Neste início de Junho, os Troféus de Naked Bikes rumaram ao fantástico Autódromo Internacional do Algarve, para, neste fim-de-semana de 4 a 5 de Junho, animar e bem o CNV Moto!

A meteorologia esteve algo indecisa no Sábado, com aguaceiros e temperatura algo baixa para a época e até à hora da primeira corrida, ao final da tarde de Sábado, onde o bom tempo voltou. Felizmente, no Domingo, para a corrida 2, já voltámos a ter o esperado tempo algarvio de junho.

Os pontos altos deste fim-de-semana de Portimão, foi o novo arranjo das boxes com que o promotor brindou os 14 participantes do conjunto dos 3 troféus (S1000R Cup, Tuonocup e Zcup), a proeza de Frédèric Bottoglieri, ao conseguir vencer quatro corridas em duas categorias diferentes (2x ZCUP + 2x Copa Motoval – nestas à geral), mas sobretudo, o novo recorde dos TNB neste fantástico circuito, que agora desceu para 1:52,197 pelas mãos de Pável Bogdanov (#7) na Aprilia Tuono 11000V4, mas já lá vamos!!

Sem “outras nakeds” presentes, na S1000R Cup mantiveram-se os habituais participantes, assim como na Tuonocup, que ainda aguarda o regresso de Luis Franco que recupera da lesão da pré-época, mas, na ZCUP, deram-se as boas vindas a Tomás Vilardebó (#3) para além de ver Frédèric Bottoglieri regressar ao seu dorsal fétiche (#11).

Algumas das novidades, foi o novo arranjo das boxes, com a presença dos painéis já decorados para a época 2022, acrescendo ao habitual arranjo de boxes que caracteriza estes troféus, melhorando o aspecto geral e aumentando a visibilidade das marcas associadas. Os fatos oficiais da DanrowRB foram, finalmente, entregues aos participantes da S1000R Cup, mas, ao não ter havido tempo para os pilotos se adaptarem, a maioria preferiu não os utilizar neste fim-de-semana. Fica para a próxima!

Mas vamos ao que interessa!

As duas sessões de treinos livres da manhã, viram uma seca e outra molhada no seu início, o que acabou por dar pouco tempo em pista, complicando a vida aos que vinham pela primeira vez ao sobe-e-desce de Portimão, como era o caso de Marco Perez (#49), da S1000R Cup e de Tomás Vilardebó, da Zcup.

A hierarquia do fim-de-semana começou logo a estabelecer-se desde a primeira sessão, com as Tuono de Paulo Vicente (#62) e de Bogdanov, a serem os mais rápidos de entre as Tuono, Frédèric Bottoglieri (#11) e Ricardo Pires (#14), os mais rápidos das Zs e Duarte Amaral (#10) e Ricardo Almeida (#31), os melhores das BMs, com as nakeds a serem os mais rápidos na geral combinada com a TLC!

Treinos Cronometrados

Novamente com a maior grelha do fim-de-semana, ao somar 24 presenças entre os TNB e a TLC, o cronómetro deu a pole à Tuono de Bogdanov, seguido pela também Tuono de Vicente, tendo ambos se destacado do resto da grelha, com Amaral, já a mais de 2s, a fechar a 1ª linha na sua S1000R. A melhor Z, foi a de Bottoglieri ao conseguir o 2º lugar da 2ª linha, servindo de recheio à sandwich da melhor TLC, a de João Curva e do “outro” Amaral, Rodrigo, o que corre na TLC. A linha seguinte, vê a sandwich inverter-se, com as nakeds de Farias (#21) e Sousa (#5) a enquadrarem a TLC de Machado. A 4ª linha tem a S1000R de Almeida (#31) a liderar as Zs de Pires (#14) e Leal (#73), com a Tuono de Vilardebó (#12) a liderar a linha 5. Na linha 6, a Z de Miranda Reis (#88), supera as S1000R de Metello (#6) e Perez, conseguindo o filho Vilardebó, colocar a sua Z na liderança da linha seguinte, a sétima. Com a pole em 1:55,038, o limite dos 115% excluiu a TZ350G de Peter Howarth da TLC, que não conseguiu rodar abaixo dos 2:12,293

