S1000R de Amaral pressiona a Tuono de Bogdanov para o segundo lugar!! A Z de Bottoglieri atrasa-se ligeiramente para estes três, mas consolida o quarto lugar da geral na frente agora da Tuono de Sousa, com este a deixar a S1000R de Perez em discussão com a Z de Pires! Atrás destes, a Z de Leal segue na peugada da Z de Agut com a Tuono de Vilardebó a assistir a tudo isto.
Duas voltas feitas, fica claro, que a longa recta do circuito beneficia claramente as S1000R e as Tuono sobre as Zs, mas a capacidade de aproveitar a rapidíssima curva 1, cheia de ressaltos, de bem aproveitar o sector com o asfalto mais ondulado e também cheio de ressaltos, que liga a (que deveria ser) rápida curva 5 à lentíssima curva 6, e melhor fazer as lentas curvas 8, 9, 11, 12, 13 e 15, privilegia a pilotagem e os settings, sobre as diferenças técnicas entre as motos.
Na volta 3, a Tuono de Pável derrete a diferença para a Tuono de Vicente, fazendo os dois a recta principal lado-a-lado até à curva 1, onde Pável começa a fazer a diferença, construindo logo um avanço de quase 3 segundos na volta seguinte e vencendo a corrida com quase 17 segundos de avanço, sendo o único a baixar o tempo por volta do segundo 50. A novidade do circuito não fez diferença e Pável, continua a ser o mais forte! Muito bom!!
Entretanto, a S1000R de Amaral, cola-se à Tuono de Vicente e segue em cima deste até ao final da corrida, completando estes o pódio TNB1, o dedicado às nakeds com mais de 140 Cv
Atrás destes, chega a primeira Z, a de Bottoglieri, sózinho no quarto lugar da geral, seguido pela Tuono de Sousa e a S1000R de Perez, algo distanciados entre si, deixando as escaramuças finais para as Zs de Leal, Pires e Agut, terminando estes nesta sequência, depois de na volta 6, a Z de Leal ter subido para a frente do grupo, deixando Pires a discutir o último lugar no pódio TNB2, com a Z de Agut. A Tuono de Vilardebó sofreu a opção pelo pneu E, mas foi melhorando os tempos volta-a-volta, resguardando-se para a corrida do dia seguinte. O calor que se fez sentir não deu tréguas, mas tal não impediu a Tuono de Bogdanov de estabelecer a referência das naked-bikes ao registar a volta mais rápida em 1:49,462.
Corrida 2
A organização simpaticamente aceitou que as naked-bikes portugueses fizessem a primeira corrida do dia e assim lá alinharam todos às 10:30 para a 2ª corrida do fim-de-semana, com a temperatura ambiente e do asfalto já a subir fortemente!
Dada a partida, desta vez é a Tuono de Bogdanov quem faz o holeshot com a S1000R de Amaral em escaramuça com a Tuono de Vicente, mas com a Z de Bottoglieri logo ali em cima destes!!
No grupo da frente, enquanto a S1000R de Amaral tenta seguir a Tuono de Bogdanov, e este tenta superar a menor aderência causada por demasiada pressão no pneu traseiro, a Z de Bottoglieri começa a pressionar a Tuono de Vicente, chegando mesmo a passá-lo no miolo do circuito por duas vezes!! O francês está mais forte desta vez, conseguindo mesmo registar o melhor tempo dos TNB2 (1:51,614)!! Muito bom!!
Vicente, entretanto, lá “acorda”, força o ritmo e consegue segurar o terceiro lugar da geral, atrás da S1000R de Amaral! A Tuono de Sousa volta a repetir o P5 à geral em solitário, deixando para trás a discussão dos lugares seguintes. A partir da volta 2, a Z de Pires destaca-se dos restantes, deixando a Tuono de Vilardebó, em crescendo de ritmo e confiança, discutir o P7 da geral, com a S1000R de Perez! Um pouco mais atrás, as Zs de Leal e Agut, entretêm-se na luta para o último lugar do pódio dos TNB2. A rodarem no mesmo ritmo, a Tuono de Vilardebó consegue vencer a S1000R de Perez, assim como a Z de Leal vence a Z de Agut, afastando este, mais uma vez, do último lugar do pódio TNB2! Conhecer o circuito ajuda, mas não é suficiente! Agut promete não deixar as coisas assim já na próxima ronda com as nakeds portugueses, que irá acontecer em Jerez no início de Outubro. Challenge accepted!!
Foram animadas refregas a concluir um fim-de-semana de corridas diferente e animado, no longínquo “reino” de Navarra, num circuito novo para a maioria, tendo todos sido felicitados pela organização do CIV e do circuito, pelo exemplar comportamento em pista, no pitlane e no paddock! As naked-bikes “portuguesas” não passaram despercebidas e deixaram boas recordações aos anfitriões e participantes!
Terminada a terceira ronda da época, os participantes dos 3 troféus (S1000R Cup, Tuono Cup e Z Cup), ainda a recuperar o folego, rumam já para a ronda seguinte, a realizar no Estoril, de regresso ao CNV Moto, já no próximo fim-de-semana de 9 e 10.
Nas contas dos troféus, depois da terceira ronda, temos:
Fotos de Vic Schwantz e Negami
Z Cup
TNB 3
Podiums
Este artigo foi publicado igualmente em https://s1000rcup.pt/2022-tnb3 e https://tuonocup.pt/2022-tnb3