De realçar o detalhe de Bottoglieri juntar o 6º lugar na Copa Motoval ao melhor registo de entre as Zs, pois o piloto decidiu participar nas duas categorias neste fim-de-semana, apesar dos horários não o facilitarem, obrigando-o a uma “roda viva” entre motos tão díspares como a Z900 da Zcup, e a ZX10R da Classe 2 da Copa Motoval.

Corrida 1

Dada a partida, as Tuono de Vicente e de Bogdanov, saltam imediatamente lá para a frente, num duelo pelo holeshot que é ganho por Bogdanov, dando logo aí, o mote da corrida!!

Atrás destes, os furiosos dos outros troféus não os perdem de vista, com a S1000R de Amaral a liderar o grupo, na frente da Z de Bottoglieri e da S1000R de Farias! A corrida promete!

Logo a seguir vem o colorido dos troféus de naked bikes com os da TLC, com várias lutas em curso, com todos a procurarem subir na classificação, independentemente do troféu em que participam!!

Na frente, a Tuono de Bogdanov, lidera as primeiras 3 voltas com a Tuono de Vicente “logo ali”, mas também a S1000R de Amaral e a Z de Bottoglieri a conseguirem seguir no mesmo ritmo das Tuono! Fantástico!! De tal forma é assim, que Bottoglieri regista o novo recorde das Zs neste circuito, batendo o anterior recorde de Miguel Vilares, conseguido em 2018, subindo a fasquia em algumas décimas, para 1:55,162!  Muito bom!!

Na 4ª volta, a Tuono de Vicente supera a de Bogdanov, mas este recupera imediatamente a posição, conseguindo Vicente ainda regressar à liderança na mesma volta, subindo o ritmo da corrida para o segundo 53 nas duas voltas seguintes, batendo o seu recorde pessoal com esta moto (agora 1:53,626) e criando um fosso que, ao ter mais sorte na lotaria das dobragens, lhe garantiu a vitória à geral e na Tuonocup, com quase 4s de avanço sobre a Tuono de Bogdanov.

Depois das escaramuças iniciais, Amaral leva a S1000R ao 3º lugar da geral, vence o seu troféu, assim como, Bottoglieri que leva a sua Z ao 4º lugar da geral e consegue a vitória na Zcup, a primeira do dia. A S1000R de Farias, faz 5º à geral, na frente das duas melhores TLC. Almeida leva a sua S1000R a 8º da geral vencendo in extremis o duelo com a terceira melhor TLC e fechando o pódio da S1000R Cup. Sousa fecha o pódio da Tuonocup com o 10º na geral, conseguindo bater a segunda melhor Z, a de Leal que, por sua vez, supera a Z de Pires, que fecha o pódio da Zcup na frente da Tuono de Vilardebó, em 13º da geral. Miranda Reis, leva a sua Z a 16º da geral, ficando na frente da S1000R de Perez que termina em 18º em crescendo de ritmo ao começar a perceber a pista, ficando a S1000R de Metello (#6) em 20º, na frente da Z de Vilardebó Jr, em 22º, conseguindo, em cima da meta, deixar a lanterna vermelha para a TLC de Peers-Jones com a sua TZ350G.

Entretanto, Bottoglieri, não sobe ao pódio da Zcup e vai a correr levar a sua ZX10R para a grelha da Copa Motoval, onde vence sem discussão a sua classe e a geral!! É obra!! Foram 20 voltas a fundo entre uma e outra!!

Que excelente início de fim-de-semana!

Corrida 2

Depois do warm-up da manhã, onde os concorrentes das nakeds recuperaram do Cava e do Pata Negra saboreado na celebração no dia anterior do aniversário de Perez, estes alinham para a 2ª corrida do fim-de-semana, com a temperatura ambiente e do asfalto a subir fortemente! Como o horário de Domingo inverteu a sequência de corridas com a Copa Motoval, Bottoglieri, agarra na sua Z, depois de vencer, outra vez, a geral daquela Copa, somando a sua 3ª vitória do fim-de-semana! Karamba!!

Dada a partida, desta vez é a Tuono de Vicente quem faz o holeshot com a S1000R de Amaral em escaramuça com a Tuono de Bogdanov, cavando estes 3, logo um pequeno fosso para a S1000R de Farias que, por sua vez, consegue o mesmo para a Z de Bottoglieri. O calor tornou as corridas mais físicas e Bottoglieri ressentiu-se depois do esforço da corrida da Copa, centrando-se somente em vencer a Zcup e assim conseguir a 4ª vitória do fim-de-semana!!

Lá na frente, Bogdanov liga o “turbo” da sua Tuono, sobe o ritmo da corrida para o segundo 52, bate o recorde das nakeds, agora em 1:52,197, passa a de Vicente e bye bye pessoal, pois até ao fim ninguém mais o viu!!  Vicente, ainda se aplica, melhora o seu recorde pessoal (agora em 1: 53,472), mas sem ritmo para o nosso ucraniano favorito, centra-se em segurar o 2º lugar da geral até ao final.

Atrás, Amaral, também melhora o seu registo pessoal, baixa ao segundo 53 (1:53,612), mas uns “avisos” tiram-lhe o ânimo para fazer melhor, e vê a S1000R de Farias chegar-se perigosamente, pois este, ao ver as dificuldades de Amaral, anima-se, faz o seu melhor registo do fim-de-semana, baixa ao segundo 54 (1:54, 295) e termina em 4º da geral, a escassas 2 décimas de Amaral!! Foi por pouco!!

Bottoglieri, apesar do esforço de estar a fazer a sua 4ª corrida do fim-de-semana, consegue segurar o 5º da geral, repetir a vitória na Zcup e levar a sua Z na frente da melhor TLC, por escassas 2 décimas!! Muito bom! Mais atrás, na luta pelo 9º lugar da geral, a Tuono de Sousa, supera a S1000R de Almeida, que por usa vez, supera a Z de Pires, com este a conseguir trocar o lugar no pódio da Zcup, deixando a Leal o 3º da Zcup e 13º da geral. Perez, já mais à vontade com o circuito, faz o seu melhor registo do fim-de-semana, e leva a S1000R a 14º da geral. Vilardebó pai, acusa o esforço do fim-de-semana, mas ainda consegue bater a Z de Miranda para o 18º da geral, com a Z do seu filho logo a seguir. Boa evolução de Vilardebó filho nesta estreia em Portimão com a Z900. Metello fecha a classificação geral com a sua S1000R, esgotado com as exigências do fim-de-semana, mas satisfeito com mais esta presença nos Troféus de Naked-Bikes, vulgo, TNB.

Depois do longo intervalo para a primeira ronda da época, esta primeira vinda a Portimão, foi fantástica, com várias estreias, recordes e, sobretudo, muita animação, boa disposição e muitas e variadas histórias!

Terminada a segunda ronda da época, os participantes dos 3 troféus (S1000R Cup, Tuono Cup e Z Cup), começam ansiosamente a preparar a primeira ronda “lá fora”, a que irá acontecer aqui “ao lado”, no circuito de Navarra, corridas enquadradas no CIV – Campeonato Interautonómico de Velocidad, nos dias 1, 2 e 3 de Julho, e onde se esperam muitas surpresas e novas histórias, pois o circuito não é fácil e será novidade para a grande maioria. Nas contas dos troféus, depois da segunda ronda e primeira em Portimão, temos:

Z Cup

TNB 2

Podiums

Este artigo foi publicado igualmente em https://s1000rcup.pt/2022-tnb1 e https://tuonocup.pt/2022-tnb1